Da Redação
O Porto Digital do Recife desembarcou na cidade de Aveiro, para uma programação especial envolvendo tecnologia, negócios e cultura. Em parceria com agência de fomento ApexBrasil, o Porto Digital realiza o evento Brazil Tech Days.
A iniciativa pioneira acontece entre este dia 10 até 16 de outubro, durante a Aveiro Tech Week, semana que transforma Aveiro em uma grande vitrine de tecnologia, artes e cultura, contando com uma série de ações, conferências, exposições, instalações de luz, som, artes digitais e performances.
A programação do Brazil Tech Days conta com painéis temáticos, palestras, debates, rodadas de negócios, uma tenda de promoção do Porto Digital e ApexBrasil, além de shows com artistas brasileiros em parceria com músicos locais da Oficina de Música de Aveiro (OMA).
A participação do Porto Digital durante a Aveiro Tech Week faz parte da estratégia de expansão do ecossistema de tecnologia e inovação brasileiro, que busca inaugurar um hub empresarial no município. A expectativa é que o espaço comporte profissionais de alto nível de especialização de diferentes empresas de TICs – como das áreas de inteligência artificial e desenvolvimento de software – e salários de até € 3.500.
Ainda durante a Brazil Tech Week, chegou uma comitiva do Porto Digital e da ApexBrasil composta de empresários e representantes de organizações interessadas em se instalar no hub. O grupo conta com uma programação que envolve uma rodada de atividades de networking com negócios locais e o poder público, visita a espaços estratégicos e participação tanto no Brazil Tech Days quanto na Aveiro Tech Week durante a semana.
Na área cultural, o Porto Digital promove apresentações artísticas com músicos de renome de Pernambuco – estado onde está instalado o parque tecnológico no Brasil. A programação conta também com um intercâmbio cultural, com workshops gratuitos de ritmos brasileiros na Oficina de Música de Aveiro (OMA) contando com os artistas convidados Maestro Spok, Nena Queiroga, Gerlane Lops e Damião Mota.
O Porto Digital abriga hoje mais de 350 empresas e instituições dos setores de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), Economia Criativa (EC) e Tecnologias Para Cidades. O parque conta com incubadoras de empresas, aceleradoras de negócios, institutos de pesquisa de desenvolvimento e organizações de serviços associados, além de diversas representações governamentais.
Localizado no Recife, sua atuação se dá nos eixos de software e serviços de TIC e EC, com ênfase nos segmentos de games, cine-vídeo, animação, música, fotografia e design. Desde 2015, o Porto Digital também passou a atuar no setor de tecnologias urbanas como área estratégica.
Aveiro
A sessão oficial de abertura da Aveiro Tech Week está agendada para dia 11, às 11h45, no Teatro Aveirense que contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves, do Vice Reitor da Universidade de Aveiro, Artur Silva, do Presidente da Missão “Recuperar Portugal” – Plano de Resiliência e Recuperação, Fernando Alfaiate, do Diretor Presidente do Porto Digital Brasil e Professor da UFPE, Pierre Lucena e do Presidente do Instituto de Telecomunicações, José Carlos Pedro, entre outros convidados, patrocinadores e artistas.
A sessão de abertura inicia às 10h00 com a visita a instalações tecnológicas e artísticas que integram a Aveiro Tech Week e culmina no teatro da cidade.
Constituída por três grandes eventos – Techdays, Criatech e Prisma/ Art Light Tech, a Aveiro Tech Week propõe um riquíssimo programa de iniciativas abertas à cidade, à comunidade e a todos aqueles que se interessem por tecnologia, inovação, conhecimento, arte e cultura. As ações previstas desafiam o público a conhecer o que tem sido realizado na área da transição digital da cidade e a razão pela qual Aveiro se posiciona cada vez mais como o epicentro da rota Cultural e Tecnológica, ao mesmo tempo que convida esse mesmo público a vivenciar experiências únicas e inesquecíveis que apenas a fusão entre a Arte, a Cultura e a Tecnologia podem proporcionar.
Entre 10 e 16 de outubro, a Cidade será palco do Techdays – com conferências, workshops, laboratórios, competições, hackathons dedicados à tecnologia e à inovação – e dos festivais Criatech e Prisma/Art Light Tech que desafiam a viver a tecnologia, arte e cultura através de exposições, instalações artísticas, de luz e de som, performances e outras experiências.