DESTAQUES DA SEMANA
Por Emídio Tavares
Presidente do Boavista renuncia um dia antes da Justiça nomear interventor
O agora ex-presidente do Boavista, Manuel Maio, renunciou ao cargo um dia antes da justiça portuguesa nomear nesta semana uma interventora-administradora para o clube; que desde 2004 está sendo cobrado pela Somague de uma dívida de 35 milhões de euros, relativa à remodelação do Estádio do Bessa para a Eurocopa daquele ano. A referida empresa chegou inclusive a entrar com um pedido de insolvência para os axadrezados; porém o Tribunal do Comércio de Vila Nova de Gaia nunca houvera deferido o pedido, fato que agora mudou de figura, com a nomeação da administradora judicial; e com a determinação que o Boavista entre no Processo Especial de Revitalização (um tipo de concordada, se comparado as leis brasileiras).
Prêmios das equipes portuguesas nas Taças Europeias
O Porto foi a equipe lusa que mais arrecadou até agora por participação nas taças europeias – 11,6 milhões de euros. Foram 8,6 milhões de euros por participação na fase de grupos da Liga dos Campeões, mais 4,5 milhões por 4 vitórias e 1 empate (1 milhão por vitória e 500 mil euros por empate) e mais 3,5 milhões de euros por ter evoluído para as oitavas-de-final.
Já ao Benfica coube a 11,8 milhões de euros (8,6 milhões por ter participado da fase de grupos da Liga dos Campeões, mais 3 milhões por 2 vitórias e 2 empates; e ainda mais 200 mil euros por entrar agora na Liga Europa, já que não evoluiu para as oitavas-de-final da Liga dos Campeões).
Ao Braga coube 11,7 milhões de euros (2,1 milhões por evoluir da fase de play-off para a fase de grupos da Liga dos Campeões, mais 8,6 milhões por participar da Fase de Grupos da Liga dos Campeões; mais 1 milhão pela única vitória que conseguiu nesta fase).
E com relação aos clubes lusos da Liga Europa, já todos eliminados, o Marítimo faturou 1,9 milhões de euros; enquanto Sporting e Acadêmica ficaram cada um com 1,7 milhões de euros.
Taça de Portugal
A equipe do Coimbrões (de V. Nova de Gaia), venceu fora o Caldas nos pênaltis por 4×2 (apos empate sem gols no tempo normal), e assim decide no próximo dia 12, com o D.Aves, quem será o adversário do Benfica na 5a eliminatória da Taça de Portugal, que já tem como qualificados Braga, Arouca, Belenenses, Paços de Ferreira, V.Guimarães, Acadêmica e Gil Vicente.
Taças Europeias
LIGA EUROPA
Acadêmica
A última jornada aconteceu nesta quinta, dia 6 de dezembro, com o Viktoria Pizen batendo o Atlético de Madrid por 1×0, e a Acadêmica perdendo fora para o Hapoel por 2×0. O time dos estudantes entrou analisando o adversário na primeira parte do jogo. Para o tempo complementar, a Acadêmica partiu com tudo para cima do Hapoel, e só não marcou devido à péssima pontaria de seus atacantes, que desperdiçaram pelos menos 3 chances de gols nos minutos iniciais. Para azar do time luso, numa estocada dos donos da casa aos 11 minutos, saiu o gol que penalizou o bom futebol ate então do time de Coimbra; que a partir daí então foi para o tudo ou nada, e acabou tomando, no contra-ataque, o gol que deu números finais ao jogo, aos 35. Com os resultados do grupo, o Videoton terminou em primeiro com 13 pontos; seguido pelo Atlético de Madrid com 12 pontos; a Acadêmica com 5 e o Hapoel com 4.
Marítimo
A ultima jornada aconteceu neste 6 de dezembro, com o Marítimo vencendo por 2×1 o Brugge; e Bordeaux batendo por 2×0 o Newcastle. O time madeirense entrou a campo sem maiores responsabilidades, mas disposto a fazer uma boa despedida; e o fez. Aos 18 minutos abriu o marcador, e assim manteve o placar ate pouco menos de 5 minutos para o final da partida; visto que após o gol inicial, muitas substituições foram feitas, e o jogo ficou mais com cara de treino do que de partida oficial. Aos 41 minutos do 2º tempo o arbitro assinalou mão na bola de um defensor luso dentro da área (lance duvidoso), e o Brugge não perdoou convertendo a penalidade para igualar o marcador. Mas a sorte ainda não estava definida, e dois minutos após o empate, Heldon (que acabara de entrar no jogo), fez o gol da vitoria madeirense e que valeu 200 mil euros de prêmios para os jogadores portugueses. O Bordeaux terminou como 1º do grupo com 13 pontos; seguido pelo Newcastle com 9; Marítimo com 6 e Brugge com apenas 4 pontos.
Sporting
A ultima jornada começou nesta quinta, dia 6 de dezembro, com o Genk empatando sem gols com o Basiléia; e com o jogo Sporting x Videoton sendo transferido para a sexta, no mesmo horário, devido às chuvas que alagaram o gramado do Alvalade XXI. Na sexta então os leões venceram por 2×1, quando nada mais almejavam. O vencedor do grupo, com 12 pontos, foi o Genk, seguido pelo Basiléia com 9, Videotion com 6 e Sporting com 5.
LIGA DOS CAMPOEOES
Benfica
A ultima jornada aconteceu neste dia 5 de dezembro, com o Barcelona recebendo o Benfica e empatando sem abertura de contagem e o Celtic recebendo o Spartak, e vencendo por 2×1. O time encarnado tinha tudo para vencer os catalães (que entraram a campo com 6 reservas e Messi no banco, que depois entrou, mas acabou saindo por causa de uma entorse), mas foi incompetente nas conclusões das inúmeras oportunidades criadas (embora o Barcelona tenha apresentado durante todo o jogo maior porcentagem de posse de bola -72% x 28%; foi o Benfica quem mais chances criou com 10 escanteios contra 2; e 18 chutes a gol contra 9). Jorge Jesus, teimoso como sempre, só fez entrar Cardozo na etapa final, que juntamente com Bruno Cesar e Maxi Pereira, ajudou a criar as 2 ultimas oportunidades reais de gol já no apagar das luzes. Na Escócia, o Celtic fez sua parte e venceu, classificando-se em 2o do grupo com 10 pontos (o Barcelona ficou em 1o com 13, o Benfica em 3o com 8, e o Spartak em ultimo com apenas 3 pontos). Assim, o Benfica agora, como um dos 3os melhores colocados da Liga dos Campeões, será um dos cabeças de chave da próxima fase da Liga Europa (e com isso terá a vantagem de jogar a primeira partida fora e a partida de volta em casa), fugindo de inicio de um confronto com o Chelsea, mas podendo ainda enfrentar o Zenit.
Braga
A ultima jornada aconteceu neste 5 de dezembro, com o Manchester recebendo o Cluj e perdendo por 1×0; e o Braga recebendo o Galatasaray, e perdendo também, de virada, por 2×1. O time bracarense, já sem nenhuma responsabilidade por vitoria, jogou um futebol de 1a linha na etapa inicial, dominando a partida e acuando os turcos no campo de defesa. O gol de Mossoró aos 32 minutos foi pouco para traduzir a superioridade lusa em campo. Para o tempo complementar, sabedores de que precisariam da vitoria pelo fato do Cluj estar vencendo o Manchester, os jogadores do Galatasaray foram com tudo para o ataque, dominando boa parte dos 45 minutos finais, e conseguindo a virada, com gols marcados aos 13 e aos 33 minutos; e que lhes garantiram a passagem para a próxima fase da disputa (o Manchester terminou com 12 pontos na liderança, seguido por Galatasaray e Cluj com 10; mas com os turcos passando pela vantagem no confronto direto; e o Braga em último com apenas 3 pontos, 1 vitoria e 5 derrotas). O Braga, infelizmente, esta alijado da Liga dos Campeões e não tem chance de evoluir para a Liga Europa.
