Destaques da semana: Vitinha muda Portugal, e garante vaga nas quartas

Foto: Instagram Cristiano Ronaldo

Destaques da semana
Por Emídio Tavares

Liga das nações

Vitinha muda Portugal na etapa final, e garante vaga nas quartas: Portugal 5×1 Polônia

Portugal enfrentou nessa sexta, no Estádio do Dragão, a Seleção da Polônia (desfalcada de Lewandowski, cortado por contusão), já sem contar com os 3 dispensados por lesão, Palhinha, Matheus Nunes e Pote (esse afastado dos gramados por pelo menos 2 mês), mas com o novo convocado Samuel Costa do Mallorca. Martinez lançou a campo o onze inicial formado por Diogo Costa; Dalot e Nuno Mendes nas laterais; Antonio Silva e Renato Veiga na zaga; João Neves, Bruno Fernandes e Bernardo Silva no meio de campo; Rafael Leão, Pedro Neto e Cristiano Ronaldo no ataque. Primeiros 20 minutos com Portugal não se encontrando em campo perante um adversário com apenas 2 atacantes e os demais jogadores todos recuados, Bernardo e Bruno nada armando, CR7 pouco acionado e Rafael Leão ciscando muito, mas sem produtividade.

A primeira real oportunidade de gol foi da Polonia num chute de fora da área, que Diogo Costa espalmou. Com 25 minutos a seleção lusa, nervosa em campo, já tinha 2 amarelos (Joao Neves e Bruno Fernandes, esse último suspenso do jogo contra a Croácia por acúmulo de amarelos).

Aos 27, mais um lance de perigo a favor da Polonia, salvo por Nuno Mendes.

Aos 37, com a zaga lusa desentrosada pela ausência de Ruben Dias, outro chute a entrada da grande área, que passou a raspando a trave portuguesa.

Aos 40, num desvio de Dalot salvo por Diogo Costa, quase um gol contra para a Polonia.

Nos acréscimos da 1ª etapa, surge a primeira chance de Portugal quando Leão cruza de cabeça para Cristiano na pequena área, mas com a zaga tirando. Por reclamação, CR7 leva amarelo.

Para o início da etapa final, Martinez trocou Joao Neves por Vitinha, o que deu mais poderio ofensivo a Portugal, acuando os poloneses nos primeiros minutos.

Aos 12, contra-ataque da Polonia, com um chute a entrada da área espalmado para escanteio por Diogo Costa. Na cobrança, Portugal rouba a bola com Rafael Leão, que armou contra-ataque com Nuno Mendes, que o serviu dentro da pequena área para cabeçada certeira de Leão, abrindo o placar para a seleção das cinco quinas.

Aos 25, numa jogada magistral do ataque luso dentro da área adversária, colocando os zagueiros poloneses num verdadeiro jogo de bobinho, 4 toques colocaram Dalot na entrada da pequena área para desferir uma bomba, que desviou na mão do zagueiro, para pênalti assinalado e convertido por Cristiano, completando seu gol de 909 na carreira.

Aos 31 sai Bernardo Silva para a entrada de Samu, e aos 32, após desvio de cabeça de Dalot, CR7 perde gol debaixo das traves.

Aos 34, Vitinha rouba a bola e serve a Bruno Fernandes, que num verdadeiro canhão de fora da área, acerta a forquilha do goleiro polonês, fazendo o 3º de Portugal.

Aos 37, num passe infiltrado de Cristiano, Pedro Neto chega na cara do goleiro e fuzila para o 4×0. Na sequência do gol, Martinez o troca por Trincão, e troca também Leão por Joao Felix.

Aos 39, num cruzamento de Vitinha, um golaço de bicicleta de Cristiano (gol de número 910), no contrapé do goleiro adversário.

Aos 43, numa bobeada da zaga lusa que tinha a bola dominada, Marczuk desconta, de fora da área, para a Polonia.

Aos 44, Nuno Mendes dá lugar a Nuno Tavares.

Vitoria por goleada, com grande mérito para Vitinha que entrou no 2º tempo e mudou o perfil de Portugal, classificado para as quartas, com até agora 4 vitorias, 1 empate, 12 gols marcados, 4 sofridos e 13 pontos. Com os gols marcados hoje Cristiano Ronaldo também se transforma no maior artilheiro da Liga das Nações desde sua criação.

LIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL TEMPORADA 2024/2025

A 12ª jornada, devido a data FIFA, só acontecera na última semana desse mês.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sporting

Joao Pereira foi anunciado oficialmente nessa segunda, na Bolsa de Valores Portuguesa, como novo técnico leonino até 2027 (com cláusula rescisória elevada, mas não divulgada), tendo na sua equipe 6 elementos, e dentre eles Pedro Neto, ex-jogador, como seu auxiliar.

Boavista

O Tribunal do Comercio de Vila Nova de Gaia acatou o pedido do Processo Especial de Revitalização (PER), solicitado pelo Boavista e destinado a pagar as dívidas dos axadrezados, que estavam até agora impedidos de contratar jogadores por 4 anos consecutivos; principalmente por conta de uma ação interposta por um dos maiores credores (Sociedade Financeira BTL), que conseguiu no Tribunal Judicial do Porto a execução do debito, hoje com juros e correção, na casa dos 6.8 milhões de euros, através do confisco do valor conseguido na venda de alguns jogadores na janela de transferências do meio do ano.

Aves SAD

Vitor Campelos é mais um técnico que perdeu o emprego nessa temporada. Como após 5 dias do seu desligamento o acordo amigável de rescisão não houvera acontecido, a SAD resolveu romper unilateralmente o vínculo com o técnico e toda sua comissão, que agora deverão procurar seus direitos na justiça do trabalho. Com isso acredita-se que Daniel Ramos, o escolhido, possa ser anunciado no início da próxima semana.

Portugueses no Exterior

Mesmo com todo lobby feito pela imprensa europeia e até por alguns jogadores do Manchester United, Ruben Amorim definiu que já tem sua equipe técnica montada e dela Van Nistelrooy não fara parte. Era claro que Amorim não iria aceitá-lo, mas especula-se que a gota d´água foi uma entrevista dada por Nistelrooy, logo após a saída de Tem Hag do time inglês, onde perguntado se iria trabalhar junto com Amorim o holandês responde com uma pergunta: “E quem disse que ele será o técnico do Manchester? “

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *