Mundo Lusíada com Lusa
A companhia aérea de baixo custo easyJet anunciou hoje a abertura das novas rotas de Lisboa para Praga, República Checa, de Porto para Glasgow, na Escócia, e do Funchal para Paris Charles de Gaulle, em França.
“A partir de hoje, a easyJet coloca à venda voos para a nova rota de Lisboa para Praga, a primeira da capital para a República Checa”, informou a transportadora, em comunicado.
A rota vai contar com três frequências semanais, às segundas, quartas e sextas-feiras, e a operação vai ter início a 31 de março de 2023.
“A par deste destino, a easyJet anuncia também a sua nova rota do Porto para Glasgow, com duas frequências semanais (segundas e sextas), a partir de 31 de março de 2023, do Aeroporto Sá Carneiro”, acrescentou.
Por fim, a companhia aérea anunciou ainda “o novo trajeto do Funchal para Paris Charles de Gaulle, com voos às quartas e sábado, a partir de 3 de maio de 2023, do Aeroporto Cristiano Ronaldo (Funchal)”.
O diretor da easyJet para Portugal, José Lopes, referiu, na mesma nota, que “esta expansão procura dar mais oferta” aos clientes, “satisfazendo as necessidades de poderem marcar voos para os destinos que desejam, em vários aeroportos portugueses”.
Já a TAP cancelou mais de 300 voos diante da greve anunciada para dias 08 e 9 de dezembro, e Sindicato dos trabalhadores já informou que pretende fazer novas paralisações em janeiro.
Aeroportos
Os aeroportos portugueses movimentaram 18,5 milhões de passageiros no terceiro trimestre, um crescimento de 74,9% face ao mesmo período de 2021, mas ainda 1,5% abaixo dos níveis de 2019, divulgou o INE.
O relatório da ‘Atividade dos Transportes’ do Instituto Nacional de Estatística (INE), indica que entre julho e setembro o transporte aéreo de passageiros já superou os níveis de 2019 nos aeroportos de Funchal, Ponta Delgada e Porto.
Assim, no terceiro trimestre de 2022 o aeroporto de Lisboa concentrou 47,1% do movimento total de passageiros (8,7 milhões), tendo registado um decréscimo de 5,3% (-8,9% no trimestre anterior) face ao trimestre homólogo de 2019.
O aeroporto do Porto registrou o segundo maior volume de passageiros movimentados do país (21,5%), atingindo cerca de quatro milhões e superando em 2,0% o valor atingido no terceiro trimestre de 2019 (+0,6% no segundo trimestre de 2022).
Já no aeroporto de Faro registrou-se o movimento de 3,1 milhões de passageiros (16,9% do total), correspondendo a um decréscimo de 9,8% comparando com o terceiro trimestre de 2019 (-8,7% no trimestre anterior).