Destaques da semana
Por Emídio Tavares
Liga das nações
Seleção Portuguesa: 3 novidades e 4 ausências por contusão
Roberto Martinez convocou a seleção para os dois últimos jogos da fase de grupos da Liga das Nações, na sexta-feira (15/11) no Estádio do Dragão frente a Polônia e no dia 18/11 (segunda-feira) fora contra a Croácia. As novidades são a estreia de Nuno Tavares da Lázio e os retornos de Tiago Djalo do Porto e Pote do Sporting. Por contusão ficaram de fora Diogo Jota, Ruben Neves (afastado até janeiro por cirurgia no tendão patelar), Gonçalo Inácio e Ruben Dias.
Eis os convocados:
Goleiros => Jose Sá, Rui Silva e Diogo Costa.
Defesas => Cancelo, Dalot, Nelson Semedo, Nuno Mendes, Nuno Tavares, Tomas Araújo, Antônio Silva, Renato Veiga e Tiago Djalo.
Meio-campistas => Palhinha, João Neves, Matheus Nunes, Otávio, Vitinha, Pote, Bruno Fernandes e Bernardo Silva.
Atacantes => Rafael Leão, Trincão, Francisco Conceição, João Félix, Pedro Neto e Cristiano Ronaldo.
Taças europeias
Liga dos campeões
No adeus de Amorim, água vira vinho e inferno vira céu: Sporting 4×1 Manchester City
O Sporting recebeu na terça-feira (05/11), o Manchester City, se salvando de levar uma goleada na etapa inicial pela fragilidade de sua zaga, que desfalcada por contusão de Nuno Santos e Gonçalo Inácio, bateu cabeça e foi acuada pelo time inglês nos minutos iniciais, tanto que aos 4 abriram o marcador quando numa bola jogada na fogueira por Debast para Morita, o japonês cochilou e permitiu a roubada de bola de Folden, que fuzilou Israel Franco. Aos 7 minutos, num contra-ataque leonino, Gyokeres foi lançado em profundidade, levando a bola do meio de campo até a entrada da área de Ederson e errando ao tentar numa cavadinha encobrir o goleiro brasileiro, que defendeu com facilidade. Aos 9, Franco Israel salvou um chute a queima roupa do ataque inglês. Aos 15, num ataque leonino, a bola bateu na mão do zagueiro inglês, porém o VAR nada marcou. Aos 18, mais uma bola na fogueira, de novo de Debast, desta feita para Franco Israel que quase se complicou na frente de Folden. Aos 20, Diomande quase entregou o ouro dentro da área. Aos 27, após cobrança de escanteio, Haaland cabeceou e Gyokeres salvou em cima da risca gol certo do City. Aos 30, no meio de 3 zagueiros lusos, Haaland chutou dentro da área e Franco Israel fez outro milagre. E aos 37, em bola lançada em profundidade por Quenda no meio de campo, Gyokeres ganhou na corrida da zaga inglesa e na saída de Ederson, colocou no fundo das redes para o empate do Sporting.
O gol no final da etapa inicial deu outro folego a equipe do Sporting que começou o 2º tempo trabalhando intensamente. Aos 30 segundos, Pote deu espetacular passe para Maxi Araújo, que na entrada da área adversária passou por 2 zagueiros e virou o placar. Um minuto e meio depois, Trincão foi derrubado dentro da grande área, e Gyokeres bisou, fazendo o 3º gol leonino. Aos 22, numa disputa de Bernardo Silva dentro da área do Sporting, a bola resvalou na mão de Diomande, com o árbitro assinalando pênalti para o City. Na cobrança, Haaland acertou o travessão. Aos 28 Amorim tirou Morita, Matheus Reis e Maxi para as entradas de St. Juste, Daniel Bragança e Geny Catamo. Cinco minutos após, Geny Catamo fintou Matheus Nunes dentro da grande área e foi derrubado, pênalti para os leões. Gyokeres bateu e fez seu 3º gol e o 4º do Sporting.
Nos minutos finais, Amorim trocou Quenda por Quaresma e Trincão por Harder. Vitória histórica na noite de despedida em Alvalade de Ruben Amorim, que fez água virar vinho e inferno virar céu, lançando o Sporting à 2ª colocação geral na Liga dos Campeões.
Muralha Encarnada Resistiu Mais De 1 Hora: Bayern 1×0 Benfica
Já na quarta-feira (06/11), o Benfica foi até a Alemanha enfrentar o Bayern, após perder na Luz sua última partida para o Feyenoord, com uma equipe totalmente reformulada e fechada, saindo dos 3 defesas tradicionais para cinco (além de Otamendi, Antonio Silva e Tomas Araújo, escalou também os 2 laterais mais fechados ao lado da zaga, Carreas e Kabore), além de um meio de campo formado por Kokçu, Renato Sanches e Aursnes e no ataque, isolados embora voltando para ajudar o meio de campo, Aktyrkoglu e Amdouni (Pavlidis e Di Maria ficaram no banco). A configuração, pelo menos no primeiro tempo deu resultado, com o time bávaro raramente conseguindo adentrar a área encarnada, e ainda assim quando conseguia, parando nas mãos de Trubin, destaque da partida.
Para a etapa complementar, como o Benfica foi totalmente omisso no ataque, Lage trocou Kabore (já com amarelo) por Beste e na frente Amdouni e Akturkoglu por Pavlidis e Di Maria, porém sem sucesso, pois o time da Luz, durante toda a partida, chutou uma única vez ao gol adversário. Aos 22 da etapa final, Musiala de cabeça, derrubou a muralha encarnada fazendo o gol solitário da partida. Lage ainda tentou, sem sucesso, mexer na equipe, colocando Arthur Cabral no lugar de Kokçu, e Rollheiser no lugar de Renato Sanches. Segunda derrota consecutiva do Benfica na Liga dos Campeões, que o faz despencar para a 19ª posição geral.
Liga europa
Mais uma vez a vitória escapa por entre os dedos: elfsborg 1×1 braga
Na quinta-feira (07/11) o Braga, que perdeu sua última partida em casa, foi até a Suécia enfrentar o Elfsborg, dominando a maior parte do jogo, embora só conseguindo o gol (aliás, contra) aos 22 da etapa final, num chute de Ricardo Horta desviado no adversário. Com o placar a seu favor, a equipe bracarense foi tocando a bola para fazer o tempo passar, enquanto o adversário aumentava a pressão. Faltando 6 minutos para o término da partida, Emil Holtem deixou tudo igual fazendo o Braga, mais uma vez, deixar escapar a vitória por entre os dedos. Com o resultado o time luso afundou na tabela, ocupando agora apenas a 26ª posição.
Goleiro E Zagueiro Entregam Ouro Aos Italianos: Lazio 2×1 Porto
Também na quinta-feira (07/11), o Porto se deslocou até a Itália para enfrentar a Lazio, até então líder da Liga Europa. O começo do jogo foi dos italianos, com a equipe lusa equilibrando as forças e passando a dominar o confronto após os 20 minutos, criando jogadas ofensivas com Samu e até mandando uma bola na trave através de Fábio Vieira. Nos acréscimos da primeira etapa, após um lance de escanteio, a zaga deixou Romagnoli subir sozinho e cabecear, à frente de Diogo Costa (que saiu caçando borboleta), para a abertura do placar.
O gol não tirou o ânimo da equipe portista, que continuou com volume de jogo e conseguiu o gol de empate (além de inúmeras outras chances desperdiçadas) aos 21 com Eustáquio. A partir daí a partida ficou aberta, com ambas as equipes ousando no ataque. Novamente nos acréscimos e em outro lance de bola parada alçada a área lusa, Nehuen Perez falhou a cabeçada deixando Pedro tranquilo para fazer o gol da vitória italiana e que afunda o Porto à 22ª posição na tabela.
Liga conferência
Conquistadores imparáveis: v. Guimarães 2×1 Mlada Boleslav
Ainda na quinta-feira (07/11), o V. Guimarães recebeu os tchecos do Mlada Boleslav, numa partida onde o destaque foi o meia estreante Oscar Rivas, autor de um gol e uma bola na trave, e outros belos passes, o V. Guimarães venceu por 2×1, sempre seguro e consistente. Tiago Silva de pênalti abriu o placar aos 40 minutos. Oscar fez 2×0 aos 15 da etapa final e Vasil descontou aos 27 minutos. O resultado coloca o V. Guimarães na 5ª posição com 9 pontos, ao lado de mais 4 equipes, todas na liderança, mas à frente pelo saldo de gols.
Liga Portuguesa De Futebol Temporada 2024/2025
A 10ª jornada só terminou nessa segunda, dia 4/11, com o Nacional recebendo às 20:15h o S. Clara, e vencendo por 2×0.
A 11ª jornada começou na sexta-feira com os seguintes confrontos:
Sexta-feira (08/11)
Moreirense 3×2 Gil Vicente (20:15h)
Sábado (09/11)
Estoril 0x0 Aves SAD (15:30h)
Casa Pia 1×1 Farense (15:30h)
Famalicão 0x0 Arouca (18:00h)
Boavista 0x2 Rio Ave (20:30h)
Domingo (10/11)
E. Amadora 2×0 Nacional (15:30h)
S. Clara 1×0 V. Guimarães (16:30h)
Braga 2×4 Sporting (18:45h)
Benfica 4×1 Porto (20:45h)
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Rio Ave
Luís Freire, técnico que comandava o Rio Ave desde 2021, foi demitido na segunda-feira (04/11) e para seu lugar foi contratado Petit, que assume até o final da temporada.
Sporting
Na corrida por Gyokeres, a imprensa espanhola coloca agora também o Barcelona como novo interessado e disposto inclusive a colocar Vitor Roque de contrapeso no negócio e a oferecer os 50% que detém de Trincão, para baratear a transação.
João Pereira, nesse período de data FIFA, poderá ficar sem 14 jogadores convocados para suas respectivas seleções (Portugal, Dinamarca, Suécia, Japão, Bélgica, Moçambique, Costa do Marfim e possivelmente Uruguai), sendo que 12 deles já confirmados, restando apenas a convocação de Bielsa pelo Uruguai, onde costumeiramente tem chamado Maxi Araújo e Franco Israel.
Portugueses pelo Mundo
João Félix, com 4 gols, já é o artilheiro da Liga Conferência ao lado de seu companheiro de equipe no Chelsea, Nkunku.
Leonardo Jardim é o novo técnico do atual campeão da Liga dos Campeões Asiáticos, Al Ain, dos Emirados Árabes, em substituição a Hernan Crespo. O contrato vai até junho de 2025, data do término do Mundial de Clubes da FIFA.