DESTAQUES DA SEMANA
Por Emídio Tavares
Nove Técnicos Portugueses Na Próxima Fase Das Taças Europeias
Superando a temporada 2011/2012 onde tivemos 8 técnicos portugueses nas Taças Europeias (Mourinho no Real; Villas Boas no Chelsea; Jesus no Benfica; Paciência no Sporting; Vitor Pereira no Porto; Jardim no Braga; Carvalhal no Besiktas e Couceiro no Lokomotiv) teremos na presente temporada 9 lusos comandando 8 equipes na Liga Europa e 1 equipe na Liga dos Campeões, a saber:
Liga Europa=> Silas (Sporting); Sá Pinto (Braga); Bruno Lage (Benfica); Luis Castro (Shakhtar); Nuno Espírito Santo (Wolverhampton); Pedro Martins (Olympiakos); Paulo Fonseca (Roma) e Sérgio Conceição (Porto);
Liga dos Campeões=> Mourinho (Tottenham)
Taças europeias
Benfica faz lição de casa e garante vaga na liga Europa
O Benfica jogou na última terça-feira na Luz frente ao Zenit, precisando vencer por pelo menos 2 gols de diferença para almejar o 3° posto do seu grupo na Liga dos Campeões e com isso conseguir vaga na Liga Europa. E assim foi feito, mas só na etapa final o sucesso foi alcançado. Cervi aos 2, Pizzi aos 13 e Azmoun contra aos 34 decretaram a vitória encarnada e passagem a Liga Europa. Vale lembrar que no começo da etapa complementar o Zenit teve um jogador expulso.
Com um a menos por quase 1 hora Sporting perde na Áustria e termina em 2°
Já classificado antecipadamente para a próxima fase da Liga Europa, o Sporting jogou na última quinta-feira na Áustria frente ao Lask buscando pelo menos um empate para terminar em 1° do seu grupo. Mas um pênalti cometido pelo goleiro Renan aos 35 do 1° tempo quando o Sporting já perdia por 1×0 complicou tudo, pois resultou no 2° gol adversário e na inferioridade numérica leonina por quase uma hora visto que Renan acabou sendo expulso. Sem muita chance de atacar com um homem a menos na etapa final, os leões ainda sofreram o 3° gol nos acréscimos e que lançou o Sporting para a 2° posição do grupo que foi vencido pelo Lask.
V.Guimarães despediu-se com sucesso
Já eliminado matematicamente desde a última jornada, o V.Guimarães foi na última quinta-feira até a Alemanha enfrentar o Frankfurt (dos lusos Paciência e André Silva) apenas para cumprir tabela, mas fez bonito e venceu por 3×2 despedindo-se honradamente da disputa.
Com chuva de gols relâmpagos o Porto vence o jogo e o grupo
Buscando classificar-se para a próxima fase da Liga Europa, o Porto recebeu na última quinta-feira o Feyenoord. A partida foi marcada pelos 5 gols relâmpagos ocorridos com pouco mais de 30 minutos de jogo. O time luso fez 2 gols antes dos 16 minutos, mas sofreu outros 2 gols rápidos nos seis minutos seguintes. Mas como a partida era de gols sequenciais, aos 34 ainda do 1° tempo Tiquinho Soares fez o 3° gol que decretou a vitória portista e o placar final. No outro jogo o Rangers, que vencia por 1×0 em casa o Young Boys e consequentemente também o grupo, sofreu um gol nos acréscimos entregando de bandeja o 1° lugar do grupo ao time português.
Braga vence mais uma fora e termina em 1° no grupo
Já classificado previamente desde a última rodada, o Braga foi até a Eslováquia enfrentar o Bratislava procurando assegurar o primeiro lugar do grupo. Saiu atrás no marcador mas minutos após igualou o placar. Na etapa final novo revés e novamente os bracarenses empataram, mas aí com mais calma viraram e ampliaram para 4×2, resultado que permaneceu até o final colocando o Braga como vencedor do grupo e invicto com 4 vitórias e 2 empates, à frente do Wolverhampton que terminou em 2°.
SUPERLIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL
A 13° jornada só terminou na segunda-feira (09/12) quando o Rio Ave recebeu o Gil Vicente e venceu por 1×0.
Já a 14° jornada começou na sexta-feira com os seguintes jogos:
13/12 (sexta-feira)
Portimonense 1×1 Rio Ave (20:30h)
14/12 (sábado)
Marítimo 1×0 Boavista (15:30h)
Benfica 4×0 Famalicão (18:00h)
V.Setúbal 1×0 Aves (20:30h)
15/12 (domingo)
Moreirense 2×1 Belenenses (15:00h)
Gil Vicente 2×2 V.Guimarães (17:30h)
Braga 0x1 Paços de Ferreira (20:00h)
A jornada só termina nesta segunda-feira (16/12) às 19:00h quando o S.Clara receberá o Sporting, e às 20:15h o Porto receberá o Tondela.
Critérios de desempate:
Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:
«Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
e) Maior número de vitórias em toda a competição;
f) Maior número de golos marcados em toda a competição» A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,
aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.
ÚLTIMAS NOTICIAS
Porto
Especula-se que durante o intervalo entre Belenenses e Porto semana passada, no túnel de acesso aos vestiários, o técnico portista Sérgio Conceição, e o técnico da SAD do Belenenses Pedro Ribeiro discutiram, com o comandante do Porto tendo supostamente agredido com um soco seu homólogo do time de Belém. Se confirmada a agressão, Sérgio Conceição pode pegar uma suspensão de até 9 meses.
Benfica
Bruno Lage, que assumiu o Benfica em janeiro de 2019 quando a equipe estava no 3° lugar do campeonato e acabou por levar os encarnados ao título nacional, acaba de renovar contrato até 2024 triplicando os seus vencimentos que agora estarão na casa de 1 milhão de euros por temporada (mais de 80 mil euros mensais).
Seleção Portuguesa
Portugal fará um amistoso em Madrid frente à Espanha a 5 de junho, no Estádio Wanda Metropolitano do Atlético, preparativo para a participação na Eurocopa.
Portugueses no Exterior
Mais recordes para Jorge Jesus. Na premiação “Bola de Prata” dos melhores do Brasileirão 2019 (instituída pela ESPN), a equipe dirigida pelo técnico luso teve 7 dos 11 indicados para a Seleção do Campeonato, algo nunca conseguido até então e lógica e merecidamente, Jesus foi escolhido o melhor técnico do torneio. Vale lembrar ainda, que das 38 jornadas do campeonato o técnico português só começou a dirigir o Flamengo a partir da 10°, pegando a equipe com oito pontos atrás do então líder Palmeiras e terminando a disputa com 16 pontos de vantagem sobre o vice-campeão Santos.
Já a Juventus venceu fora o Bayern Leverkusen por 2×0 (o 1° gol foi de CR7), classificando-se em 1° do seu grupo com 5 vitórias e 1 empate (fora na 1° jornada frente ao Atlético de Madrid de João Félix, que classificou-se em 2° do grupo) e ajudou com isso o Benfica no sorteio da Liga Europa onde será colocado como cabeça de série.
Com a eliminação de Zenit e Lokomotik da Liga dos Campeões direto sem vaga na Liga Europa, apesar da ida de Krasnodar e CSKA para a próxima fase dessa Liga, Portugal garantiu matematicamente o 6° posto no ranking de países e consequentemente terá na temporada 2021/2022 duas equipes direto na fase de grupos da Liga dos Campeões e uma 3° ainda disputando play-off de acesso.
Terminado o 1° turno do campeonato russo após 19 jornadas, o português João Mário do Lokomotiv foi escolhido para a Seleção do Campeonato, mesmo tendo atuado em apenas 8 jogos até o momento.