DESTAQUES DA SEMANA
Por Emídio Tavares
Portugal já é o 5º no ranking da FIFA
A FIFA divulgou esta semana o Ranking de Seleções; que apresentou inúmeras mudanças, e dentre elas a subida de 3 posições por parte da seleção das cinco quinas, que pulou da 8ª para a 5ª posição.
A Espanha lidera, seguida por Holanda, Alemanha, Uruguai, Portugal, Itália, Brasil, Inglaterra, Croácia e Argentina.
ÚLTIMAS NOTICIAS
Benfica
Quando indagado do alto valor pago por Coentrão (30 milhões de euros), o presidente do Real Madrid disse que não foi bem esse o montante, visto que de contrapeso o Real cedeu ao Benfica o jogador Garay por 12,5 milhões de euros; e não pelos 5,5 milhões informados pelo Benfica à bolsa de valores portuguesa. A afirmação do dirigente maior do Real fez o Benfica interpelá-lo extra-judicialmente, além de também reafirmar o valor pago á bolsa de valores (vale lembrar que o valor pago corresponde a 50% do passe do jogador; que quando negociado revertera esta % aos espanhóis).
Sporting
Dando seguimento a sua política de criação de fundos para a SAD, a direção leonina negociou com a Sporting Portugal Fund parte do passe de alguns jogadores, a saber: Jeffren, 25% do passe por 1, 375 milhões de euros; Capel, 20% do passe por 950 mil euros; Carrillo, 20% do passe por 600 mil euros; e Rinaudo, 15% do passe por 525 mil euros; o que perfaz um aporte aos cofres do time de Alvalade de 3, 450 milhões de euros.
O russo Izmailov, que já por duas vezes operou o joelho direito, ficou de fora da última partida do Sporting por reclamar de dores no mesmo joelho, e poderá arriscar nova intervenção cirúrgica.
Maritimo
O rubro-verde da Madeira promete esgotar todas as instancias esportivas para posteriormente partir para a justiça comum a fim de cobrar ressarcimento nos casos envolvendo o jogador Kleber (que agora está no Porto, mas cujo passe estava emprestado ao Marítimo que tinha a opção de compra negada pelo Atlético Mineiro para vendê-lo ao time das Antas); e o jogador Pepe, que foi vendido no passado pelos madeirenses ao time portista, que deixou de pagar a última parcela da venda. Outro clube que deve ao Marítimo (900 mil euros), em transação envolvendo o jogador Souza, é o Flamengo do Rio.
Boavista
O Conselho de Disciplina da FPF autorizou o Boavista e inscrever-se para a disputa do campeonato português da II Divisão, depois do time axadrezado conseguir pagar ou negociar os 33 impedimentos interpostos por funcionários credores do dividas do time alvinegro.
Belenenses
Devagar o Belenenses vai superando os obstáculos para tentar voltar a ser um dos grandes de Portugal. Ate o momento, em 7 jogos disputados, nenhuma derrota, sendo 3 pela Taça da Liga (onde venceu o Grupo A com 2 vitorias e um empate); e mais 4 pela Liga de Honra (3 empates e 1 vitoria).
Portugueses no Exterior
Andre Villas Boas, que não perdia um jogo de campeonato desde a 27ª jornada da Liga Portuguesa de 2009/2010 (na ocasião perdeu para o Benfica por 3×2, ainda como técnico da Acadêmica)- 17 meses e 37 jogos; perdeu neste domingo para o Manchester, que fez 3×1 no Chelsea pelo Campeonato Inglês.
Pepe e Coentrão, que sofreram lesões musculares na última partida do Real, correm o risco de ficarem fora da lista dos convocados para os dois últimos jogos da seleção nacional visando a Euro 2012.
José Mourinho doou o prêmio que ganhou como melhor treinador do ano para ser leiloado em favor da Fundação contra o Câncer, do falecido jogador e treinador (do qual Mourinho foi auxiliar no Sporting, Porto e Barcelona) Bobby Robson, falecido há 2 anos.
Depois da derrota da Inter de Milão nesta terça-feira, por 3×1, para o fraco Novara, rumores davam conta da demissão do técnico Gasperini e da possível entrada em seu lugar de Figo ou Ranieri; pelo menos a nível interino até a contratação de um novo técnico. Como Figo não aceitou o cargo, preferindo continuar apenas como manager da equipe italiana, Ranieri foi oficializado nesta quarta como novo técnico da equipe milanesa.
Outros Esportes
O português Sergio Silva sagrou campeão mundial de duatlo neste sábado, na cidade de Gijon (Espanha), ao cravar o tempo de 1 hora, 51 minutos e 18 segundos, no segmento de 10 km de corrida, 40 de bicicleta e mais 5 km de corrida.
TAÇA DA LIGA
Foi sorteada nesta quarta-feira, dia 21, a segunda fase da Taça da Liga que reunira 16 equipes; sendo elas as 8 classificadas na primeira fase (Portimonense, Naval, Penafiel, União da Madeira, Belenenses, Estoril, Moreirense e Santa Clara); as 2 que subiram nesta temporada (Gil Vicente e Feirense); e mais as 6 equipes qualificadas no último campeonato português de 9º a 14º lugar (Marítimo, UD Leiria, Olhanense, V. Setúbal, Beira-Mar, Acadêmica).
Com jogos de ida e volta, no sistema de mata-mata, e que acontecerão a 26 de outubro e 9 de novembro, o sorteio ditou os seguintes confrontos:
Penafiel – Académica
Naval – V. Setúbal
Santa Clara – U.Leiria
Belenenses – Gil Vicente
Moreirense – Beira-Mar
Portimonense – Feirense
Estoril – Olhanense
U. Madeira – Marítimo
A fase final da Taça da Liga reunirá os 8 classificados desta fase, e os 8 primeiros colocados no último campeonato português.
TAÇA DE PORTUGAL
Foi realizado nesta terça, dia 20, o sorteio da 3ª eliminatória da Taça de Portugal, já com a participação dos grandes clubes de Portugal; sendo que todos jogarão fora.
No dia 14 de outubro, o Portimonense recebe o Benfica.
Já o dia 15, o 1º de Dezembro (II Divisão) recebe o Braga; assim como o Pero Pinheiro (III Divisão) recebe o Porto, e o Famalicão (II Divisão) recebe o Sporting.
Os demais jogos estão marcados todos para o dia 16. Eis a relação completa dos jogos:
14 de Outubro:
Portimonense (LH) – Benfica (L)
15 de Outubro:
Pêro Pinheiro (III) — FC Porto (L)
1.º Dezembro (II) — Sporting de Braga (L)
Famalicão (II) – Sporting (L)
16 de Outubro:
Santa Maria (III) – Monsanto (II)
Alcochetense (III) – UD. Leiria (L)
Lamego (III) – Sp. Covilhã (LH)
Paços Ferreira (L) – Desp. Chaves (II)
Mirandela (II) – V. Setúbal (L)
Beira-Mar (L) – Marítimo (L)
Tirsense (II) – S. Pedrense (III)
Desp. Aves (LH) – Infesta (III)
Trofense (LH) – Belenenses (LH)
Macedo Cavaleiros (II) – Naval (LH)
Académica (L) – Oriental (II)
V. Guimarães (L) – Moura (II)
Joane (III) – Gondomar (II)
Penafiel (LH) – Merelinense (II)
Portosantense (III) – Ribeira Brava (II)
Lousada (II) – Coimbrões (II)
Torreense (II) – Gil Vicente (L)
Feirense (L) – Nacional (L)
Estoril-Praia (LH) – Vila Meã (III)
Leixões (LH) – Aljustrelense (III)
Sp. de Espinho (II) – São João de Ver (II)
Anadia (II) – Tondela (II)
Vizela (II) – Fafe (II)
Juventude de Évora (II) – Esperança de Lagos (III)
Pombal (III) – Oliveirense (LH)
Rio Ave (L) – Souzense (III)
Moreirense (LH) – Pontassolense (III)
Amares (III)/Fátima (II)/Pampilhosa (III) – Olhanense
TAÇAS EUROPÉIAS
PORTO
O Porto volta a jogar no próximo dia 28, na Rússia, contra o Zenit.
BENFICA
A próxima rodada deste grupo marca para o próximo dia 27, Manchester x Basiléia; e Otelul Galati x Benfica.
SPORTING
A próxima rodada marca para o próximo dia 29, Vaslui x Zurique; e Sporting x Lazio.
BRAGA
A próxima jornada marca para o dia 29 Braga x Brugge; e Maribor x Birmingham.
SUPERLIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL
A 5ª jornada só terminou nesta última segunda, dia 19, com duas partidas:
V.Guimaraes 1×1 Braga, as 19:15h.
Rio Ave 2×3 Sporting, as 21:15h; sendo que nesta partida o time de Alvalade abriu vantagem de 2×0 nos minutos iniciais; posteriormente sofreu o empate também nos minutos iniciais, só que da etapa final, conseguindo o gol salvador apenas perto dos 30 minutos de jogo através do zagueiro Onyewu.
Já a 6ª jornada teve início nesta sexta, as 20:15h, no Estádio do Dragão, com o clássico entre Porto e Benfica; que bem equilibrado e ligeiro domínio dos donos da casa, terminou empatado por 2 gols; marcando Kleber para o Porto (numa bobeada da defesa encarnada que apenas ficou observando o atacante cabecear), aos 38 minutos. Já no inicio da 2ª etapa, logo aos 2 minutos, Cardozo empatou para o Benfica; mas a sorte durou pouco, pois, aos 5 minutos, em nova bobeira da zaga do time da Luz, Otamendi colocou novamente os donos da casa em vantagem. E aos 37, Gaitan empatou de novo para o Benfica, dando números finais ao placar, que mantêm os dois clubes na liderança da Superliga.
No sábado, duas partidas.
As 18:30h, o Braga recebeu o Nacional, venceu por 2×0 (Nuno Gomes aos 33 do 1º tempo, e Paulo Vinicius aos 8 do 2º) e empatou na liderança do campeonato com Porto e Benfica, chegando aos 14 pontos (2 empates e 4 vitórias).
Já as 20:30h, o Sporting arrasador marcou 3 gols em quinze minutos, e só não fez mais graças as grandes defesas do goleiro sadino, Diego. Aos 3, após jogada de Carrillo, e rebote do goleiro, Schaars fez 1×0. Aos 7, após jogada de João Pereira, foi a vez de Van Wolfswinkel ampliar o marcador. E aos 15, após cobrança de escanteio e falha no chute meia leonino Elias, novamente Van Wolfswinkel marcou, decretando o 3×0, para delírio dos 33 mil torcedores presentes no Alvalade XXI.
Demais partidas:
25/9 (domingo)
Beira-Mar 0x0 Rio Ave, 16 horas
P. Ferreira 1×2 Gil Vicente, 16 horas
Olhanense 2×1 U.Leiria, 16 horas
Marítimo 2×1 V. Guimarães, 19.15 horas
26/9 (segunda-feira)
Acadêmica – Feirense, 20.15 horas
Critérios de desempate:
Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:
«Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
e) Maior número de vitórias em toda a competição;
f) Maior número de golos marcados em toda a competição»
A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,
aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.