Dia Internacional do Vinho do Porto: dicas de harmonização com doces e salgados

Foto divulgação /Wine clube

Da Redação

 

Em 10 de setembro, é celebrado o Dia Internacional do Vinho do Porto, um dos vinhos mais famosos do mundo. Com uma história rica que remonta ao século XVII, quando mercadores ingleses, alemães e holandeses passaram a exportar os vinhos do Douro, era levado nas longas viagens marítimas, após a adição de aguardente vínica para ajudar sua preservação. É o processo conhecido como fortificação do vinho, que marca até hoje o caráter identitário deste estilo de vinho. A aguardente vínica, além de acrescentar álcool, interrompe a fermentação, preservando, assim, o açúcar natural das uvas. Por isso, o vinho do Porto é doce e com alto teor alcoólico.

“Um fato curioso é que os vinhos do Porto não são feitos na cidade do Porto! As uvas são provenientes da Denominação de Origem do Douro, a quase 100 km da cidade do Porto, e passam por regras muito rígidas de elaboração. O vinho assim ficou conhecido, como vinho do Porto, pois foi nas cidades costeiras, Porto e Vila Nova de Gaia, que os vinhos eram armazenados e comercializados”, comenta Thamirys Schneider, sommelière da Wine, clube de assinatura de vinhos.

Além de muita história, o Vinho do Porto também apresenta muitas possibilidades de harmonizações. E para aproveitar esse ícone do mundo do vinho, a especialista separou algumas dicas de harmonização.

Harmonização com mix de castanhas, ou sobremesas com castanhas e nozes

O rótulo Porto Burmester 10 years Old Tawny tem maior processo oxidativo, pois envelhece em madeira, o que agrega ao vinho uma coloração mais acastanhada e aromas de frutas secas, castanhas, mel e baunilha. Estas características o tornam uma ótima opção para harmonizar com mix de castanhas, além disso, sua doçura também proporciona uma incrível harmonização por similaridade com sobremesas à base de chocolate. Caso essa sobremesa for com castanhas, a combinação fica ainda melhor, como por exemplo, com um brownie de chocolate com castanhas ou um pavê de chocolate amargo com castanha de caju.

Harmonização com queijos maturados ou sobremesas à base de chocolate

Assim como o exemplar anterior, o Porto Burmester 20 years Old Tawny tem um processo oxidativo mais longo, graças ao envelhecimento em madeira, o que faz com que ganhe uma coloração mais acastanhada e aromas de frutas secas, castanhas, mel e baunilha. Este Tawny 20 anos é mais encorpado e opulento, harmonizando bem com os sabores marcantes de uma terrine de foie gras com berinjela e nozes. Mas também é uma ótima opção por similaridade com sobremesas com chocolate e nozes, tanto pelo dulçor quanto pelas notas que lembram nozes. Pelo corpo e estrutura, pode fazer uma dupla deliciosa com queijos maduros.

Dica extra de harmonização por contraste

Uma dica extra de harmonização por contraste, é harmonizar o vinho do Porto, seja ele um Porto Ruby ou um Tawny mais jovem, com queijos salgados, como Roquefort e Gorgonzola, criando sabores intensos e picantes. Por contraste, também se torna uma ótima opção com charcutarias mais salgadas, onde o dulçor do vinho e o sal da charcutaria criarão um excelente terceiro sabor.

“Carnes de porco com frutas vermelhas, assim como Confit de Pato com molho agridoce, podem fazer uma excelente dupla com um Porto Ruby. São carnes fortes, mas com traços doces, por isso funcionam tão bem com molhos agridoces. E por intensidade e similaridade, o Porto Ruby é uma harmonização muito saborosa”, finaliza Thamirys.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *