Destaques da Semana: Seleção portuguesa feminina garante vaga no mundial

Divulgação / Federação portuguesa

Destaques da semana
Por Emídio Tavares

Seleção portuguesa feminina garante vaga no mundial

Portugal enfrentou na madrugada da sexta-feira (24/02) na Nova Zelândia a Seleção de Camarões, dominando o jogo desde o 1º minuto, com a criação de jogadas e bolas na trave. O gol inicial das meninas lusas surgiu aos 22 minutos, onde após rebote na trave Diana Gomes abriu o marcador. Para a etapa final Portugal tocou mais a bola e viu Camarões crescer no jogo, mas sem competência para assustar, a não ser num dos últimos lances da partida onde Abam marcou aos 39, mas teve o gol não validado pelo VAR por fora de jogo. Seis minutos após, o susto virou realidade com Njoya empatado para as camaronesas. Mas a sorte estava mesmo ao lado das meninas portuguesas, que viram a arbitragem marcar uma penalidade contra Camarões por mão na bola dentro da área no 4º minuto de acréscimo, para chute certeiro de Carole Costa e que decretou a vitória da Seleção Portuguesa (que conta com 10 meninas do Benfica), garantindo vaga no mundial que acontecerá de 20 de julho a 20 de agosto na Austrália e Nova Zelândia, estando Portugal no grupo E (serão 8 grupos de 4 seleções cada):

Grupo E:

Portugal

Holanda (atual vice-campeão do mundo e cujo jogo com Portugal acontecerá a 23 de julho).

Vietnã (joga com Portugal a 27 de julho).

Estados Unidos (atual campeã do mundo e cujo jogo com Portugal acontecerá a 1 de agosto).

Taças europeias

Liga dos campeões

Inter 1×0 Porto: derrota injusta, mas a decisão é no Dragão

O Porto foi na quarta-feira (22/02) até Milão enfrentar a Inter e mesmo tendo menos posse de bola foi a equipe que criou mais chances reais de gol, que só não aconteceu graças as espetaculares defesas de Onana. A equipe portuguesa quando atacava, usava das jogadas ensaiadas de contra-ataque que envolviam com facilidade a zaga adversária. Na etapa complementar os italianos pressionaram mais a equipe de Sergio Conceição e ainda conseguiram uma vantagem numérica em campo, quando aos 34 da etapa final Otavio, que já tinha amarelo, foi expulso ao pisar no pé de uma atacante adversário. Com isso, os donos da casa reforçaram o ataque com Lukaku, que após cabecear na trave aos 41 minutos, acabou por pegar o rebote e fazer o gol solitário da vitória da Inter e que quebrou uma sequência de 22 jogos invictos do Porto (19 vitórias e 3 empates). Derrota injusta num jogo em que dos 23 chutes a gol, 10 foram do Porto, que agora tem tudo para em casa, dentro de duas semanas, reverter essa desvantagem para evoluir na disputa.

 

Liga Europa

Midtjylland 0x4 Sporting: Leões avançam em busca de um milagre

Após o susto no jogo da ida onde o Sporting conseguiu o gol do empate salvador nos segundos finais, a equipe leonina entrou com outro ímpeto na partida da quinta-feira (23/02) na Dinamarca, dando as cartas, impedindo as jogadas de ataque dos donos da casa e criando jogadas desde o pontapé inicial, com Coates (de novo) a fazer o gol inaugural aos 21 minutos. Logo no início da etapa complementar, Pote fez um golaço aos 5 minutos e aos 32 bisou, enquanto Stefan Gartenmann marcou contra e fechou o placar da goleada leonina que garantiu vaga para as oitavas-de-final onde pegará outra pedreira, o Arsenal da Inglaterra, com jogos a serem realizados em 9 de março em Lisboa e dia 16 de março em Londres.

Liga conferência

Fiorentina 3×2 Braga: Bracarenses ficaram com água na boca, mas novamente perderam

O técnico Arthur Jorge resolveu mexer por completo na equipe lusa fazendo 9 mudanças que de início pareciam surtir efeito, já que com 34 minutos o Braga já vencia por 2×0. Mas a esperança durou pouco e sucumbiu perante a superioridade italiana, com a Fiorentina ainda a descontar no 1º tempo e a virar o jogo perto do apito final, acabando com as pequenas esperanças dos arsenalistas, que assim se despedem da disputa.

SUPERLIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL

A 21ª jornada só terminou na segunda-feira (20/02) quando às 19:00h o Chaves recebeu o Sporting e perdeu por 3×2 (e Chermiti ainda desperdiçou um pênalti a favor dos leões) e às 21:15h o Benfica recebeu o Boavista e venceu por 3×1 (com João Mario também desperdiçando uma penalidade).

Já a 22ª jornada teve início na sexta-feira com os seguintes confrontos:

Sexta-feira (24/02)

Famalicão 1×0 Portimonense (20:15h)

Sábado (25/02)

Arouca 2×0 Casa Pia (15:30h)

Marítimo 3×1 S.Clara (18:00h)

Vizela 0x2 Benfica (20:30h)

Domingo (26/02)

Rio Ave 1×0 Chaves (15:30h)

Paços de Ferreira 1×3 Boavista (18:00h)

Porto 1×2 Gil Vicente (20:30h)

A jornada será concluída com mais dois jogos a serem realizados na segunda-feira (27/02), Sporting x Estoril às 19:00h e V.Guimarães x Braga (21:15h).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Estoril

Nelson Verissimo, ex-técnico do Benfica, que tinha contrato com o Estoril até 2024, foi demitido essa semana, assumindo interinamente Pedro Guerreiro, técnico dos sub-23.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *