Mundo Lusíada
O secretário da Cultura de São Paulo, André Sturm, foi o orador da manhã do 10 de Junho, no ato cívico promovido pelo Conselho da Comunidade Luso-Brasileira de SP, junto a estatua de Camões na Biblioteca Municipal de São Paulo.
O evento foi aberto pelo presidente do CCLB Antonio de Almeida e Silva agradecendo a presença de todos nesta “data magna”. “Festejar este dia é obrigação dos portugueses, onde quer que estejam. São Paulo nunca se furtou de comemorar esta data importantíssima, festejamos um país que hoje está na moda, festejamos Camões, o poeta que simboliza os portugueses de todos os tempos, e as Comunidades espalhadas pelo mundo afora representam o nosso sentido de universalidade do nosso povo”.
Na presença de diversos dirigentes associativos e do deputado José Cesário, o Conselho aproveitou a participação do secretário de Cultura para a entrega de uma singela homenagem pela sua participação nesta data.
Em seu breve discurso, André Sturm falou sobre a sua relação com Portugal, começando pelas histórias que ouvia de sua mãe e posteriormente de professores. Citou uma das figuras emblemáticas da história do país, Afonso Henriques, conhecido por conquista de território do povo mouro e proclamado o primeiro rei de Portugal. Citou o 10 de junho também como o Dia do Santo Anjo da Guarda de Portugal, e as celebrações pelo mundo que muito tem a ver com a forma como Portugal colonizou seus territórios, tentando se integrar às localidades. Por isso, o dia celebra também a tolerância portuguesa, a língua mantida em todo território brasileiro e a união dos portugueses, declarou.
Na sequencia, o deputado José Cesário elogiou a fala do secretário sobre essa capacidade de miscigenação das comunidades portuguesas em todo o mundo. Em nome do parlamento, agradeceu aos membros ativos desta comunidade e grande esforço para prestigiar “aquilo que somos no mundo” disse Cesário.
Também o cônsul Geral de Portugal em São Paulo, Paulo Lourenço, citou a comemoração particularmente especial neste ano com a presença do presidente da República e Primeiro-Ministro, segundo ele algo “provavelmente inédito” que mostra a importância do Brasil e das comunidades para Portugal. “E a confiança que Portugal continuar ter no Brasil e nos brasileiros quaisquer que sejam as circunstâncias” defendeu. Ao final, Paulo Lourenço agradeceu o secretário e a Prefeitura de SP na programação deste ano marcando a presença de Portugal em São Paulo. “Portugal está sempre na moda” finalizou.