Destaques da Semana: Portugal 2×1 Gana, vitória tarde demais

DESTAQUES DA SEMANA
Por Emídio Tavares

 

Portugal 2×1 Gana: Vitória tarde demais

Selecao_CR7NaniPortugal enfrentou Gana nessa quinta-feira precisando vencer de goleada e ainda torcendo por uma vitória da Alemanha contra os americanos com uma boa margem de gols. As vitórias esperadas até aconteceram, mas por placares insuficientes e que levaram a seleção de Paulo Bento a mais um fiasco em mundiais; alias as únicas vezes em que Portugal conseguiu feitos históricos em Copas no Mundo e Campeonato Europeu de Seleções foram sob a direção de técnicos estrangeiros (3º lugar no Mundial da Inglaterra com o técnico brasileiro Oto Gloria; Vice-Campeonato da Eurocopa de 2004 com Felipão; e ainda com ele o 4º lugar no Mundial de 2006). Portugal, que dominou a maior parte do jogo, perdendo no mínimo seis chances claras de gol (4 delas nos pés de Cristiano, que ainda mandou uma bola na trave no 1o tempo, alem de sofrer um pênalti claro não assinalado aos 30 minutos do tempo final), só conseguiu abrir o placar aos trinta e dois minutos quando na tentativa de afastar a bola da área o zagueiro Boye acabou acertando um chute de rosca na bola que encobriu o goleiro ganes e foi morrer no fundo de suas redes.

Para a etapa final, quando a pressão lusa continuava a todo vapor, um cruzamento pelo lado direito da defesa portuguesa, aos 12 minutos, acabou originando o gol de empate de Gana (numa cabeçada de Asamoah), que caiu como uma ducha de água fria na já desanimada seleção das cinco quinas. Mesmo assim Portugal ainda tentou atacar, mas com o tempo passando e os gols não surgindo o ímpeto foi diminuindo e permitindo que Gana crescesse no jogo. Mas, aos 35 minutos, num bate e rebate dentro da área de Gana, eis que finalmente Cristiano marcou seu gol no mundial, que serviu para garantir a vitória portuguesa, mas insuficiente para evoluir na disputa. Portugal precisava tirar uma diferença de 5 gols e torcer por uma vitória da Alemanha contra os americanos (uma vitória lusa por 3 gols de diferença e uma vitória alemã por 2 gols de diferença, por exemplo, já serviriam para manter Portugal na Copa). A Alemanha, num jogo de compadres com os americanos, não se empenhou muito, mas mesmo assim venceu por um magro 1×0.

A delegação chegou a Lisboa na manha desse sábado, recebida por 30 torcedores, e com Cristiano desembarcando com um hematoma leve no olho esquerdo, o que já gerou uma serie de especulações.

Nessa volta para casa, é hora de repensar todo o futebol português, desde sua direção, que tem um superado Fernando Gomes a frente da Federação Portuguesa, mais preocupado em transformá-la num cabide de emprego para ex-jogadores do que numa entidade que represente de verdade o futebol luso; com um selecionado e uma direção técnica especializados e escolhidos a dedo pelas suas capacidades e não por “achismos” como foi o caso quando da indicação de Paulo Bento para selecionador, a altura desempregado ha meses depois de sair do comando do Sporting. A Eurocopa está ai, e se nesses próximos dois anos o futebol português não for passado a limpo, a ponto de se “levantar de novo o esplendor de Portugal” outro fiasco, pior do que o atual poderá acontecer.

ÚLTIMAS NOTICIAS

Benfica

A UEFA divulgou essa semana o ranking de clubes da somatória das 5 últimas temporadas e o Benfica subiu mais um posto, ultrapassando o Manchester e chegando ao 5o lugar, atrás apenas de Real Madrid (1o); Barcelona (2o); Bayern de Munique (3o) e Chelsea (4º). O Porto aparece no 10o posto e o Sporting no 33o.

O Benfica comunicou essa semana a Bolsa de Valores de Portugal a venda de Garay (que tinha mais um ano de contrato com o time encarnado) ao Zenit (do técnico português Villas Boas) por 6 milhões de euros, dos quais 2,4 milhões entram nos cofres encarnados; 3 milhões vão para o Real Madrid (dono de 50% do passe); e 600 mil euros vão para a Benfica Stars Fund (dona de 10% do passe). O zagueiro acertou por 5 anos seu vinculo com o time russo onde ira receber 400 mil euros mensais, alem de ter direito a escolher a casa que quiser (com gastos de locação a cargo do Zenit), um carro de ate 200 mil euros e mais 8 passagens anuais de Moscou a Madrid.

Com as recém encerradas Taças Europeias (primeiro Liga dos Campeões e depois Liga Europa após não conseguir evoluir na primeira) o Benfica foi o clube português que mais arrecadou, chegando a casa dos 20,6 milhões de euros (15,3 milhões de euros pela participação nos jogos da Liga dos Campeões; e mais 5,3 milhões de euros na Liga Europa). O Porto arrecadou 15,7 milhões (14,2 na Liga dos Campeões, e 1,5 milhões na Liga Europa). O V.Guimãraes arrecadou 2,2 milhões de euros; enquanto que Estoril e Paços de Ferreira faturaram cada um 1,9 milhões de euros. Ao todo a UEFA distribuiu 906 milhões de euros pelos 32 clubes da Liga dos Campeões (o Real, campeão da Liga, foi o que mais arrecadou, faturando 57,4 milhões de euros); e mais 209 milhões pelos 56 clubes da Liga Europa.

