DESTAQUES DA SEMANA
Por Emídio Tavares
Liga dos Campeões
Porto entre os 8 melhores Europa
Nessa terça-feira, dia 10, o Porto fez no Estádio do Dragão o jogo de volta contra o Basileia (partida de ida na Suíça terminou empatada por 1 gol), onde um simples empate sem gols garantiria o time luso na próxima fase da Liga dos Campeões. Mas os dragões fizeram mais, mostrando a superioridade técnica perante os suíços e goleando por 4×0. Brahimi, de falta, fez o 1o gol luso aos 14 minutos. Herrera, num chute de fora da área no final da 1a etapa, ampliou. Para o segundo tempo o ímpeto ofensivo português se manteve com Casemiro, também de falta, marcando aos 11 minutos o terceiro gol do time do Porto; que fechou com chave de ouro a passagem para as quartas de final com um golaço de Aboubakar aos 31 minutos.
Superliga portuguesa de futebol
A 24ª jornada terminou apenas nessa segunda-feira quando tivemos os seguintes jogos:
Rio Ave 1×1 Nacional (18:00h)
Sporting 3×2 Penafiel (20:00h)
Já a 25ª jornada teve os seguintes jogos:
Sexta:
Paços de Ferreira 1×0 Boavista (20:30h)
Sábado:
Benfica 2×0 Braga (17:00h)
V.Guimarães 0x1 V.Setubal (19:00h)
Belenenses 2×2 Estoril (21:00h)
Domingo:
Gil Vicente 0x1 Moreirense (16:00h)
Acadêmica 2×1 Nacional (16:00h)
Penafiel 0x2 Rio Ave (16:00h)
Marítimo 0x1 Sporting (17:00h)
Porto 1×0 Arouca (19:15h)
Critérios de desempate:
Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:
«Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
e) Maior número de vitórias em toda a competição;
f) Maior número de golos marcados em toda a competição»
A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,
aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.
ÚLTIMAS NOTICIAS
Benfica
Após bater no ultimo domingo o Sporting de Espinho, em Santo Tirso, por três sets a zero o Benfica conquistou a Taça de Portugal de Voleibol da presente temporada.
A equipe feminina de hóquei sobre patins do Benfica conquistou nesse domingo, na cidade espanhola de Manlleu, o Campeonato Europeu da categoria ao bater por 5×2 a equipe francesa do Coutras. Essa é a nona edição do Campeonato Europeu e pela primeira vez uma equipe não espanhola levanta a taça.
Porto
Na vitoria dessa terça-feira de 4×0 frente ao Basileia pela Liga dos Campeões a baixa do Porto foi Danilo, que após chocar-se com o goleiro Fabiano teve uma concussão cerebral, perdeu a consciência e passou a noite no hospital; onde apenas uma pequena fratura no nariz foi constatada, mas felizmente sem nenhum dano cerebral.
A briga que foi parar no TAS, entre Corinthians de Alagoas e Porto, por conta dos direitos de formação de Pepe e indenização por conta da transferência do zagueiro do time luso para o Real Madrid chegou a uma solução com o Corinthians aceitando o valor proposto pelo Porto de 2,95 milhões de euros (1,65 milhões de euros de indenização e mais 1,3 milhões de euros por conta da transferência do zagueiro para o Real).
Operário (Açores)
O goleiro João Botelho do Operário dos Açores bateu no ultimo final de semana um recorde português que ate então pertencia a Vitor Baia, que ficou 1191 minutos sem tomar gols. João Botelho quebrou o recorde chegando à marca de 1210 minutos sem sofrer um gol sequer (são mais de 12 jogos de invulnerabilidade).
Portugueses no Exterior
Figo tem reunião agendada na próxima semana com dirigentes da CONCACAF, na Filadélfia, quanta então ira apresentar seus projetos visando a presidência da FIFA.
O Real Madrid perdeu nessa terça em casa o jogo de volta para o Schalke 04 por 4×3, mas garantiu vaga na próxima fase da Liga dos Campeões pelo saldo de gols (venceu por 2×0 na Alemanha) e principalmente graças aos gols de Cristiano Ronaldo, que marcou um no jogo de ida e dois nesse jogo de volta, empatando a partida duas vezes para o time espanhol quando o placar era 1×0 e 2×1 para os alemães. Com os gols desse jogo Cristiano se tornou o maior artilheiro de todas as competições europeias juntas, chegando aos 78 gols e superando Messi e Raul que tinham 76. Alem disse igualou outro recorde: o de maior artilheiro da Liga dos Campeões, empatado com Messi, com 75 gols.
Embora não esteja passando por um bom momento no Real, Cristiano Ronaldo continua sua sina de quebrar recordes. O desta vez é no facebook onde o craque luso superou a ate então 1ª colocada em popularidade na rede, a cantora Shakira, atingindo o topo máximo com a marca extraordinária de 107 milhões de seguidores, muito acima de Messi, que conta com 78 milhões de fãs.
Jose Mourinho sucumbiu com seu Chelsea na partida de volta contra o PSG pela Liga dos Campeões, em casa, apesar de contar com um homem a mais em todo o 2º tempo devido à expulsão de Ibrahimovic. O jogo terminou empatado em 1 gol no tempo normal (resultado igual ao da partida na França) e na prorrogação, embora tenha feito o 2×1, o Chelsea não soube segurar o placar levando o gol de empate, que o eliminou da disputa, a 7 minutos do final.