DESTAQUES DA SEMANA
Por Emídio Tavares
Liga dos Campeões: Porto enfrenta o Bayern nas quartas-de-final
Houve nessa sexta-feira o sorteio dos jogos das quartas-de-final da Liga dos Campeões, que acontecerão a 14/15 de abril (jogos de ida) e a 21/22 de abril (jogos de volta).
Coube ao Porto um dos mais fortes candidatos ao titulo, o Bayern de Munique, com o time luso fazendo o 1o jogo em casa e depois viajando para fazer o jogo de volta na Alemanha.
Os demais confrontos, na fase de ida, serão os seguintes:
PSG x Barcelona
Atlético de Madrid x Real Madrid
Juventus x Mônaco
Eliminatórias da Euro 2016
Visando o jogo pelas Eliminatórias da Euro 2016 do próximo dia 29 deste mês no Estádio da Luz, pelo Grupo 1, contra a Servia; e também o amistoso contra Cabo Verde no dia 31; Fernando Santos convocou nessa quinta os seguintes jogadores:
Goleiros: Anthony Lopes (Lyon); Rui Patrício (Sporting) e Ventura (Belenenses)
Defesas: Antunes (Dínamo Kiev); Bosingwa (Trabzonspor); Bruno Alves (Fenerbahce); Cedric (Sporting); Eliseu (Benfica); Coentrão e Pepe (Real Madrid); Jose Fonte (Southampton); e Ricardo Carvalho (Mônaco)
Meio-campistas: Andre Gomes (Valencia); João Mario e William Carvalho (Sporting); João Moutinho (Mônaco); e Tiago (Atlético de Madrid)
Atacantes: Cristiano Ronaldo (Real Madrid); Danny (Zenit); Eder (Braga); Hugo Almeida (Kuban Krasnodar); Nani (Sporting); Quaresma (Porto) e Vieirinha (Wolfsburgo).
As novidades em relação a ultima convocação foram as chamadas de Ventura, Antunes, Eliseu, Coentrão e Hugo Almeida que ocuparam as vagas de Beto, Raphael Guerreiro, Adrien Silva, Tiago Gomes e Postiga.
Para o amistoso contra Cabo Verde Fernando Gomes promete chamar ainda mais 10 ou 12 jogadores no próximo dia 30.
Superliga portuguesa de futebol
A 26ª jornada teve os seguintes jogos:
Sexta:
Braga 0x0 Acadêmica (20:30h)
Sábado:
Estoril 3×3 Penafiel (16:00h)
Rio Ave 2×1 Benfica (18:00h)
Nacional 1×1 Porto (20:15h)
Domingo:
Moreirense 1×1 Marítimo (16:00h)
Arouca 3×1 Gil Vicente (16:00h)
Boavista 1×0 Belenenses (16:00h)
Sporting 4×1 V.Guimarães (18:00h)
Segunda:
V.Setubal x Paços de Ferreira (20:00h)
Critérios de desempate:
Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:
«Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
e) Maior número de vitórias em toda a competição;
f) Maior número de golos marcados em toda a competição»
A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,
aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.
ÚLTIMAS NOTICIAS
Belenenses
O técnico Lito Vidigal, contratado ao final da época passada para salvar o Belenenses da queda e que atualmente fazia excelente trabalho com sua equipe ocupando a 7a posição na tabela, foi demitido do comando técnico por divergências com o presidente e dono da SAD do time do Restelo, Pedro Soares. A gota d’agua parece ter sido um comentário junto à imprensa de que “ia fazendo o seu trabalho na medida do possível e apesar dos adversários internos”, citando como tal o mandatário maior do Belenenses. Sem maiores detalhes sobre o ocorrido, o assessor de imprensa do clube divulgou nessa terça a troca de comando técnico do Belenenses, com a saída de Lito e a entrada de Jorge Simão (ex-técnico do Mafra). Porem, via twitter, a assessoria de imprensa alegou que Lito foi desligado porque não concordava com o projeto de lançar jovens jogadores da base. Como a rescisão foi unilateral, é provável que Vidigal recorra à justiça comum para receber indenização pela demissão.
Sporting
A mídia portuguesa divulgou essa semana que o zagueiro central Ewerton, emprestado pelo Anzhi ao Sporting por 300 mil euros, terá seu passe comprado em definitivo por 1,5 milhões de euros, e assinara um contrato novo de 3 temporadas com o time de Alvalade.
Estoril
A Traffic, do empresário brasileiro J.Havila, vendeu (especula-se que por um valor superior a 10 milhões de euros) todas as ações que detinha da SAD do Estoril a um grupo privado inglês. Nos últimos meses essa tem sido a toada da empresa brasileira, que aos poucos vai se desligando do futebol.
Marítimo
O Conselho do Governo Regional da Madeira aprovou essa semana um aval de 10 milhões de euros para que o Marítimo possa reformar e remodelar seu Estádio dos Barreiros.
Liga de Clubes
Em fase ao rombo financeiro de 4 milhões de euros na Liga (e que devera chegar aos 6 milhões ao final desta temporada), a Liga de Clubes se reuniu em assembleia e aprovou reverter parte das verbas da Taça da Liga para a Liga Portuguesa de futebol.
Futsal
Portugal jogou nesse sábado na Romênia contra os donos da casa precisando vencer por 3 gols de diferença para conseguir a classificação para o Europeu de 2016 na Servia. Numa partida disputada e difícil, a seleção lusa suou para conseguir o placar de 4×1 e carimbar o passaporte para a Servia no próximo ano.
Portugueses no Exterior
Apesar de ter recentemente renovado seu contrato ate 2018 com a seleção do Irã, Carlos Queiroz demitiu-se do cargo nessa sexta-feira alegando fortes pressões externas. Querido pelos torcedores e pelo presidente da federação do país, a especulação que surge para essa decisão esta por conta de divergências com o governo iraniano, que desde o mundial do Brasil já o queria fora do comando. Ainda assim Queiroz iria dirigir a Seleção em dois amistosos já marcados, mas nesse sábado foi impedido pela policia de viajar com a delegação para a Áustria, por supostas dividas com o fisco. Imediatamente dirigentes da federação local interviram e publicamente afirmaram que o problema foi resolvido, restando agora apenas conseguir um voo para que o treinador se junte a seleção para os referidos jogos.
O julgamento do recurso de Fernando Santos sobre os 8 jogos de suspensão foi transferido pelo TAS dessa sexta-feira para a próxima segunda-feira.