DESTAQUES DA SEMANA
Por Emídio Tavares
Taças Europeias
Zenit é o adversário do Paços de Ferreira no play-off de acesso a Liga dos Campeões
Coube como adversário do Paços o Zenit (vice-campeão russo) que vem de uma 3ª pré-eliminatória onde venceu as duas partidas frente ao Nordsjaelland (na Dinamarca por 1×0 e em casa por 5×0). O primeiro jogo acontece em Portugal, no Estádio do Dragão, na próxima terça, dia 20 deste mês; e a partida de volta na Rússia, dia 28.
Estorial mais uma vez enfrenta time da 3ª divisão
O Estoril enfrentara na próxima quinta, dia 22 deste mês, em casa, o Pasching da Áustria (equipe da 3a divisão do país, e que só ganhou vaga para o play-off por ter vencido a Taça da Áustria); fazendo o jogo de volta fora, dia 29 próximo.
Braga enfrenta vice-campeão romeno no play-off de acesso a Liga Europa
Coube ao Braga o Pandurii (vice-campeão romeno); que vem de uma 3a pré-eliminatória onde eliminou o Hapoel Telavive, empatando por 1 gol em casa e vencendo por 2×1 em Israel. O jogo de ida acontece na Romênia, quinta próxima, dia 22; e o de volta em Braga dia 29.
SUPERLIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL
A temporada 2013/2014 da Superliga começou nessa sexta, dia 16; com o Paços de Ferreira recebendo o Braga, e perdendo por 2×0.
Nos sábado mais dois jogos: Estoril 3×1 Nacional; e Guimarães 2×0 Olhanense.
No domingo os cinco jogos restantes: Sporting 5×1 Arouca (15:45h); Gil Vicente 2×0 Acadêmica (16h); Belenenses 0x3 Rio Ave (16h); Marítimo 2×1 Benfica (17:45h) e Setúbal 1×3 Porto (20h).
Com os resultados, mais uma vez o Porto larga na frente, desta vez ao lado do Sporting, e dos demais clubes menores que saíram vencedores nesta largada.
A 2ª jornada começa no próximo sábado, dia 24, com dois jogos: Olhanense x Paços de Ferreira (18h) e Acadêmica x Sporting (20:15h).
No domingo, mais cinco jogos: Rio Ave x V.Setubal (16h); Nacional x V.Guimarães (17:30h); Benfica x Gil Vicente (17:45h); Arouca x Estoril (18h) e Porto x Marítimo (19:45h).
A jornada só termina na segunda, dia 26, com o Braga recebendo às 20h o Belenenses.
Critérios de desempate:
Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:
«Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
e) Maior número de vitórias em toda a competição;
f) Maior número de golos marcados em toda a competição»
A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,
aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.
TAÇA DA LIGA
Após a realização da ultima rodada dessa primeira fase da Taça da Liga, com os resultados abaixo, tivemos a definição das equipes que evoluem para a próxima fase:
GRUPO A => Classificados Portimonense e Beira-Mar
GRUPO B => Classificados Santa Clara e Farense
GRUPO C => Classificados Penafiel e Leixões
GRUPO D => Após os jogos realizados essa semana, quando o Feirense bateu o Sporting da Covilha por 4×1; e a Oliveirense perdeu em casa por 2×0 para o Chaves, classificaram-se para a próxima fase Moreirense e Sporting da Covilha.
ÚLTIMAS NOTICIAS
Arouca
O presidente do recém promovido Arouca, Carlos Pinho, surpreendeu mais uma vez ao pagar antecipadamente os salários do mês de agosto, que só venceriam na primeira semana de setembro, como forma de incentivo aos seus atletas.
Olhanense
Devido às péssimas condições do gramado do Estádio Jose Arcanjo, com conclusão do reparo e troca prevista apenas para o final do ano, o Olhanense mandara nesse ano seus jogos no Estádio do Algarve.
Seleção Portuguesa
Para o amistoso realizado ao meio dessa semana contra a Holanda, Paulo Bento bateu o recorde de dispensas e reconvocações, todas por contusão. A 5a e ultima aconteceu nessa segunda, quando teve que cortar o meia-atacante Varela do Porto, pelo mesmo motivo, e chamar Josué, também dos dragões, para rendê-lo. O jogo, disputado no Estádio do Algarve nesta quinta-feira, teve amplo domínio português, principalmente na primeira etapa (na segunda os holandeses ate conseguiram equilibrar um pouco as forças); porem foram os adversários que inauguraram o marcador, num único chute desferido na etapa inicial, que aconteceu aos 17 minutos. Na etapa final, embora com menos volume de jogo, Portugal sempre objetivou o gol, que acabou saindo aos 43 minutos quando após cobrança de escanteio, Pepe desviou para Cristiano Ronaldo marcar seu quadragésimo gol pela seleção, em sua partida de numero 105 vestindo a camisa das cinco quinas.
Portugueses no Exterior
Com os 201 gols marcados ate domingo passado em 199 partidas pelo Real, Cristiano superou a media de gols de outra lenda do Real, o húngaro Puskas; atingindo 1.01 de media contra 0.93 do veterano craque.
Rolando, agora emprestado a Inter de Milão, teceu serias e severas criticas ao administrador da SAD do Porto e principalmente a Vitor Pereira, que segundo ele o relegou a um calvário no time dos dragões depois da saída de Villas Boas. Contudo, não deixou de elogiar o presidente Pinto da Costa, a quem considera muito e defende como o principal responsável pelos últimos 30 anos de gloria dos dragões.
Os interventores nomeados para administrar judicialmente o La Corunha, cuja divida ascende aos 156 milhões de euros, visando cortar gastos decidiram impor uma dispensa geral principalmente a jogadores estrangeiros onerosos, dentre os quais estão inclusos dois portugueses que deverão procurar outra equipe. São eles Bruno Gama (que entraria agora na sua 3a temporada a serviço da equipe) e Jose Castro (que iria para a sua 5a temporada no time). Outro conhecido do futebol português que também faz parte desta lista é o brasileiro Paulo Assunção.