Destaques da semana
Por Emídio Tavares
Taças europeias: Liga dos Campeões
Sporting despede-se com honra da Champions
Após praticamente ser eliminado em casa na partida de ida, quando cometendo o mesmo erro que cometeu frente ao Ajax, Ruben Amorim resolveu enfrentar de igual para igual o Manchester City sendo goleado por 5×0, desta feita o treinador leonino jogou com uma muralha na defesa e outra no meio de campo, garantindo o empate sem gols em Manchester, apesar de ter enfrentado uma equipe mista com muitos reservas. Consegue assim o Sporting sair de cabeça erguida da Liga dos Campeões.
Liga Europa
Porto perde em casa, desta feita com a arbitragem contra
Numa partida bem disputada e marcada por um lance violento, onde Pepe e Paquetá se chocaram de cabeça (com o jogador português sofrendo grande corte na testa, sendo substituído ao intervalo e até passando por uma pequena cirurgia), o time francês acabou abrindo o marcador com Paquetá aos 15 do segundo tempo, num lance polêmico que só foi validado após consulta ao VAR. Minutos após, o mesmo Paquetá tocou a mão na bola dentro da área, com a penalidade sendo marcada a favor do Porto e depois invalidada pelo VAR, numa arbitragem polêmica do juiz espanhol, que inverteu muitas faltas contra o Porto e deixou de marcar outras que beneficiariam o time luso. Derrota injusta para os dragões, que agora precisam vencer por 2 gols de diferença para evoluir na disputa, ou por pelo menos 1 para levar a partida à prorrogação.
Braga Vence Bem E Vai Com Vantagem A Franca
Jogando na quinta-feira (10/03) em casa frente ao Mônaco, o Braga entrou a todo vapor pressionando fortemente o adversário na primeira etapa, fazendo um gol logo aos 3 minutos com Abel Ruiz e criando ainda outras tantas oportunidades nos 45 minutos inicias. Já na etapa complementar a equipe lusa procurou se resguardar mais e abriu espaço para os franceses, que foram para cima. Só que num lance de contra-ataque o Braga liquidou a fatura com Vitinha fazendo 2×0 perto do apito final, e garantiu boa vantagem para partida de volta semana que vem, podendo até se dar ao luxo de perder por 1×0 que ainda assim evoluirá na disputa.
Superliga Portuguesa Temporada 2021/2022
A 25° jornada foi concluída na segunda-feira (07/03) com o Tondela enfrentando o Belenenses SAD às 20:15h e empatando por 1 gol.
Já a 26° jornada teve inicio na sexta-feira com os seguintes jogos:
Sexta-feira (11/03)
Benfica 1×1 Tondela (20:15h) – com Taarabat expulso aos 7 minutos do primeiro tempo o Benfica suou para conseguir empatar com o Vizela por 1 gol.
Sábado (12/03)
Estoril 2×0 Portimonense (15:30h)
Famalicão 0x0 S.Clara (15:30h)
Arouca 0x1 Paços de Ferreira (18:00h)
Beleneneses SAD 0x0 Boavista (20:30h)
Domingo (13/03)
Marítimo x V.Guimarães (15:30h)
Porto 4×0 Tondela (18:00h)
Braga x Gil Vicente (20:30h)
A jornada só termina na segunda-feira (14/03), quando às 20:15h o Moreirense receberá o Sporting.
ÚLTIMAS NOTICIAS
Leiria
A prefeitura de Leiria criou nos 20 camarotes do Estádio Municipal um verdadeiro centro de acolhimento aos refugiados ucranianos, com 54 camas e beliches, além da previsão de alargamento para breve do número de leitos.
Federação Portuguesa de Futebol
Tal como já aconteceu nas competições da UEFA, a Federação Portuguesa de Futebol determinou nessa semana o fim da vantagem pelo gol marcado na casa dos adversários em competições eliminatórias (semifinais em jogos de ida e volta da Taça da Liga e da Taça de Portugal), já valendo para a temporada 2022/2023.
Portugueses pelo mundo
A imprensa espanhola revelou que logo após encerrar a carreira em 2009, Figo criou uma empresa para exploração de minérios na África, a Damash Minerals, atuando hoje no Senegal, Guiné, Burkina Faso e com pretensões para em breve expandir a exploração de ferro, ouro, fosfato e cobre também para Mali e Mauritânia. Segundo a nota da imprensa, a empresa tem hoje um patrimônio líquido superior a 20 milhões de euros, e lucrou em 2018 mais de 600 mil euros.
Vitor Pereira e os 5 membros de sua comissão técnica assinaram contrato até o final da temporada com o Corinthians recebendo algo em torno de 300 mil euros mensais (somados todos os vencimentos dos integrantes), porém com o euro congelado na cotação do dia da assinatura do vínculo (5.67 reais).