Destaques da semana
Por Emídio Tavares
Taças europeias
Liga dos campeões
Porto
Na próxima terça-feira (12/03), o Porto vai até a Inglaterra enfrentar o Arsenal na partida de volta pela Liga dos Campeões, precisando de um empate para seguir na disputa, visto que no Dragão venceu por 1×0.
Liga Europa
20 minutos de dominio e 70 de sufoco: Sporting 1×1 Atalanta
O Sporting recebeu nessa quarta, as 14:45h de Portugal, a Atalanta, na partida de ida da Liga Europa (o jogo de volta acontecera na Itália, dia 14). Os leões tiveram 20 minutos magistrais, mesmo com uma equipe mista, por opção de Rubem Amorim, que resolveu deixar no banco Hjulmand, Gyokeres e Nuno Santos. A pressão dos leões foi tão grande que logo aos 17, num lançamento em profundidade de Trincão, Paulinho abriu o marcador. Daí para frente o Sporting se acomodou e deu espaço aos italianos, que foram para o abafa, mandando 2 bolas na trave e fazendo com que Franco Israel fizesse 2 defesas inacreditáveis. Mas aos 40 não teve jeito, Quaresma recuou uma bola curta, que o ataque da Atalanta soube aproveitar para empatar com Scamaca. Para a etapa complementar Amorim fez entrar Gyokeres, Hjulmand, Nuno Santos e Esgaio, e apesar do maior domínio de bola leonino, os visitantes continuaram pressionando até o apito final, mandando mais 2 bolas na trave e só não virando o jogo por muita sorte do time luso. Empate caído do céu para o Sporting, que na partida de volta semana, precisa mudar muito, para não passar vexame.
Perdulários, Encarnados Empatam Em Casa: Benfica 2X2 Glasgow Rangers
O Benfica recebeu na quinta-feira (07/03), às 17:00h de Portugal, os escoceses do Glasgow Rangers, na partida de ida da Liga Europa. Começando a todo vapor, com Neres perdendo um gol dentro da pequena área, o time das águias parecia que sufocaria o Glasgow, mas uma bobeira da zaga, que deixou Lawrence sozinho dentro da entrada da grande área para cabecear, permitiu aos adversários saírem na frente. Nem por isso os encarnados diminuíram a pressão, e continuaram a criar e a desperdiçar claras chances de gol, nos pés de Di Maria e Neres. Já no minuto final da primeira etapa, após cobrança de escanteio, o zagueiro escocês toca a mão na bola, em lance que nem o árbitro viu, precisando ser alertado pelo VAR, para marcar o pênalti, convertido por Di Maria. Mas mal o Benfica comemorava o empate, novamente o Glasgow Rangers aproveitou-se do descuido luso, para fazer o 2×1 com Sterling, nos acréscimos. Na etapa complementar, embora continuasse pressionando o adversário no campo de defesa, o time encarnado não conseguiu concluir a gol, tanto é que o empate surgiu num cabeceio para dentro da própria baliza do Connor, aos 22 minutos. O ritmo do jogo não mudou, continuando o Benfica a concatenar jogadas de ataque improdutivas, e o Glasgow a usar apenas dos contra-ataques. Empate com sabor de derrota para os donos da casa, que agora fazem a partida de volta fora na próxima quinta-feira (14/03), precisando da vitória para prosseguir na disputa. Destaque positivo para João Neves, um monstro dentro de campo, e grande armador das jogadas de ataque do Benfica e para Florentino, o grande destruidor das articulações de ataque do time visitante. E destaque negativo mais uma vez para Otamendi, perdido na defesa e facilmente envolvido pelos atacantes adversários.
Liga Portuguesa De Futebol 2023/2024
A 24ª jornada só foi concluída na segunda-feira (04/03), quando o Famalicão recebeu às 20:15h o Boavista e empatou por 1 gol.
Já a 25ª jornada teve início na sexta-feira com os seguintes confrontos:
Sexta-feira (08/03)
Portimonense 0x3 Porto (18:45h)
- Amadora 3×1 Casa Pia (20:45h)
Sábado (09/03)
Vizela 2×1 Farense (15:30h)
Boavista 1×0 Moreirense (18:00h)
Rio Ave 0x0 Braga (18:00h)
- Guimarães 1×0 Famalicão (20:30h)
Domingo (10/03)
Arouca 0x3 Sporting (18:00h)
Benfica 3×1 Estoril (20:30h)
A jornada só termina na segunda-feira (11/03), quando às 20:15h o Gil Vicente receberá o Chaves.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Porto
Embora a Câmara Municipal da Maia tenha aprovado a construção da nova Academia do Porto, um revés de última hora pode atrapalhar o projeto. O CCDRN, órgão similar ao CONDEFAT no Brasil, deu parecer totalmente desfavorável à obra, por conta de existirem no local da possível futura Academia, achados arqueológicos de uma população pré-histórica, sugestivos de uma necrópole que durou do período Neolítico até pelo menos o período da Idade do Bronze.
Braga
O atacante bracarense Álvaro Djalo (espanhol), foi negociado com o Atlético de Bilbao por 15 milhões de euros e mais 5,5 milhões em metas a serem alcançadas (número de jogos, de gols, apuramento para taças europeias e convocação a seleção da Espanha), ficando ainda com o time espanhol a responsabilidade de pagar o mecanismo de solidariedade aos clubes formadores do atleta. Contudo ele permanecerá no Braga até o final da temporada.
Portugueses pelo Mundo
Imprensa europeia divulgou nesse início de semana o interesse do Flamengo na contratação de William Carvalho, que embora seja do gosto do técnico Pellegrini do Betis, não tem sido utilizado em todas as partidas, tanto por opção tática como por lesões. Em 38 jogos, William atuou em apenas 22. O time carioca avançou com uma proposta de 3 milhões de euros.
“Volte face” na saída de Jose Peseiro do comando da Seleção da Nigéria. Com o contrato terminado há 1 mês, tudo levava a crer que Peseiro estaria de saída do comando, mas a última hora, e principalmente por influência do Ministro dos Esportes da Nigéria, John Enoh, grande admirador do técnico português, especula-se que a federação nigeriana fez uma proposta para renovação contratual, com um prazo maior de vínculo e melhorias salariais.
Jorge Jesus levou essa semana o Al-Hilal ao livro dos recordes, completando 28 partidas da equipe só com vitórias e ultrapassando o até então recordista com 27 partidas invictas e com vitorias, The New Saints do País de Gales. O feito aconteceu na vitória dessa semana frente ao Al-Riyadh, por 3×1, em terreno adversário.