Da Redação
93 importantes obras do acervo de pintura, escultura, desenho e gravura do Museu Nacional de Soares dos Reis, do Porto, estarão na Pinacoteca de São Paulo, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, a partir do dia 24 de junho.
Ao lado de outras 14 da Pina, as obras integram a exposição ‘Coleções em Diálogo: Museu Nacional de Soares dos Reis e Pinacoteca de São Paulo’ que pretende explorar a construção de uma arte nacional em Portugal e no Brasil – tema que mobilizou artistas, instituições e interessados pelas belas artes ao longo do século XIX. A exposição tem o patrocínio de Edp e Cisa Trading, apoio do Consulado Geral de Portugal, e integra a programação do Experimenta Portugal 2017.
A curadoria conjunta é de Elisa Soares, conservadora de pintura do Museu Nacional de Soares dos Reis, e de Fernanda Pitta, curadora da Pinacoteca. “A partir da questão central ‘como o meio cultural português preocupou-se em identificar ou fazer surgir uma arte própria, inscrita na tradição europeia e ocidental, mas dotada de uma singularidade específica’ a exposição indaga acerca do lugar da representação da paisagem, dos tipos, dos costumes e do cotidiano nesse processo de construção, investigando também como esses temas e interesses impactam a formação dos artistas. Tal processo é bastante similar ao que ocorreu no Brasil”, explica Pitta.
‘Coleções em Diálogo: Museu Nacional de Soares dos Reis e Pinacoteca de São Paulo’ faz parte de um programa de exposições que busca construir relações entre a coleção da Pinacoteca e a de outras instituições afins, possibilitando novas leituras do próprio acervo. Já foram apresentadas em diálogo com obras da Pinacoteca as coleções do Museu Mariano Procópio, de Juiz de Fora, e do Museu Paulista da Universidade de São Paulo.
A Pinacoteca de São Paulo prevê para junho a publicação de um catálogo com textos das curadoras, biografias dos artistas e fotos das obras.
A mostra permanece em cartaz até 2 de outubro de 2017, no segundo andar da Pina Luz – Praça da Luz, 02. A visitação é aberta de quarta a segunda-feira, das 10h00 às 17h30 – com permanência até às 18h00 – o ingresso custa R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia). Crianças com menos de 10 e adultos com mais de 60 anos não pagam. Aos sábados a entrada é gratuita para todos os visitantes. A Pina fica próxima à estação Luz da CPTM. Informações no telefone (11) 3335-4990.
Museu Nacional de Soares dos Reis
Instituição herdeira do primeiro museu público dedicado à arte criado em Portugal: o Museu Portuense de Pinturas e Estampas, criado em 1833, por solicitação do Regente D. Pedro, Príncipe de Bragança (Pedro I, para os brasileiros), o museu possui uma coleção expressiva de arte portuguesa, além de coleções dedicadas ao mobiliário, faiança, porcelana, vidros, ourivesaria, joalheria, têxteis e coleções arqueológicas.
A Pinacoteca de São Paulo é um museu de artes visuais com ênfase na produção brasileira do século XIX até´ a contemporaneidade. Fundada em 1905 pelo Governo do Estado de São Paulo e´ o museu de arte mais antigo da cidade. Ela está´ instalada no antigo edifício do Liceu de Artes e Ofícios, projetado no final do século XIX pelo escritório do arquiteto Ramos de Azevedo, que depois passou por uma ampla reforma com projeto do arquiteto Paulo Mendes da Rocha no final da década de 1990. O acervo original da Pinacoteca foi formado com a transferência de 20 obras do Museu Paulista da Universidade de São Paulo de importantes artistas da cidade como Almeida Júnior, Pedro Alexandrino, Antônio Parreiras e Oscar Pereira da Silva. Com o passar dos anos formou um significativo acervo, com mais de 10 mil obras. Desde 2006 a Pinacoteca e´ administrada pela Associação Pinacoteca Arte e Cultura.
Organizado pelo Consulado Geral de Portugal em São Paulo, o Experimenta Portugal chega à sua terceira edição com foco totalmente voltado para arte e cultura. Da música à gastronomia, passando pelas artes visuais, artes plásticas e literatura, o Experimenta traz uma série de atrações à cidade de São Paulo, visando promover o intercâmbio artístico e cultural entre Brasil e Portugal e estreitar cada vez mais os laços entre as duas nações.