Porto
A ultima jornada aconteceu nesta terça, 4 de dezembro, com o Dínamo de Zagreb recebendo o Dínamo de Kiev e empatando por 1 gol; e o PSG recebendo o Porto, e vencendo por 2×1. O jogo começou com o time frances pressionando o luso, e ganhando o meio campo, com uma serie de oportunidades de gols, que esbarraram nas defesas de Helton. Por volta de meia hora de jogo, quando o time português já conseguia equiparar as forças, Tiago Silva, de cabeça, abriu o marcador para o PSG; mas o time de Vitor Pereira não se intimidou, e 4 minutos apos, numa bela jogada de Danilo, empatou apos cabeçada de Jackson Martinez. Para a etapa complementar o mesmo filme ia se repetindo, ate o frango de Helton, aos 16 minutos, no chute de Lavezzi, que decretou a vitoria do PSG e o primeiro lugar do grupo com 15 pontos, seguido pelo Porto com 13, pelo Dínamo de Kiev com 5 (disputara a próxima fase da Liga Europa), e Dínamo de Zagreb com apenas 1 ponto. Ha 3 anos o Porto não perdia 2 partidas consecutivas. A ultima vez em que isto ocorreu foi no mês de setembro de 2009- derrota em Londres por 1×0 para o Chelsea pela Liga dos Campeões; e na seqüência, pelo Campeonato Português, derrota em Braga por 1×0 para os donos da casa.
Cada vitoria nesta fase valeu 1 milhão de euros; e a passagem para a próxima fase rendeu mais 3,5 milhões.
SUPERLIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL
A 11ª jornada começou nesta sexta-feira, as 20:15h, com o Estoril recebendo o V.Setubal, e goleando por 3×0.
No sábado, as 20:30h, foi a vez do Porto receber o Moreirense, e vencer por 1×0.
No domingo mais 4 partidas, sendo 3 às 16h:
Marítimo 2×0 Nacional; Rio Ave 0x0 Paços de Ferreira e Gil Vicente 1×2 Beira-Mar.
As 20:15h jogaram V.Guimarães e Olhanense, com vitoria dos vimaranenses por 2×0.
A jornada só termina amanha, segunda, com mais dois jogos, sendo um clássico:
Acadêmica x Braga (as 18:15h); e Sporting x Benfica (as 20:15h).
Critérios de desempate:
Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:
«Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
e) Maior número de vitórias em toda a competição;
f) Maior número de golos marcados em toda a competição»
A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,
aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.
ÚLTIMAS NOTICIAS
Benfica
Coluna, antigo jogador encarnado, foi internado nesta quinta-feira, num hospital Moçambique há poucos metros de sua casa, após sofrer um ataque cardíaco, que o levou a uma queda.
Outros Esportes
O Campeonato Mundial Feminino de Futsal aconteceu esta semana em Portugal, na localidade de Oliveira de Azeméis. Portugal, que em 2012 foi vice-campeão e em 2011 ficou com o 3o lugar, estreou pelo Grupo A enfrentando na 2a, dia 3, o Japão e goleando por 5×1. Na 3a foi a vez de Portugal golear a Venezuela por 10×1. Já na 4a uma derrota por 3×2 para o Brasil. Na 6a Portugal enfrentou o Irã, e venceu por 3×1, qualificando-se para jogar a semifinal neste sábado frente à Espanha; e ai, nova vitória lusa, desta feita por 3×1 nos pênaltis, após empate sem gols no tempo regulamentar. No domingo, a finalissima foi contra o Brasil, que eliminou a Rússia por 1×0 no sábado para chegar à decisão com Portugal, quando então venceu de novo, desta feita por 3×0, conquistando o Campeonato Mundial de Futsal Feminino.
Já no Torneio Internacional Cidade de S.Paulo, de Fut. Feminino (de campo), a seleção lusa perdeu para a brasileira, neste domingo, por 4×0; e agora jogara na próxima quinta, contra a Dinamarca.
Portugueses no exterior
Cristiano Ronaldo recebeu esta semana, do Conselho Superior dos Desportos, da Espanha, o premio de “Melhor Desportista Ibero-Americano de 2011”, como atleta que mais se destacou no referido período.