DESTAQUES DA SEMANA
Por Emídio Tavares
Proposta das arábias pode levar Cristiano ao PSG
O príncipe do Catar e dono do PSG, Tamim Bin Hamad Al Thani, parece mesmo estar disposto a levar Cristiano Ronaldo ao futebol francês. Segundo divulgou essa semana um jornal daquele país o milionário estaria oferecendo 100 milhões de euros ao Real (que o comprou junto ao Manchester em 2009 por 93 milhões), e mais 18 milhões de euros por ano, livre de impostos (ou seja, 1,5 milhão de euros por mês), ao craque luso para que ele troque o Real pelo PSG.
TAÇA DE PORTUGAL
No próximo domingo, dia 26, no Estádio Nacional do Jamor, Benfica e V.Guimarães decidem a Taça de Portugal desta temporada.
TAÇAS EUROPÉIAS
Abalado Benfica perde dois campeonatos em uma semana
A finalíssima da Liga Europa aconteceu nesta quarta, dia 15 de maio, em Amsterdã, quando o Benfica, em sua 9ª final de Taças Europeias, enfrentou o Chelsea, dominando a maior parte do jogo, principalmente na etapa inicial. Jorge Jesus entrou com um time forte e ofensivo, que pressionou os ingleses no ataque, embora o excesso de preciosismo impedisse a marcação de gols nos 45 minutos iniciais.
Para a etapa final o time encarnado voltou com a mesma determinação, mas encontrando um Chelsea mais acordado e voluntarioso na partida. Aos 15 minutos Peter Chech, em reposição após tiro de meta, lançou a bola para o ataque, e na tentativa de cortar Garay permitiu que Torres ficasse livre na cara do gol, passando por Luisão, Arthur e quase sem ângulo abrindo o marcador para os londrinos. Mesmo assim o Benfica não perdeu o ímpeto e 8 minutos após conseguiu o gol de empate, através de Cardozo, numa cobrança de penalidade máxima cometida por Azpilicueta, que colocou a mão na bola dentro da grande área. Com o empate Jesus resolveu colocar o time encarnado mais a frente tentando resolver a sorte do jogo antes que o mesmo fosse para a prorrogação, que só não aconteceu porque mais uma vez o destino foi cruel com o time da Luz nos acréscimos da partida. No 2º minuto após os 45, Ivanovic subiu mais que toda a zaga lusa e cabeceou para o fundo das redes após cobrança de escanteio. Gol que consagrou o Chelsea como campeão da Liga Europa fazendo injustiça ao melhor futebol apresentado durante todos os 90 minutos pelo time português. Com mais essa frustração, e mesmo com uma recepção calorosa a todo o elenco, feita pela torcida na chegada do time encarnado a Portugal, Jorge Jesus deixou transparecer em declarações a imprensa que poderá sair do comando técnico do Benfica, apesar de Luís Filipe Vieira afirmar o contrario. Na mídia, principalmente após os elogios de Pinto da Costa ao técnico encarnado ao meio da semana, há quem garanta que Jesus assinara com o Porto já na próxima semana. Outros afirmam que treinador e presidente já acertaram uma prorrogação contratual de mais 2 nos (com opção de mais 1); e sem reajuste salarial (nem para mais nem para menos).
Essa mesma fatalidade nos acréscimos já tinha vitimado o Benfica na penúltima jornada da Superliga, quando perdeu no final do jogo para o Porto, que dessa maneira assumiu a liderança da competição, ratificando o título nesse domingo ao bater o Paços de Ferreira por 2×0.
SUPERLIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL
Antes do início desta última jornada, o Porto liderava com 75 pontos, seguido pelo Benfica com 74, Paços de Ferreira com 54, Braga com 49, Estoril com 42, V.Guimarães com 40 e Sporting, ao lado do Rio Ave, com 39 (porem sem chances de disputar a Liga Europa no desempate com o Estoril)…
Porto e Benfica já estão garantidos na fase de grupos da próxima Liga dos Campeões; assim como também esta garantido nessa liga o Paços de Ferreira, porem na fase de play-off que antecede a fase de grupos.
Para a Liga Europa já estão garantidos Braga (4º colocado) e V.Guimarães (pela presença na final da Taça de Portugal); sendo que a última vaga…
A última jornada, com todos os jogos acontecendo neste domingo as 18:30h, apontou os seguintes resultados:
Benfica 3×1 Moreirense
Paços de Ferreira 0x2 Porto
Guimarães 0x1 Rio Ave
Olhanense 0x0 Marítimo
Beira-Mar 1×4 Sporting
Gil Vicente 1×3 Estoril
Nacional 2×1 Acadêmica
Setúbal 0x1 Braga
Com esses resultados o Porto sagrou-se campeão novamente, seguido pelo Benfica em segundo lugar, e pelo Paços de Ferreira em 3º lugar, todos qualificados para a Liga dos Campeões (sendo que o Paços entra na fase de play-off antes da fase de grupos para a qual já estão qualificados Benfica e Porto). O Estoril juntou-se ao V.Guimarães e ao Braga na Liga Europa
Os rebaixados foram Moreirense e Beira-Mar.
Já na Liga de Honra onde o Belenenses há algumas rodadas já houvera se sagrado campeão, a classificação final apresentou o time do Restelo em 1º e o Arouca em 2º lugar, numa campanha meteórica, onde há 6 anos encontrava-se na Divisão Distrital.
Os rebaixados foram V.Guimarães B e Freamunde.
Critérios de desempate:
Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:
«Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
e) Maior número de vitórias em toda a competição;
f) Maior número de golos marcados em toda a competição»
A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,
aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.
ÚLTIMAS NOTICIAS
Benfica
Benfica e Sporting de Espinho repetiram a partida da decisão, visto que na 1ª o resultado foi impugnado por um erro de arbitragem, e novamente os encarnados venceram, desta feita por 3×1, sagrando-se campeões nacionais de voleibol pela quarta vez, e oito anos depois da última conquista. Trata-se do 4o título do Benfica (o time de Espinho já conquistou o campeonato 18 vezes).
Sporting
Jesualdo Ferreira não concordou com a política de redução de custos imposta por Bruno Carvalho e por isso não deverá permanecer como técnico para a próxima temporada, podendo inclusive retornar à direção técnica do Braga de onde saiu há 7 anos para treinar o Porto. Especula-se que Leonardo Jardim recebeu uma proposta contratual de 33 mil euros/mês para comandar por de 2 anos o time de Alvalade.
Porto
Nesse final de semana o time dos dragões sagrou-se campeão por 2 vezes. Na sexta bateu o Benfica conquistando o campeonato nacional de Handebol, e nesse sábado, a 2 rodadas do final, venceu o mesmo time encarnado por 7×3, conquistando seu 21º campeonato nacional de Hóquei sobre Patins.
Naval
Em protesto aos quase 5 meses de salários atrasados (e que já causaram a perda de 12 pontos ao time de Figueira da Foz), os jogadores da Naval ficaram 1 minuto sem sequer tocar na bola logo após o apito inicial da partida frente ao Porto B nesse final de semana. Em solidariedade aos companheiros, os jogadores da equipe portista não evoluíram para o ataque com a bola e nem criaram situação de gol.
Portugueses no Exterior
O trio de arbitragem português, composto pelo juiz Pedro Proença e pelos auxiliares Bertino Miranda e Tiago Trigo, foi nomeado pela UEFA para atuar na Taça das Confederações em junho próximo, no Brasil.