DESTAQUES DA SEMANA
Por Emídio Tavares
Taças Europeias
Sporting se despede de pé da Liga Europa
Jogando no Alvalade XXI nessa quinta-feira, na tentativa de reverter o placar adverso de 2×0 para o Wolfsburgo da partida de ida na Alemanha, o Sporting foi pressão total do 1o ao último minuto, criando inúmeras jogadas de ataque, bola na trave, e tabelas perfeitas, mas sem nunca conseguir o objetivo final que eram os gols. O goleiro Benaglio só não fez chover em Lisboa, garantindo o empate sem gols que eliminou os leões da próxima fase da disputa, porem de forma digna.
Taça de Portugal
O primeiro dos dois jogos de ida das semifinais da Taça de Portugal, entre Nacional x Sporting, acontecerá as 20:15h a próxima quinta-feira dia 5 de março. Já o outro jogo entre Braga x Rio Ave só acontecerá as 20:15h do dia 7 de abril.
Superliga Portuguesa de Futebol
A 22ª jornada terminou apenas nessa segunda-feira quando as 20:00h o Boavista recebeu o Porto e perdeu por 2×0.
Já a 23a jornada teve os seguintes confrontos:
Sexta:
V.Guimarães 1×0 Marítimo (20:30h)
Sábado:
Gil Vicente 1×1 Boavista (16:00h)
Benfica 6×0 Estoril (17:00h)
Rio Ave 0x2 Braga (20:15h)
Domingo:
Nacional 3×0 V.Setubal (16:00h)
Penafiel 1×2 Moreirense (16:00h)
Acadêmica 1×1 Arouca (16:00h)
Porto 3×0 Sporting (19:15h) – Jogando no Dragão, Porto e Sporting fizeram uma partida equilibrada ate os 15 minutos. Depois disso só deu Porto, que dominou a partida, e goleou por 3×0 (tres gols de Tello); só não fazendo mais por infelicidade de seu ataque. Com o resultado o time azul e branco continua na perseguição do líder Benfica, a 4 pontos do topo da tabela (Benfica 59 pontos e Porto 54). Por outro lado o resultado coloca em perigo o 3º lugar do Sporting que conta com 46 pontos, e esta a apenas 1 ponto a frente do Braga.
Segunda:
Belenenses x Paços de Ferreira (20:00h).
Critérios de desempate:
Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:
«Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
e) Maior número de vitórias em toda a competição;
f) Maior número de golos marcados em toda a competição»
A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,
aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.
ÚLTIMAS NOTICIAS
Sporting
Como se já não lhe bastasse a multa de 765 euros e a suspensão de um mês imposta pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa por impropérios proferidos ao final da partida frente ao Gil Vicente no ultimo domingo em Alvalade (castigo esse baseado no artigo 136 do Regimento disciplinar que prevê punições por lesão da honra e da reputação a agentes desportivos) o presidente leonino Bruno de Carvalho bateu boca com o lateral Jefferson ao final do treino dessa segunda-feira, rebaixando o jogador, por tempo indeterminado, a equipe b, pelo fato do mesmo supostamente o ter chamado de mentiroso. O motivo do atrito seria uma suposta interpelação do atleta ao presidente, alegando que Bruno houvera escondido uma proposta (antes do fechamento da ultima janela de transações) de 6 milhões de euros por seu passe e mais 50 mil euros de salários proveniente do Dínamo Kyev.
Num investimento de 12 milhões 650 mil euros o Sporting resgatou junto ao fundo de Investimento Sporting Portugal Fund a totalidade do passe de 13 jogadores que estavam vinculados parcialmente ao mesmo, passando agora a ser o único detentor dos direitos federativos dos referidos jogadores: André Carrilo (20%), João Mário (15%) e William Carvalho (40%), André Martins (40%), Chaby (2,5%), Cédric (25%), Capel (20%), Diego Rubio (15%), Diogo Salomão (25%), Zézinho (25%), Nuno Reis (15%), Seejou King (40%) e Wilson Eduardo (40%).
Acadêmica
Com a vitória na ultima jornada jogando no Estoril frente aos donos da casa e pela 1a vez já sem o comando do demitido Paulo Sergio (Jose Viterbo assumiu interinamente) a Acadêmica conquistou sua 2a vitória no campeonato e quebrou um jejum de 5 meses sem vitória (a ultima aconteceu frente ao Arouca).
Portugueses no Exterior
Com o gol marcado no ultimo domingo frente ao Elche, na vitória do Real por 2×0, Cristiano Ronaldo igualou Santillana, o 3o maior artilheiro do time merengue com 290 gols (só que em 280 jogos, diferentemente de Santillana que chegou a essa marca, mas em 362 jogos), estando agora atrás apenas de Di Stefano (que marcou 307) e Raul (que marcou 323).
Pelo jogo de ida da Liga dos Campeões o Mônaco (do técnico luso Leonardo Jardim) foi ate a Inglaterra e venceu por 3×1 o Arsenal, com destaque para João Moutinho, grande articulador das jogadas do time francês.
Helder Postiga (La Corunha), que já tinha sido operado recentemente por causa de uma lombalgia, voltara novamente à mesa cirúrgica em breve, desta feita para se livrar de uma hérnia de disco, devendo ficar pelo menos um mês afastado dos gramados.
O Olimpiakos, do técnico Vitor Pereira, foi eliminado da Liga Europa após empatar em casa por 2 gols com o Dnipro da Ucrânia.
Já o Zenith, do técnico português Villas Boas, venceu em casa o PSV por 3×0 e com isso ira enfrentar na próxima fase o Torino da Itália.
No próximo dia 20 de março o TAS dará o parecer final a respeito do recurso impetrado pelo técnico da Seleção Portuguesa, Fernando Santos, contestando os 8 jogos de suspensão que sofreu por conta de expulsão em partida do Mundial do Brasil, quando ainda era técnico da Grécia.
A Seleção Portuguesa de Futsal de Padres, que disputou o Campeonato Europeu da categoria só para clérigos (Clericus Cup) na Áustria, depois de vencer todas as seleções que encontrou pela frente na fase de grupos (Eslováquia, Albânia e Bielorrússia), repetiu o feito nas semifinais batendo Hungria e Croácia, para então na grande final suplantar também a seleção da Polônia, conquistando o titulo europeu de futsal para Portugal.
Com a vitória de 2×0 sobre o Tottenham em Wenbley, o Chelsea de Jose Mourinho conquistou nesse domingo a Taça da Liga Inglesa.