Destaques da Semana: Taça de Portugal

DESTAQUES DA SEMANA
Por Emídio Tavares

 

 

Benfica_logoTaça de Portugal

Na partida de volta das semifinais da Taça de Portugal o Benfica (que no confronto de ida venceu os pacences em casa por 2×0) empatou por 1 gol na Luz com o Paços de Ferreira e com isso garantiu vaga na finalíssima do Jamor a 26 de maio contra o V.Guimarães, que nessa quarta venceu novamente o Belenenses (vitória vimaranense no jogo de ida ao Restelo por 2×0), desta feita por 1×0.

 

Taças Europeias

Benfica

O Benfica fará a partida de ida das semifinais da Liga Europa na próxima semana, mais precisamente dia 25 (quinta), contra o Fenerbahce na Turquia. O grande problema do time da Luz é que terá de enfrentar dia 20 o Sporting pela Superliga (cinco dias antes da partida de ida frente aos turcos); e depois o Marítimo na Madeira dia 28 (4 dias antes da partida de volta contra os turcos). O Fenerbahce ainda não perdeu fora de casa, tendo vencido 4 vezes e empatado 2; e em casa, venceu 3, empatou 2 e perdeu 1. Já o Benfica, que vem da Liga dos Campeões, onde em 6 jogos venceu 3 (2 em casa e 1 fora), empatou 1 (fora) e perdeu 2 (1 em casa e 1 fora); disputou 6 jogos na Liga Europa, tendo vencido 5 vezes (3 em casa e 2 fora) e empatado 1 partida (fora). O vencedor deste confronto pega o vencedor de Basiléia x Chelsea (primeiro jogo na Suíça e segundo na Inglaterra), na grande final em 15 de maio, na Arena Amsterdã (Holanda).

 

SUPERLIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL

A 26ª jornada começou nesta sexta, às 20h, com o Braga recebendo a Acadêmica, e vencendo por 1×0.

No sábado, as 18:15h o Paços de Ferreira recebeu o Rio Ave, e venceu por 2×1.

E as 20:30h foi a vez do Moreirense receber o Porto, e perder por 3×0.

No domingo mais 4 jogos, sendo 3 às 16h: V.Setúbal 1×0 Estoril; Nacional 2×1 Marítimo e Beira-Mar 1×0 Gil Vicente.

As 20:15h, o clássico da Luz entre Benfica e Sporting, terminou com vitória encarnada por 2×0; com gols de Sálvio e Lima.

A jornada só termina amanha, dia 22, com o Olhanense recebendo o Guimarães às 20h.

Faltando 4 jornadas para o termino do campeonato, o Benfica lidera com 4 pontos a frente do Porto e faz os seguintes jogos ainda: Marítimo fora na próxima jornada; Estoril em casa na 28ª jornada; Porto fora na penúltima jornada e Moreirense em casa na ultima jornada.

Ao Porto restam os seguintes jogos: V.Setubal em casa; Nacional fora na 28ª jornada; Benfica em casa na penúltima jornada e Paços de Ferreira fora na ultima jornada.

Critérios de desempate:

  Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:
  «Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
  a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
  b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
  c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
  d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
  e) Maior número de vitórias em toda a competição;
  f) Maior número de golos marcados em toda a competição»
  A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,
aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.

 

Últimas Notícias

Porto

O Galatasaray, interessado em Jackson Martinez, chegou a oferecer 44 milhões de euros (a principio tentou repassar um jogador do seu plantel para abaixar os gastos, mas de imediato a inclusão foi rejeitada) ao Porto para levar o jogador, mas Pinto da Costa foi taxativo e afirmou (assim como já houvera feito à consulta do Zenit) que o jogador só sai das Antas pelo valor total da clausula rescisória que é de 60 milhões.

Como o Vasco vendeu os 45% dos direitos federativos que detinha de seu ex-zagueiro Dedé ao Cruzeiro, embolsando mais de 5 milhões de euros, conseguiu aporte financeiro para sonhar com os reforços pretendidos por seu novo técnico Paulo Autuori, dentre os quais esta Helton, goleiro portista que em 2002 migrou do time carioca para o U.Leiria, vindo posteriormente a se destacar no Porto, com quem tem contrato apenas ate 2014; o que poderá levar Pinto da Costa (que nesta sexta-feira confirmou sua recandidatura ao cargo de presidente, que já ocupa ha 31 anos) a negociá-lo tentando conseguir algum lucro em cima do jogador em final de vinculo contratual. O problema é que a justiça brasileira bloqueou a liberação dos documentos da negociação enquanto o Vasco não quite ou refinancie a divida que tem com o fisco superior a 20 milhões de reais.

Sporting

Jesualdo Ferreira, contratado em dezembro passado pela antiga direção, por pouco mais de 100 mil euros por mês ate junho deste ano, tinha uma clausula contratual que impunha o fim de seu vinculo assim que nova direção assumisse o clube, exceto em caso de entendimento entre as partes, como foi o que realmente ocorreu a pedido de Bruno Carvalho.

Wolfswinkel pode não ser negociado com o Norwich. Acontece que no acordo entre os clubes e jogador, o holandês fez constar uma clausula que lhe da o direito de rejeitar a transferência caso o time inglês desça de divisão, conforme divulgou a imprensa seu empresário, apesar do desmentido do técnico do Norwich.

Braga

Embora sem valores oficiais divulgados ainda, Felipe Pardo, atacante de 22 anos do Independente de Medelín (Colômbia) é o novo reforço do Braga por 5 temporadas.

Naval

Seguindo determinação da FIFA, a FPF retirou 12 pontos da Naval (o que a faz cair do 14o lugar que ocupava com 46 pontos para o 18o lugar com 34, um acima da Covilhã, primeira na zona de rebaixamento); por causa do não pagamento de direito de formação de dois jogadores, um do Palmeiras e outro do Curitiba; embora o clube de Figueira da Foz afirme já ter negociado com os referidos credores o pagamento devido. Para complicar ainda mais a situação da Naval, nesta segunda-feira seus jogadores não treinaram em protesto aos 4 meses de salários atrasados, ameaçando novamente entrar com o pré-aviso de greve.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *