Destaques da Semana: Yes Varela! Na UTI, mas ainda vivos

DESTAQUES DA SEMANA
Por Emídio Tavares

 

Alemanha 4×0 Portugal: Pepe enterra Seleção portuguesa, e Coentrão é cortado

Os jogadores portuguêses Pepe e Cristiano Ronaldo durante jogo contra a Alemanhã pelo Grupo B da UEFA Eurocopa 2012 na Arena Lviv, em Lviv - Ucrânia. 9 Junho 2012. MARIO CRUZ/ LUSAEntrando com Rui Patrício no gol, Coentrão e João Pereira nas laterais; Pepe e Bruno Alves na zaga; Miguel Veloso, Raul Meireles, João Moutinho e Nani no meio-campo; Cristiano e Hugo Almeida no ataque, Paulo Bento até que tentou, nessa estreia de Portugal no Mundial do Brasil contra a Alemanha, jogar de igual para igual (numa tática quase suicida), avançando seu meio de campo e surpreendendo ofensivamente os germânicos, que nos 20 minutos iniciais jogaram no contra-ataque. Com duas jogadas perigosas, uma delas de Hugo (que obrigou o goleiro alemão a grande defesa), Portugal criou uma falsa expectativa de vitoria na torcida lusa presente ao Estádio Fonte Nova na Bahia (torcida que era minoria perante a grande massa alemã, engrossada pelos baianos que torceram fervorosamente pelos alemães). Mas a expectativa já foi sendo desfeita logo aos 12 minutos quando, numa jogada legal dentro da área de disputa de bola entre João Pereira e Gotze, o arbitro assinalou pênalti inexistente para a Alemanha e que gerou abertura do marcador através de Muller. Aos vinte e sete minutos de jogo, noutra disputa de bola, Hugo Almeida sentiu a parte posterior da coxa e acabou substituído por Eder. Aos trinta e dois minutos, após cobrança de escanteio em que Pepe deixou Hummels subir bem mais alto, a Alemanha ampliou o marcador; fazendo então com que Paulo Bento voltasse à realidade portuguesa, recuando mais seu meio de campo. Aos trinta e sete minutos, Pepe deu um tapa no rosto de um atacante alemão, e não satisfeito foi ate ele, ainda no chão, e lhe acertou uma cabeçada na frente do juiz, para expulsão incontestável. E no ultimo lance do primeiro tempo, após bola alçada na área, Bruno Alves rebateu na coxa do atacante Muller, que não perdoou e fez o 3×0.

Para a etapa final a Alemanha voltou tocando mais a bola e deixando o tempo passar, tal como queria Portugal, que com um jogador a menos pouco poderia aspirar; ainda mais depois que perdeu Coentrão, substituído também por contusão, entrando Andre Almeida em seu lugar (mas sem o mesmo poderio ofensivo). Paulo Bento sacou também Miguel Veloso e fez entrar o zagueiro Ricardo Costa para suprir o buraco deixado na zaga pela expulsão de Pepe. Cristiano Ronaldo, isolado no ataque, ainda criou duas chances de gol, mas sem sucesso. E aos 33 minutos, após bola cruzada na área e rebatida por Rui Patrício, a Alemanha fechou a goleada com Muller dando números finais ao amargo placar de 4×0. Hugo Almeida (com lesão na parte posterior da coxa esquerda) e Rui Patrício (com queixas de dores na região anterior da coxa esquerda) devem ficar afastados para recuperação por um período de 10 dias. Já Coentrão, com lesão mais grave afetando o adutor da coxa direita, e período mínimo de recuperação estimado em 3 semanas, foi cortado retornando de imediato Portugal para depois rumar à Espanha a fim de iniciar tratamento intensivo no Real Madrid e estar apto para o inicio de temporada em agosto. Pepe, expulso, foi suspenso por um jogo e multado em 12300 euros.

Portugal 2×2 EUA: Yes Varela! Na UTI, mas ainda vivos

Portugal jogou nessa noite de domingo, na Arena Manaus, sua cartada decisiva para ainda sonhar com uma classificação e evitar o vexame de um retorno precoce a casa. Desfalcado de Pepe (expulso), Coentrão (cortado por contusão grave), Hugo Almeida e Rui Patrício (não recuperados de contusão), Paulo Bento começou a partida com Beto no gol; Andre Almeida e João Pereira nas laterais; Bruno Alves e Ricardo Costa no miolo de zaga; Raul Meireles, Miguel Veloso e João Moutinho no meio de campo; Cristiano Ronaldo, Postiga e Nani no ataque. Desta feita a sorte parecia estar a favor de Portugal que logo aos 5 minutos abriu o marcador após uma furada da zaga americana, deixando a bola livre para Nani estufar as redes adversárias. Nos primeiros vinte minutos a seleção lusa dominou o meio-campo, mas sem criar jogadas objetivas de gol. Daí para frente os americanos cresceram na partida e em pelo menos duas oportunidades quase empataram o jogo. Como azar pouco é bobagem, Postiga sentiu a coxa com pouco mais de 15 minutos do primeiro tempo, o que fez com que Paulo Bento o trocasse por Eder, queimando uma substituição.

