Filmes de Leonardo Mouramateus e Maria Clara Escobar foram premiados no DocLisboa; longa-metragem de Aly Muritiba ganhou prêmio em Leipzig, na Alemanha.
Da Redação
Três filmes nacionais foram premiados em dois importantes festivais de documentários na Europa: a 56ª edição do Dok Leipzig, na Alemanha, e o Doclisboa’13, em Portugal, ambos encerrados em 3 de novembro.
O curta “Mauro em Caiena”, de Leonardo Mouramateus, e o longa “Os dias com ele”, de Maria Clara Escobar, foram premiados no DocLisboa. “Mauro em Caiena” foi considerado o Melhor Curta-Metragem da Competição Internacional, e levou o prêmio Jameson. O filme de Mouramateus participou da competição com o auxílio do Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais da Ancine, que concede apoios diversos a obras oficialmente selecionadas para 77 mostras e festivais ao redor do mundo.
Já “Os dias com ele”, uma coprodução com o país sede do festival, foi contemplado com o prêmio O Ganho do Som para Melhor Primeira ou Segunda Longa-Metragem da Competição Portuguesa, que consiste em serviços técnicos no valor de 3 mil euros.
No Dok Leipzig, o brasileiro premiado foi “A gente”, estreia do diretor Aly Muritiba em longas-metragens. O filme, sobre o dia-a-dia de agentes penitenciários, ganhou o prêmio Ambientes de Trabalho Saudáveis para o Melhor Documentário sobre Trabalho, concedido pela OSHA – Agência Europeia por Segurança e Saúde no Trabalho. “A gente” também foi contemplado pelo Programa de Apoio da Ancine, com auxílio financeiro para participação no evento.
Ainda, o Festival Internacional de Cinema de Roma, na Itália, de 8 a 17 de novembro; o Festival de Cinema Iberoamericano de Huelva, na Espanha, de 16 a 23 de novembro; o Festival dos 3 Continentes, em Nantes, na França, de 19 a 26 de novembro; e o Zinebi – Festival Internacional de Documentários e Curtas-metragens de Bilbao, na Espanha, de 15 a 22 de novembro, vão receber juntos seis filmes brasileiros com auxílio do Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais da ANCINE. O programa auxilia com serviços e recursos financeiros filmes nacionais selecionados para 77 festivais no exterior e concede apoios diversos de acordo com as categorias dos eventos.
O grande premiado da 11ª edição do Doclisboa com o Grande Prêmio Cidade de Lisboa para Melhor Longa-Metragem da Competição Internacional, foi para “E Agora? Lembra-me” do cineasta português Joaquim Pinto. Saiba mais sobre o festival em Lisboa pelo site: www.doclisboa.org.