Destaques da Semana: Nelson Oliveira e Danny fora do Mundial

DESTAQUES DA SEMANA
Por Emídio Tavares

 

Nelson Oliveira e Danny fora do Mundial

Técnico português Paulo Bento. Foto: Danilo Borges
Técnico português Paulo Bento. Foto: Danilo Borges

Paulo Bento divulgou nessa terça-feira a lista dos 30 pré-convocados, que terá o corte de 7 nomes na próxima segunda, dia 19, data da apresentação da lista final de 23 selecionados. A grande surpresa ficou por conta das ausências de Nelson Oliveira, e de Danny. Eis a lista:

Goleiros: Anthony Lopes (Lyon), Beto (Sevilha), Eduardo (Braga) e Rui Patrício (Sporting).

Defesas: André Almeida (Benfica), Antunes (Málaga), Bruno Alves (Fenerbahçe), Fábio Coentrão (Real Madrid), João Pereira (Valência), Neto (Zenit), Pepe (Real Madrid), Ricardo Costa (Valência) e Rolando (Inter).

Médios: André Gomes (Benfica), João Mário (V.Setubal), João Moutinho (Mônaco), Miguel Veloso (D. Kiev), Raul Meireles (Fenerbahçe), Rúben Amorim (Benfica) e William Carvalho (Sporting).

Atacantes: Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Éder (Braga), Hélder Postiga (Lazio), Hugo Almeida (Besiktas), Ivan Cavaleiro (Benfica), Nani (Manchester United), Rafa (Braga), Quaresma (Porto), Varela (Porto) e Vieirinha (Wolfsburgo).

Scolari na mira do fisco português

O jornal brasileiro Folha de S.Paulo divulgou esta semana que o técnico Luis Felipe Scolari está sob investigação do fisco português por suposta sonegação de 7,5 milhões de euros referentes a direitos de imagem do período de 2003 a 2008, época em que dirigia a seleção portuguesa. Questionado, Scolari recusou a acusação e afirmou que se alguém sonegou não foi ele e que a justiça portuguesa devera descobrir os culpados. Em causa esta um montante de 7.425.438,59 euros, alegadamente pagos a Scolari através da empresa Chaterella Investors Limited e transferido para uma conta em Miami, no banco Credit Lionnays. Uma parte dessa quantia foi creditada à empresa Flamboyant Sports, com sede na Holanda e escritório nas Bahamas. A Procuradoria Geral da Republica Portuguesa tenta agora descobrir quem foram os verdadeiros beneficiários dessas transferências bancarias.

Play-off da manutenção: D.Aves x Paços de Ferreira

Aconteceu nessa sexta-feira, em Vila das Aves, o jogo de ida do play-off para se definir quem ocupara a última vaga para a disputa da próxima temporada da 1a divisão. O visitante Paços de Ferreira fez uma promoção para seus associados, colocando ingresso e transporte ao custo de apenas 3 euros. O jogo foi bem disputado, com o time da cidade do móvel tendo sempre as iniciativas de ataque, mas não conseguindo tirar o zero do marcador; ficando para a partida de volta na próxima quarta-feira em Paços a grande decisão da última vaga para a 1ª divisão da próxima temporada.

TAÇA DE PORTUGAL

Venfica: consagração quase que total

Depois de conquistar o campeonato português, a Taça da Liga e infelizmente apenas o vice-campeonato da Liga Europa (tal como aconteceu na temporada passada quando perdeu a decisão para o Chelsea), o Benfica enfrentou no Vale do Jamor o Rio Ave novamente numa decisão, e saiu de vencida mais uma vez, desta feita por 1×0 (golaço de Gaitan, num chute de fora da área, aos 20 minutos do primeiro tempo), numa partida dura e equilibrada, onde os vila condenses foram para o tudo ou nada na etapa final, só não conseguindo alcançar o objetivo maior graças às brilhantes defesas do goleiro Oblak. Fechamento de temporada quase com chave de ouro para o time encarnado, que conquistou tudo nessa temporada a nível nacional, ficando com um leve amargo na boca pelo 2º ano de vice-campeonato a nível de taças europeias.

LIGA EUROPA

Benfica novamente tropeça na maldição e coleciona oitavo vice-campeonato 

Para a decisão desse dia 14 de maio no Estádio de Turin, contra o Sevilha (e sem contar com Markovic, visto que o segundo recurso apresentado foi recusado pela UEFA), nem o premio auferido pela chegada à final (1,250 milhões de euros), nem o prometido pelo titulo (2,5 milhões de euros) e nem mesmo o apoio de mais de 25 voos charters levando quase 15 mil torcedores encarnados a Itália, serviram para que o Benfica conquistasse a Liga Europa, ficando pelo segundo ano consecutivo com o amargo gosto do vice-campeonato, e mantendo um tabu de 32 anos sem vencer equipes espanholas nas taças europeias.

Nessa batalha, praticamente só um time ousou atacar, e foi o Benfica, que dominou a maior parte do jogo e teve a maior posse de bola, criando pelo menos duas claras chances de gol no primeiro tempo (desperdiçadas por seus atacantes, dentre os quais Lima esteve num de seus piores dias), e um pênalti duvidoso não assinalado a seu favor; e outras tantas chances na etapa final, com Beto fazendo milagres e evitando um gol certo de Lima. O Sevilha limitou-se a defender-se e algumas vezes contra-atacar. Mas nem a total pressão encarnada superou a maldição de seu ex-treinador húngaro Bela Guttmann, que em 62, após conquistas europeias pelo Benfica, acabou se desentendendo com a direção do time da Luz e sendo demitido do comando técnico da equipe, quando então lançou a profética praga: “Nem em 100 anos o Benfica será mais campeão europeu”. A partida foi para a prorrogação, terminando como começou, sem gols. Na decisão por pênaltis, Lima converteu o primeiro para o Benfica, mas Cardozo e Rodrigo, na sequencia, perderam suas cobranças (embora Beto tenha se adiantado em ambas); enquanto viam o Sevilha não perder um pênalti sequer. Luisão ainda converteu a 4ª cobrança; mas o Sevilha fez o 4º gol e decretou o placar final de 4×2 que deu o titulo da Liga Europa ao Sevilha, e o 8º vice-campeonato ao ex-time de Bela Guttmann; que ano passado perdeu a mesma decisão da Liga Europa, nos minutos finais, para o Chelsea. Com a derrota as ações da SAD encarnada despencaram em 22% nessa quinta-feira.

ÚLTIMAS NOTICIAS

Sporting

Rumores em Portugal davam conta do acerto de Leonardo Jardim com o Mônaco, e de Marco Silva (ex-Estoril) com o Sporting, num possível contrato que o prenderia aos leões ate 2017, auferindo o mesmo que Jardim, ou seja, 25 mil euros por mês. Resta agora aguardar para se ver se as especulações procedem. Quanto a Jardim, a ida para o Mônaco foi confirmada apenas pela imprensa francesa nessa quinta-feira, tendo o técnico madeirense supostamente assinado contrato por 2 temporadas e o time francês pago ao Sporting uma indenização de 3 milhões de euros.

Especulou-se essa semana em Portugal sobre o acerto entre Sporting e Estrela Vermelha para a contratação, por parte dos leões, do lateral-direito Petkovic; por 850 mil euros, num contrato que devera prender o defesa ao time de Alvalade por 5 temporadas.

Benfica

Sulejmani contraiu grave lesão no ombro na última partida do Benfica, necessitando de intervenção cirúrgica que o fará voltar aos gramados apenas na próxima temporada.

Com o vice-campeonato da Liga Europa o Benfica subiu para a 5a posição no ranking de clubes da FIFA, atrás de Real Madrid em 1o, Barcelona em 2o, Bayern em 3o e Chelsea em 4o.