Para a etapa final os americanos vieram com tudo para cima da seleção portuguesa, dominando o meio campo e acuando Portugal na defesa; tanto que logo no inicio Ricardo Costa salvou gol certo dos USA em cima da risca. Paulo Bento voltou para o segundo tempo com William Carvalho no lugar de Andre Almeida e Miguel Veloso recuado para a lateral esquerda. Aos 19 minutos, após cobrança de escanteio e rebote de bola, Jones arrematou com curva de fora da área e Beto mais uma vez fez golpe de vista, que desta feita não evitou o gol de empate americano. Na sequencia Paulo Bento sacou Raul Meireles e fez entrar Varela, aumentando o numero de atacantes em campo. Mas de nada valeram as mudanças, pois aos 36, numa bola cruzada na área em que Bruno Alves caído dava condições para o ataque americano, Dempsey, de barriga, fez o gol da virada. Mas a história do jogo ainda não estava toda contada e quando todo o banco americano já comemorava a vitória nos 30 segundos finais dos 5 minutos de acréscimo dados pela arbitragem eis que ele, Cristiano Ronaldo, acertou cruzamento milimétrico para Varela empatar de cabeça e dar números finais ao marcador, que ainda mantêm Portugal vivo, embora na UTI. Placar final: Portugal 2×2 USA.

ÚLTIMAS NOTICIAS

Benfica

A imprensa inglesa noticiou essa semana que para baratear o preço do passe de Gaitan o Manchester United ira propor ao Benfica incluir na transação o passe do atacante português Bebe.

Jornais brasileiros afirmam que dirigentes do Benfica estão em Campinas acertando a contratação (por 5 temporadas e por 3 milhões de euros) do zagueiro central de 21 anos, Cesar, que já chegou a Lisboa nesta sexta-feira a fim de realizar os exames médicos.

O Benfica firmou essa semana uma parceria com o Grupo Espírito Santo Saúde, dono do Hospital da Luz, para utilização dos serviços da referida unidade hospitalar não só pela equipe de futebol encarnada como também pelas equipes de outras modalidades esportivas do time da Luz. O acordo prevê ainda alguns privilégios aos associados do Benfica que optarem pela utilização dos serviços do hospital.

A TV Benfica transmitira ao vivo a Taça de Honra de Lisboa, que acontecera nos dias 18 e 20 de julho colocando frente a frente as 4 equipes de Lisboa: Benfica x Estoril e Sporting x Belenenses, no dia 18; sendo que a decisão do 3º lugar e do campeão acontece no dia 20. A TV Sporting também transmitira os jogos, porem em vídeo tape a partir da meia-noite.

Porto

Pinto da Costa fechou acordo com a Câmara de Gondomar para mandar os jogos da equipe de hóquei sobre patins do Porto no Ginásio da cidade (Pavilhão Municipal de Fânzeres).

Sporting

Um estudo feito na Europa coloca o Sporting como o 8o clube que mais formou jogadores presentes no Mundial do Brasil; sendo oito no total a saber: Beto, Nani, Willian Carvalho, Cristiano Ronaldo, Rui Patricio, Miguel Veloso, João Moutinho e Varela. O ranking é liderado por Feyenoord, seguido por Barcelona, Dínamo de Zagreb, Ajax, Lille, Manchester United e Deportivo Saprissa.

Jornais portugueses deram nessa sexta-feira como certa a contratação, por parte da SAD leonina, do atacante japonês de 26 anos Tanaka, do Kashiwa Reysol, por 500 mil euros. O vinculo devera ser de 4 anos e a clausula rescisória de 45 milhões de euros. Ate o momento o Sporting não confirmou nem desmentiu a notícia.

Liga de Clubes

A Justiça Comum do Porto, através do seu Tribunal, acatou o pedido interposto por V.Guimarães e Estoril e suspendeu a deliberação da Assembleia Geral que dava por reeleito o presidente da Liga de Clubes, Mario Figueiredo, por supostas irregularidades estatutárias na sua candidatura.

Seleção Portuguesa

A Portugal Telecom (patrocinadora de Sporting, Benfica e Porto) que já ha 16 anos patrocina todas as categorias da seleção portuguesa de futebol, renovou seu vinculo com a Federação Portuguesa por mais 4 anos, até 2018.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *