Destaques da semana
Por Emídio Tavares
Santa Clara, em desacordo com o governo, pode mandar jogos no continente
Santa Clara e Secretaria Regional do Desporto dos Açores, estão em desacordo e tal fato poderá levar a equipe a mandar seus jogos no continente. Isso porque o Governo Regional dos Açores fez uma série de exigências para permitir que o time continue usando o Estádio Regional de São Miguel, exigências essas que o Santa Clara quer que sejam partilhadas em custos por ambas as partes, pois a SAD, em assumindo sozinha os gastos, correria o risco de assumir uma estrutura em mas condições, gastando muito e sem a garantia de um tempo de uso a longo prazo, coisa com a qual a Secretaria do Desporto não concorda.
Taças europeias
Liga Europa
Fiasco portista na noruega: Bodo 3×2 Porto
O Porto começou da pior forma sua participação na Liga Europa, jogando na quarta-feira (25/09) na Noruega frente ao Bodo. Os dragões até saíram na frente com um golaço de Samu aos 8 minutos, mas tomaram o empate num contra-ataque 7 minutos após, através de Hogh e a virada aos 40 minutos, num lindo gol de Hauge. Logo aos 5 da etapa final, Maatta, que já tinha amarelo, tomou o 2º por simulação de pênalti, deixando o Porto com um homem a mais por quase toda a 2ª etapa, mas a alegria durou pouco, pois mesmo com um homem a menos o Bodo ampliou aos 17, em mais um contra-ataque para o bis de Hauge, com toda a defesa lusa a bater cabeça. Com mais um gol sofrido, Vitor Bruno colocou a campo o jovem Rodrigo Mora e o estreante Deniz Gul, que acabou por descontar para o Porto, mas tarde demais, no último minuto de jogo. Derrota inesperada do Porto fora de casa.
Bruma Ressurge Das Cinzas E Salva Braga Nos Acréscimos: Braga 2c1 Maccabi Tel Aviv
Iniciando na quinta-feira (26/09), em casa, sua participação na Liga Europa, o Braga recebeu o Maccabi Tel Aviv, fazendo uma péssima atuação no 1º tempo, e em boa parte do 2º. O Maccabi, que nos últimos 11 jogos venceu 9, empatou 1 e só perdeu 1, entrou com tudo, embora o Braga os tenha assustado aos 18 minutos quando El Quazzani mandou uma bola na trave. Mas isso não foi suficiente para baixar a pressão do time israelita, que aos 30 minutos abriu o placar com Davida, numa cobrança de pênalti. Com o placar adverso, Carlos Carvalhal sacou 3 ao intervalo, Vitor Carvalho, El Quazzani e Guitane, fazendo entrar Gorby, Roberto Fernandez e Gharbi. Isso aumentou um pouco a pressão do Braga no ataque, mas não como quando tem Moutinho e Zalazar em campo (ausentes por contusão). Embora equilibrando as forças, o Braga sofreu até o final quando Bruma, apagado e apático, ressurgiu das cinzas, empatando a partida aos 43 minutos da etapa final, e virando aos 45, num pênalti duvidoso assinalado para a equipe lusa. Vitória sofrida que serve para a equipe bracarense repensar o próximo confronto.
Taça De Portugal
Aconteceu na quarta-feira (25/09), o sorteio da 3ª eliminatória da Taça de Portugal, com jogos que deverão acontecer de 18 a 21 de outubro e com as equipes da 1ª Liga todas como visitantes. Eis os principais confrontos:
Pevidém x Benfica
Portimonense x Sporting
Sintrense x Porto
1º de Dezembro x Braga
Paços de Ferreira x V. Guimarães
Belenenses x Gil Vicente
Anadia x E. Amadora
Gondomar x S. Clara
Leiria x Nacional
Varzim x Boavista
Liga Portuguesa De Futebol Temporada 2024/2025
A 6ª jornada foi concluída nessa segunda quando as 20:15h o Boavista recebeu o Benfica e perdeu por 3×0.
Já a 7ª jornada começou na sexta-feira com os seguintes confrontos:
Sexta-feira (27/09)
Estoril 0x3 Sporting (20:15h) – Sétima vitória leonina, em 7 jogos, com 25 gols marcados e 2 sofridos, sendo que os gols nesse jogo foram de Catamo, Morita e Daniel Bragança.
Sábado (28/09)
Amadora 2×1 Moreirense (15:30h)
Casa Pia 1×1 V. Guimarães (18:00h)
Benfica 5×1 Gil Vicente (20:30h)
Domingo (29/09)
Famalicão 0x0 Nacional (15:30h)
Porto 4×0 Arouca (18:00h)
Clara 1×0 Boavista (20:30h)
Braga 4×0 Rio Ave (20:30h)
A jornada só termina na segunda-feira (30/09), quando às 20:15h o AVS SAD receberá o Farense.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Braga
O TAD não acatou o parecer da FIFA, que houvera dado ganho de causa na queixa do Málaga em receber do Braga indenização pela não venda de Ricardo Horta por oferta superior a 17 milhões de euros, conforme obrigava o contrato entre ambas as equipes, visto que o time espanhol detinha parte do passe do atleta. Os espanhóis reivindicaram indenização de 13 milhões, mas a FIFA determinou que fossem indenizados em 12,3 milhões. Embora o TAD não tenha ficado do lado de equipe alguma, rejeitou a punição da FIFA e determinou que as equipes cheguem num denominador comum, decisão acatada por ambas. Especula-se que o acordo deva ficar em torno de 6,5 milhões de euros, dos quais apenas 2,9 irão para o Málaga, sendo 3,5 milhões para Jorge Mendes e 350 mil euros para um intermediário. O TAD deu 2 semanas para o acordo ser assinado, caso contrário arbitrara a causa.
Benfica
Os 1129 sócios encarnados presentes, em Assembleia Geral realizada nessa semana, reprovaram as contas do Benfica, num placar final de 53,63% contra a aprovação e 46,37% a favor.
Amadora
Após uma série de insucessos, o técnico Filipe Martins não resistiu no cargo e foi demitido nesse início de semana, assumindo o cargo, interinamente, o diretor desportivo da SAD, José Faria, que será auxiliado pelos técnicos das equipes B e sub-23.
Farense
Outro técnico que caiu essa semana, também devido aos péssimos resultados, foi José Mota do Farense.
B SAD
O antigo e sem divisão até então, B SAD, se uniu ao Desportivo Portalegrense da Divisão Distrital de Portalegre (equivalente a uma 5ª divisão nacional no Brasil, sendo que acima dela vem a 4ª ou Campeonato de Portugal, depois a 3ª Liga, 2ª Liga e 1ª Liga) para assim tentar voltar as divisões maiores. A escolha não foi por acaso, uma vez que diferentemente das demais divisões distritais que possuem 1ª e 2ª divisão, a de Portalegre é única e disputada apenas por 6 equipes.
Portugueses pelo Mundo
Pepa, no comando do Sport Recife, continua fazendo bonito, levando sua equipe, após o término da 28ª jornada do Brasileirão da série B, ao 3º posto, em zona de subida. Quando assumiu o comando, a equipe estava em 7º lugar. Na segunda-feira (23/09), vitória fora por 1×0 frente ao Paissandu. São 5 jogos, com 3 vitórias e 2 empates.
Miguel Oliveira, agora na sua nova equipe de motovelocidade satélite da Yamaha, Trackhouse, nos treinos desse final de semana para o GP da Indonésia, sofreu uma queda violenta, tendo múltiplas fraturas no rradio direito
dio direito, e tendo que ser submetido a uma cirurgia nos próximos dias.
Embora o Tribunal do Trabalho brasileiro tenha se pronunciado incapaz de julgar a pedida de 1,4 milhões de euros por férias, 13º e fundo de garantia, pleiteados por Vitor Pereira contra o Corinthians, o Tribunal Arbitral do Desporto na Suíça deu razão ao técnico, porém não no valor pleiteado, mas sim em 465 mil euros que o clube paulista terá de pagar ao técnico, acrescidos de 5% de juros ao ano.