Embratur levou um pouco da cultura e da culinária brasileira para a 12ª edição da Mundo Abreu, em Lisboa.
Da Redação
Com agencias
Com intuito de buscar mais turistas portugueses para conhecerem os atrativos turísticos e a cultura brasileira, a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) tem participado ativamente de eventos no mercado lusitano. Depois de participar da BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa) em março, o Brasil esteve presente na Mundo Abreu, evento com grande representatividade no mercado português e que faz parte do calendário de promoção do Brasil para profissionais do setor e público final. Evento foi realizado nos dia 5 e 6 de abril.
“Nossa participação no Mundo Abreu visa potencializar a promoção turística no mercado internacional, já que é uma das maiores feiras de comercialização de pacotes de turismo da Europa. Nosso intuito é também fortalecer a presença do País, uma vez que o evento traz a participação de cerca de 130 mil visitantes”, disse Leila Holsbach, diretora de Mercados Internacionais da Embratur.
O estande do Brasil contou com os estados da Bahia, Paraíba, Amazonas, Pernambuco, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins.
Durante o fim de semana, cerca de 130 mil pessoas visitaram o espaço do Brasil na Mundo Abreu, e tiveram uma experiência multicultural. Assistiram exibições de capoeira, batucada e samba, além de ouvir música popular brasileira interpretada ao vivo. A programação contou também com apresentação de Axé, gênero musical oriundo da Bahia, estado onde a seleção portuguesa vai jogar a primeira partida da Copa do Mundo.
Mais ações em Portugal
Além da BTL e da Mundo Abreu, a Embratur levará o País para a Feira das Viagens, de 9 a 11 de maio, em Lisboa, e de 16 a 18 de maio, na cidade de Porto.
Além da participação em feiras, no primeiro semestre, o Instituto realizou outras ações em Portugal. O Roadshow Especialistas, em parceria com a Operadora Master, treinou 745 agentes de viagem, de 24 a 28 de março, das cidades portuguesas de Algarve, Leiria, Braga, Porto e Viseu. Também em Viseu, ocorreu de 28 a 30 de março, a Convenção da Operadora Soltrópico que teve a participação de 260 agentes.
Além disso, para o segundo semestre, está programado um extenso calendário em parceria com os principais operadores portugueses para a realização de mais roadshows, apresentações do Brasil em outros formatos e workshops.
“O histórico de participação do Brasil em ações em Portugal acontece desde 2001, e tem proporcionado a possibilidade de promover nosso País aos principais operadores do mercado, bem como ao público final. Além disso, temos ampliado o relacionamento com a cadeia produtiva do turismo por meio de reuniões, fomento ao aumento de vendas dos atrativos turísticos brasileiros, assim como à diversificação de produtos brasileiros”, ressaltou Holsbach.
Mercado português
Atualmente, Portugal é o quinto maior emissor de turistas da Europa para o Brasil (168.649 mil turistas portugueses, em 2012) e décimo do mundo. É também o país de onde partem mais voos para o Brasil, ligação aérea que será ampliada a partir de junho, com o voo da TAP que ligará Lisboa – Manaus – Belém. Hoje, há 65 frequências semanais, de voos diretos, que partem de dez cidades brasileiras.
Portugal foi classificado para a Copa do Mundo e é um país de tradição futebolística. Desta forma, a realização da Copa Fifa em território brasileiro em 2014, pode ser um dos grandes fatores de interesse para atrair os torcedores portugueses.
A Feira de Viagens Mundo Abreu traz promoções de pacotes até 30 de abril, este ano com descontos de até 60%.