Da Redação com Lusa
A Embaixada de Portugal em Brasília criou um serviço de apoio à exportação agroalimentar portuguesa, atividade que representa mais de metade das exportações de Portugal para o gigante sul-americano.
Há muitas empresas que já estão presentes no mercado brasileiro e, por isso, conhecedoras do processo, “mas há outras que não”, daí a “necessidade de estabelecer esta ligação”, explicou à Lusa a embaixada portuguesa no Brasil.
Os produtos mais procurados acabam por ser aqueles muito “relacionados com a imagem de Portugal e da sua gastronomia”, detalhou.
Por essa razão, e porque estes produtos representam um “volume muito importante” (53,7%) nas exportações portugueses para o Brasil, a embaixada capacitou-se com um “repositório digital”, de forma a apoiar as empresas portuguesas que queiram entrar no mercado brasileiro.
Em causa estão requisitos fitossanitários que “têm de ser respeitados para que as trocas decorram normalmente”, questões como o nível do sal para se poder exportar para o Brasil, autorizações de registo de exportação, entres outras.
Ou seja, questões do “foro mais técnico e burocrático”, explicou a mesma fonte.
As dúvidas dos empresários poderão ser colocadas através do email [email protected], no qual a embaixada, em articulação com a AICEP Brasil, se compromete a fazer um acompanhamento direto e personalizado de cada situação.
Foi criado na Embaixada o Serviço de Apoio à Exportação Agrícola Portuguesa para o Brasil, destinado a todos os intervenientes dos processos bilaterais de exportação de produtos agrícolas e alimentares portugueses para este país, com o objetivo de informar, pic.twitter.com/A8yWV8imQW
— Embaixada de Portugal em Brasília (@EmbaixadaEm) April 7, 2022