Destaques da Semana: Taças, Superligas e últimas notícias

DESTAQUES DA SEMANA
Por Emídio Tavares

 

Taça de Portugal

BandeiraSelecao_ParqueNacoesO calendário dos jogos da 4ª eliminatória da Taça de Portugal foi definido com as seguintes datas, confrontos e horários:

Sexta-feira, 20 de novembro:

Portimonense – Belenenses, 20.30 horas

Sábado, 21 de novembro:

At. Malveira – Feirense, 14 horas

Trofense – Académica, 15 horas

Benfica e Castelo Branco – Gil Vicente, 15 horas

Arouca – Chaves, 15 horas

Angrense – FC Porto, 17 horas

Sporting – Benfica, 20 horas

Domingo, 22 de novembro:

Fafe – Penafiel, 14 horas

Casa Pia – V. Setúbal, 14 horas

Nacional – Cova Piedade, 15 horas

Aves – União, 15 horas

Boavista – Operário, 15 horas

Caldas – Estoril, 15 horas

Amarante – Marítimo, 15 horas

Farense – SC Braga, 18 horas

  1. Ferreira – Rio Ave, 20 horas

 

TAÇAS EUROPEIAS

LIGA DOS CAMPEÕES

Benfica vence e lidera sozinho

O Benfica recebeu nessa terça o Galatasaray e devolveu o placar do jogo na Turquia, dominando o 1º tempo, mas só abrindo o placar aos 7 minutos da etapa final através de Jonas em jogada iniciada por Luisão. Aos 13 Podolski empatou para o Galatasaray, mas Luisão não deu moleza e aos 22 fez o gol da vitória encarnada, sofrida devido à pressão dos turcos, mas garantida até o apito final e principalmente graças a Eliseu que salvou um gol certo em cima da linha no apagar das luzes.

A vitória encarnada coloca o Benfica na liderança isolada do grupo com 9 pontos (e quase classificado para a próxima fase). O Atlético de Madrid, que estava empatado na liderança do grupo com o Benfica com 6 pontos, caiu para o 2º lugar com 7 pontos ao não passar de um empate sem gols fora com o Astana. O Galatasaray continua com 4 pontos em 3º lugar, e o Astana em último, porém agora com 2 pontos.

As duas últimas jornadas marcam os seguintes confrontos:

Astana x Benfica e Atlético x Galatarasay (25/11); e Galatasaray x Astana e Benfica x Atlético (08/12).

 

Porto, mais um clube português líder isolado

O Porto foi até Israel, e em ritmo de treino passou fácil pelo Macabi, embora desperdiçando inúmeras oportunidades na etapa inicial onde fez apenas um gol, através de Tello aos 19 minutos. Para a etapa final o time dos dragões resolveu ser mais objetivo e ampliou o marcador logo aos 4 minutos com André. Dando show e brincando com a bola o Porto cansava de mandar bolas na trave, mas aos 27 Layun não perdoou e fez os 3×0. Aos 30 minutos, num pênalti inexistente, Zahavi descontou para os donos da casa.

Com a vitória o Porto se isola na liderança de seu grupo com 10 pontos, seguido pelo Chelsea com 7, Dínamo com 5 e Macabi ainda sem pontuar.

As duas últimas jornadas marcam os seguintes confrontos:

Porto x Dínamo de Kiev e Macabi x Chelsea (24/11); e

Dínamo de Kiev x Macabi e Chelsea x Porto (09/12)

 

LIGA EUROPA

Franceses roubam chuteiras para derrotar o Braga

Debaixo de muita pressão psicológica o Braga entrou a campo nessa quinta após fazer das tripas coração para conseguir chuteiras novas a todo o plantel após ver as antigas furtadas do seu vestiário, sem uma única explicação e nenhum arrombamento. Em campo o time bracarense não foi nem sombra daquele que venceu as 3 primeiras partidas; e a derrota por 1×0 (gol sofrido aos 39 do 1º tempo), só não foi maior graças as inúmeras defesas do goleiro Matheus.

No outro jogo do grupo o Groningen perdeu em casa por 1×0 para o Liberec.

Mesmo assim o Braga continua lider do seu grupo com 9 pontos, seguido pelo Liberec com 7, Marselha com 6 e Groningen com apenas 1.

As duas últimas jornadas marcam os seguintes confrontos:

Braga x Liberec e Marselha x Groningem (26/11); e

Liberec x Marselha e Groningem x Braga (10/12).

 

Com time reserva Sporting é goleado na Albânia

Jogando apenas com Rui Patrício e Adrien do time principal o Sporting foi surpreendido pelo Skenderbeu na Albânia, levando um gol logo aos 15 minutos, e sofrendo um pênalti cometido por Rui Patrício aos 17, e que resultou na sua expulsão e no 2º gol dos donos da casa aos 19. Com um a menos em campo pouco pode fazer o time de Jorge Jesus para evitar a derrota, que foi sacramentada pelo 3º e último gol do Skenderbeu aos 11 da etapa final.

No outro jogo do grupo o Besiktas empatou em casa por um gol com o Lokomotiv, que continua liderando o grupo, agora com 8 pontos, seguido pelo Besiktas com 6, Sporting com 4 e Skenderbeu com 3.

As duas últimas jornadas marcam os seguintes confrontos:

Lokomotiv x Sporting e Besiktas x Skenderbeu (26/11); e

Sporting x Besiktas e Skenderbeu x Lokomotiv (10/12).

 

Uma No Cravo Outra Na Ferradura: Depois de vencer fora, Belenenses perde em casa

Depois de vencer o Basiléia fora, o Belenenses recebeu os suiços nessa quinta e conseguiu segurar o líder do grupo até quase o final da primeira etapa quando um pênalti cometido pela defesa lusa permitiu a abertura do placar pelo Basiléia. Para a etapa final o time do Restelo novamente equilibrava as forças quando perto dos 20 minutos sofreu o segundo gol e entregou de vez os pontos perdendo por 2×0.

No outro jogo do grupo o Lech Poznan perdeu em casa por 2×0 para a Fiorentina.

O Basiléia continua liderando o grupo, agora com 9 pontos, seguido pela Fiorentina com 6, e Lech e Belenenses com apenas 4 pontos.

As duas últimas jornadas marcam os seguintes confrontos:

Basiléia x Fiorentina e Belenenses x Lech Poznam (26/11); e

Fiorentina x Belenenses e Lech Poznam x Basiléia (10/12).

 

SUPERLIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL

A 9º jornada terminou nessa segunda a noite quando o Paços de Ferreira perdeu em casa por 1×0 para o V.Guimarães.

Já 10º jornada começou nessa sexta e teve os seguintes resultados:

Sexta:

Estoril 1×1 Acadêmica (20:30h)

Sábado:

V.Guimarães 0x1 Nacional (20:45h)

Domingo:

Moreirense 2×0 Paços de Ferreira (16:00h)

Benfica 2×0 Boavista (16:00h)

Marítimo 3×2 Rio Ave (16:00h)

Porto 2×0 V.Setubal (18:15h)

Arouca 0x1 Sporting (20:30h)

A jornada só termina na segunda, dia 9, com Belenenes x Tondela (19:00h) e União x Braga (21:00h).

Critérios de desempate:

 Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:

 «Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:

  1. a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
  2. b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
  3. c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
  4. d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
  5. e) Maior número de vitórias em toda a competição;
  6. f) Maior número de golos marcados em toda a competição»

 A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação, aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.

 

ÚLTIMAS NOTICIAS

Benfica

Jornais portugueses dão conta da contratação por parte do Benfica do atacante sérvio de 19 anos que atua no Partizan, Zivkovic. Só não está definido ainda se o jogador chega já em janeiro ao clube da Luz ou apenas em junho, quando termina seu contrato com o Partizan.

Portugueses no Exterior

O tenista português João Sousa, que domingo passado venceu o torneio ATP 250 de Valência, subiu no ranking e agora ocupa a 35º posição.

Outro tenista português venceu um torneio domingo passado. Trata-se de Gastão Elias que faturou o Challenger do Peru.

Um jornalista europeu da Eurosport, Dan Levene, veio a público na última segunda-feira afirmar que José Mourinho será demitido nesse domingo após o jogo com o Stoke City, independente do resultado. O mesmo adiantou ainda que o anúncio será feito única e exclusivamente através de comunicado no site oficial do clube, que agradecerá o treinador, mas justificará a decisão em face de lamentável sequência de maus resultados.

Dos técnicos portugueses que atuam na Liga dos Campeões, apenas Nuno Espírito Santo se deu mal, vendo o seu Valência perder na casa do Gent por 1×0. Marco Silva continua imparável, vencendo desta feita o Dínamo Zagreb por 2×1. Villas Boas levou o seu Zenit a vitória sobre o Lyon por 2×0, e na França. E Mourinho finalmente conseguiu uma vitória, batendo em casa o Dínamo de Kiev por 2×1; embora pela Premier League tenha sofrido sua 7º derrota nesse sábado, desta feita por 1×0 para o Stoke City.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fliporto anunciou edição 2025 em Aveiro, Portugal

Por Ígor Lopes Foi encerrada, no último domingo em Olinda, no nordeste brasileiro, a edição 2024 da Festa Literária Internacional de Pernambuco. Um evento que teve lugar no Mercado Eufrásio Barbosa. Esta festa literária atraiu mais de cinco mil pessoas

Leia mais »