Porto

Evandro, ex-Estoril, é o novo reforço do Porto, que pagou ao time praiano 1,5 milhão de euros para sua liberação; tendo o mesmo firmado vinculo com os dragões por 3 temporadas. Contudo, para baratear o custo da transação, o Porto tentara ainda incluir de volta ao Estoril seu ex-jogador Lica.

No próximo dia 25 de julho, no Estádio do Dragão, o Porto fará o jogo de despedida a Deco, num amistoso com o Barcelona, porém com jogadores do time luso de 2004 e do time espanhol de 2006, épocas em que Deco foi campeão da Liga dos Campeões pelas duas equipes.

Braga

O Braga oficializou ao inicio dessa semana a saída de Jorge Paixão do comando técnico da equipe.

Seleção Sub-17

No europeu da categoria (que esta sendo disputado em Malta) Portugal venceu seu 1o jogo, fazendo 1×0 na Suíça nessa segunda-feira. Na quinta, frente à seleção da Alemanha, outra vitoria lusa pelo mesmo placar. Nas semifinais Portugal enfrentou a Inglaterra nesse domingo, dominando amplamente a partida, mas sofrendo dois gols de contra-ataque que foram fatais para a sua eliminação.

Atletismo

O governo português, em portaria publicada nessa quinta-feira, estabeleceu uma premiação a todos atletas ou paratletas que conquistarem medalhas nos campeonatos olímpicos ou mundiais e ainda europeus, a saber:

Em caso de medalha de ouro nos jogos olímpicos a premiação será de 40 mil euros; medalha de prata 25 mil euros; e de bronze 17,5 mil euros (Jogos Paraolímpicos passam a receber vinte mil euros para o ouro, enquanto a prata e o bronze serão premiados com 12,5 mil e 7,5 mil euros);

Já nos Campeonatos do Mundo o ouro valera 20 mil euros; a prata 10 mil e o bronze 5 mil euros (nos campeonatos do mundo paraolímpicos o ouro vale dez mil euros);

Ainda o campeão europeu da categoria recebera 10 mil euros; o vice-campeão 5 mil euros e o 3º colocado 2,5 mil euros (nos campeonatos europeus paraolímpicos o ouro valera 5 mil euros);

Os recordes olímpicos e do mundo passam a valer 15 mil euros, enquanto o da Europa será premiado com dez mil euros (as melhores marcas mundiais Paraolímpicas passam a valer 7,5 mil euros e na Europa cinco mil euros).

Treinadores e equipa técnica dos recordistas ou medalhados vão sempre receber metade do valor atribuído aos atletas.

Portugueses no Exterior

O Zenit ate fez a lição de casa vencendo fora sua última partida por 4×1 frente ao Kuban Krasnodar, mas o titulo do campeonato russo acabou ficando com o CSKA que venceu o Lokomotiv por 1×0 e ficou com um ponto a mais que o time de Villas Boas.

Mesmo sem ter jogado nesse sábado frente ao Espanhol, Cristiano Ronaldo ganhou a Bola de Ouro por ter sido o artilheiro da Europa nessa temporada, juntamente com Suarez, fazendo cada um 31 gols. Esta é a 3ª vez que Cristiano recebe o premio (2007/2008; 2010/2011 e 2013/2014).

O português Tiago sagrou-se nesse sábado campeão espanhol pelo Atlético de Madrid, que não vencia o titulo havia 18 anos. O empate por 1 gol na casa do Barcelona consagrou a campanha do time de Tiago com o titulo da temporada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fliporto anunciou edição 2025 em Aveiro, Portugal

Por Ígor Lopes Foi encerrada, no último domingo em Olinda, no nordeste brasileiro, a edição 2024 da Festa Literária Internacional de Pernambuco. Um evento que teve lugar no Mercado Eufrásio Barbosa. Esta festa literária atraiu mais de cinco mil pessoas

Leia mais »