Mundo Lusíada
Acontece nos dias 25 e 26 de Novembro de 2014, o Investe Nordeste: Expo-Fórum de Investimentos e Negócios, no Centro de Convenções de Recife, Pernambuco.
O evento conta com o apoio institucional da AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, e reunirá expoentes da economia e política nacional, além de convidados internacionais vindos de Portugal, China e Moçambique. Entre os principais temas a serem debatidos no evento estão infraestrutura, turismo, logística, saneamento e petróleo e gás.
Entre os palestrantes participam o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário; o Vice-Cônsul de Portugal em Recife, Adriano Moutinho; Pedro Pessoa e Costa, administrador da Aicep; Michael Seufert, deputado na Assembleia da Republica portuguesa; Carlos Moura, diretor da Aicep; Rui Barreira, deputado na Assembleia Municipal de Guimarães, diretor do Centro Distrital de Braga no Instituto de Segurança Social; Carlos Páscoa, deputado à Assembleia da República de Portugal; Luis Cirilo, deputado e ex-governador civil do Distrito de Braga; Antônio Mário Abreu Pinto, vice-presidente da Câmara de Comércio Brasil-Portugal em Pernambuco e conselheiro do Conselho das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil; Antonio Coradinho, presidente da Câmara Portuguesa de Comércio Bahia e vice presidente da Federação das Câmaras Portuguesas no Brasil; Joaquim Couto, presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso e vice-presidente da Área Metropolitana do Porto. Além do professor Adilson Neves, cônsul de Moçambique no Espírito Santo e fundador da Câmara de Comércio Brasil-Moçambique.
O objetivo principal do Fórum é “criar uma atmosfera favorável para investidores internacionais interagirem melhor com altos executivos nacionais e entidades governamentais brasileiras”. Segundo a organização, é uma oportunidade para uma seleta audiência de investidores e empresários, produtos, serviços e oportunidades de parcerias.
As principais áreas de interesse do Investe Nordeste passam por Petróleo e Gás, portos, transporte, logística, energias renováveis, ambiente, tratamento de resíduos, mobilidade urbana, construção civil, imobiliária, turismo, hotelaria, Tecnologia de informação, entre outras.
“Estamos também muito atentos da importância de fortalecimentos de elos entre os vários países, para que as parcerias somente não se restrinjam na esfera comercial, mas também tenha futuras implicações culturais, de inovações tecnológicas e ambientais” afirma Erik Norat, sócio-diretor da Investe Nordeste. “Estaremos também, paralelo às atividades comerciais do evento, trabalhando mecanismos de intercâmbio estudantil e tecnológico entre as universidades brasileiras e europeias. Outra questão que nos interessa também é o estreitamento dos laços lusófonos e internacionalização maior entre as empresas vindas dos países que compartilham da língua portuguesa”.
De acordo com a organização, com uma área territorial de 1,5 milhão de quilômetros quadrados, do tamanho da França, Itália, Reino Unido e Alemanha combinados; população de 51 milhões de habitantes (2005) ou 28% da população brasileira; e um Produto Interno Bruto de USD 93.6 bilhões (2004), maior que o de países como o Chile, o Nordeste brasileiro projeta-se como a terra das oportunidades para quem deseja investir e crescer.