Porto

Jornais franceses noticiaram essa semana que o Manchester City estaria comprando Mangala junto ao Porto, pagando 45 milhões de euros pelo jogador (5 milhões a menos que a clausula rescisória). Contudo, a negociação ainda não foi oficializada porque o jogador estaria esperando o final da Copa para também ouvir outras propostas oriundas de Barcelona, Chelsea e Manchester United.

O Porto confirmou que fará seu jogo de apresentação aos sócios no próximo dia 27 de julho, no Estádio do Dragão, frente ao S.Etienne da França.

A SAD portista comunicou a Bolsa de Valores de Portugal a venda do zagueiro Fernando ao Manchester City por 15 milhões de euros.

A pedido do técnico Lopeteghi o Porto acaba de contratar junto ao Atlético de Madrid, por empréstimo de uma temporada, o meia-atacante de 19 anos Oliver Torres, que já esta na cidade invicta realizando exames médicos.

Um jornal holandês divulgou nesse sábado que o Porto contratou junto ao Feyenoord, por 8,5 milhões de euros, o lateral Martins Indi, de 22 anos, e que esta no Mundial do Brasil a serviço da Holanda. Contudo vale lembrar que Indi nasceu em Portugal, na região do Barreiro.

Braga

Matheus, goleiro brasileiro de 21 anos e que defendia o America Mineiro, é o novo reforço do Braga, por 5 temporadas, e com clausula rescisória fixada em 20 milhões de euros.

Sporting

O atacante japonês de 26 anos Tanaka, do Kashima Reysol, que viria para o Sporting negociado por 500 mil euros quase não chegou. Tudo porque na negociação o Sporting apresentou valores salariais brutos; e quando realmente o jogador soube dos valores líquidos que receberia, recusou-se a assinar a transferência. As tratativas continuaram nesse final de semana em Lisboa; e finalmente o acordo foi selado, com contrato por 5 temporadas e clausula rescisória fixada em 60 milhões de euros. Ate mesmo o valor do passe que inicialmente seria de 500 mil euros foi elevado para 750 mil euros segundo a imprensa japonesa.

Daniel Carriço, formando no Sporting e negociado ha algum tempo com o Reading por 750 mil euros, acaba de dar mais lucro ao time de Alvalade, sendo 270 mil euros correspondentes aos 15% que o Sporting teria ainda numa futura negociação (visto que ele acaba de ser vendido por 1,8 milhões de euros ao Sevilha) e mais 75 mil euros pelos direitos de clube formador, perfazendo um montante final de 350 mil euros.

Slimani, jogador argelino do Sporting, esta se consagrando no Mundial do Brasil, e com isso valorizando seu passe, pois alem de conseguir fazer o gol que deu o empate para a Argélia frente à Rússia garantindo vaga nas oitavas-de-final (e mandando os russos mais cedo para casa), em duas das três partidas que disputou nessa fase foi eleito o melhor do jogo.

A TV Sporting ainda não recebeu o alvará de funcionamento e talvez não consiga entrar no ar nesse 1º de julho, na comemoração dos seus 108 anos, como estava previsto.

Seleção Portuguesa

Antes da partida de Portugal contra Gana, quando então a seleção deu adeus ao Mundial logo na 1a fase, Paulo Bento colocou seu cargo a disposição do presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, que nas entrelinhas deixou transparecer que aceitara a saída do treinador.

Apesar da eliminação, serve como consolo saber que ate mesmo a cantora mundialmente conhecida Rihanna torceu por Portugal, e demonstrou isso no seu twitter, quando agradeceu Cristiano pelo cruzamento e Varela pela conclusão no gol de empate contra os EUA. Rihanna concluiu dizendo: “é a primeira vez que respiro nos últimos 95 minutos”. Já na partida contra Gana, novamente pelo twitter, Rihanna vibrou com o gol de Cristiano, escrevendo “grande golll, estas a jogar demais”.

Um jovem torcedor de 15 anos conseguiu burlar a segurança do Hotel onde a seleção lusa se hospedou em Campinas, escondendo-se essa semana na cama de Cristiano Ronaldo, que quando chegou ao quarto após o treino foi simpático com o garoto, dizendo que não iria chamar a segurança, porém recomendando ao menino que fosse embora, mas não antes de ganhar uma foto com seu ídolo e ainda receber o tão sonhado autógrafo.

Portugueses no Exterior

Durou pouco tempo a aventura de uma técnica de futebol a frente de uma equipe masculina, no caso a portuguesa Helena Costa, que dirigia até o início dessa semana a equipe do Clermont-Foot, do 3º escalão da França. Helena apresentou essa semana sua carta de demissão na qual explica que o motivo foi o total boicote, amadorismo e ingerência do diretor de futebol da equipe, Oliver Chavagnon, que dentre outras coisas contratava e dispensava jogadores, agendava e cancelava amistosos e ou reuniões, sem nunca consulta-la ou comunica-la.

Carlos Queiroz, que desde 2011 comandava a Seleção do Irã, confirmou sua saída do comando técnico da equipe após a eliminação essa semana do Mundial, uma vez que embora estivesse disponível para continuar não foi convidado para permanecer.

Eduardo se desvinculou do Braga e acertou sua transferência, por 3 temporadas, para o Dínamo de Zagreb da Croácia.

Outros Esportes

O ciclista português Rui Costa venceu domingo passado, pelo 3º ano consecutivo, a “Volta à Suíça”, fazendo os mais de 156 km em 4 horas, 13 minutos e 14 segundos; numa media de 37,1 km/h.

No mesmo domingo outro ciclista português saiu vencedor. Desta feita foi na “Volta à Eslovênia” vencida por Tiago Machado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *