DESTAQUES DA SEMANA
Por Emídio Tavares
Mitroglou rejeita China pela 2ª vez
Os chineses do Tianjin Quanjian, do técnico Cannavaro e dos jogadores Witsel e Pato, viram pela 2a vez o atacante grego Mitroglou rejeitar uma proposta para atuar no futebol asiático em menos de um ano. A 1a foi à casa de 5 milhões de euros por temporada para o jogador e 30 milhões para o Benfica, e a nova foi de 8 milhões anuais e o valor da clausula rescisória para o time encarnado, ou seja, 45 milhões de euros. Com vinculo encarnado até 2020 o grego preferiu ficar na Luz onde vive um dos melhores momentos de sua carreira, ou quem sabe ate estudar uma nova proposta chinesa que só o convencera se os valores forem realmente astronômicos.
Mourinho conquista o 24º título na carreira, agora pelo Manchester United
E na sua sina de colecionar troféus, Jose Mourinho conquistou nesse domingo, agora pelo Manchester United, o seu 24º titulo na carreira, com a vitoria dos red devils por 3×2 frente ao Southampton na decisão da Taça da Liga Inglesa, em pleno Estádio de Wembley, depois de estarem vencendo por 2×0 e terem permitido o empate; cabendo ao veterano Ibrahimovic, a 3 minutos do apito final, o gol consagrador. Com a vitória Mourinho completa sua 2ª conquista pelo Manchester, aliada aos 6 títulos conquistados pelo Porto, 8 pelo Chelsea, 5 pela Inter de Milão e 3 pelo Real Madrid; que o colocam como o 5º maior técnico vencedor (o maior de todos é Alex Ferguson com 49 títulos).
Taças Europeias
22/2 – Porto x Juventus (16:45h)
Sempre inferior não só tecnicamente, mas também na posse de bola, o Porto viu suas parcas esperanças de obter um bom resultado frente a Juventus no Estádio do Dragão esvaírem nas duas entradas violentas e seqüenciais de Alex Teles no adversário aos 25 e 27 minutos que lhe valeram dois cartões amarelos e a consequente expulsão aniquilando de vez as chances portistas. Ainda assim, e apesar da substituição errada de Nuno Espírito Santo para refazer a defesa (sacou a maior esperança de gols, Andre Silva, para fazer entrar Layun) o Porto resistiu com um homem a menos ate os 27 do segundo tempo quando a Juve abriu o marcador com Pjaca, e na sequencia aos 29 bisou com Dani Alves. Embora esteja ainda tudo aberto para a partida de volta em março na Itália, as expectativas nas são as melhores por parte da equipe lusa.
No outro jogo dessa rodada o Sevilha venceu em casa o Leicester por 2×1; resultado que coloca mais fogo para o jogo de volta na Inglaterra pois com uma vitoria pelo placar mínimo de 1×0 o atual campeão inglês evolui na disputa e elimina os espanhóis.
Antes porem, na terça, também pela Liga dos Campeões, num jogo épico o Manchester City de Guardiola derrotou por 5×3 o Mônaco de Leonardo Jardim, mesmo apos estar perdendo por 3×2. Os donos da casa abriram o marcador, mas tomaram a virada ainda na etapa inicial, e só não sofreram o 3o gol logo no inicio do tempo final porque Falcão desperdiçou um pênalti. Na seqüência empataram de novo o jogo, mas viram outra vez Falcão protagonizar o encontro fazendo um golaço por cobertura, o 3o do Mônaco. E quando todos achavam que a fatura estava definida, o time do ex-treinador do Barcelona deu um show de raça e novamente virou o placar, saindo dos 2×3 para a brilhante vitoria de 5×3 que lhe da direito ate a perder por 1×0 na partida de volta em Mônaco que ainda assim evoluirá de fase na disputa.
No outro encontro dessa terça, ainda pela Liga dos Campeões, o Atlético de Madrid foi ate a Alemanha e venceu o Bayern Leverkusen por 4×2, placar que quase garante os espanhóis na próxima fase visto que podem ate perder por 2×0 ou 3×1 que ainda sim evoluirão na disputa.
Já pela Liga Europa o Manchester de Mourinho confirmou classificação para a próxima fase vencendo de novo o S.Etienne, desta feita fora e por 1×0 (vitoria em casa na partida de ida por 3×0). O adversário será o Rostov da Rússia, com jogos a 9 e 16 de março.
Outro que se deu bem e evoluiu na Liga Europa foi o Olympiakos de Paulo Bento, que empatou o 1o jogo em casa sem gols com o Osmanlispor, mas venceu fora nessa quinta pr 3×0. Na próxima fase o adversário será o Besiktas de Quaresma, com jogos a 9 e 16 de março.
O Besiktas de Quaresma e companhia venceu de novo nessa quinta o H. Beer Sheva (3×1) e também confirmou presença na próxima fase.
Porem o sucesso português na Liga Europa parou por ai. O Zenit de Hugo Almeida e Danny, que houvera perdido fora por 2×0 para o Anderlecht, estava revertendo o placar e fazendo 3×0 ate o ultimo minuto de jogo quando sofreu um gol e foi eliminado.
A Fiorentina do técnico luso Paulo Sousa, que houvera vencido fora o Borussia Monchengladbach por 1×0, foi goleada em casa por 4×2 e também eliminada.
E o Shakthar do técnico luso Paulo Fonseca, que houvera vencido fora por 2×0 o Celta de Vigo, perdeu em casa pelo mesmo placar e na prorrogação sofreu um gol que culminou com sua eliminação.
Superliga Portuguesa De Futebol
A 22ª jornada terminou nessa segunda quando as 20:00h o Marítimo recebeu o Nacional, no clássico da Madeira, e empatou sem abertura de contagem.
Já a 23ª jornada começou nessa sexta:
24/2 (sexta)
V.Guimarães 1×0 Moreirense (19:00h)
Benfica 3×1 Chaves (21:00h) – O time da Luz saiu na frente aos 18 com Mitroglou, sofreu o empate ainda na 1ª etapa, mas virou no tempo final com mais dois gols (um de Rafa e outro de Mitroglou) e manteve a liderança isolada da disputa com 57 pontos.
25/2 (sábado)
Tondela 1×1 Maritimo (16:00h)
Estoril 0x2 Sporting (18:15h)
Rio Ave 0x0 Paços de Ferreira (20:30h)
26/2 (domingo)
Nacional 0x0 Feirense (16:00h)
V.Setubal 1×1 Braga (18:00h)
Boavista 0x1 Porto (20:15h)
A jornada só termina amanha, segunda, quando as 20:00h o Arouca recebe o Belenenses.
Critérios de desempate:
Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:
«Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
- a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
- b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
- c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
- d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
- e) Maior número de vitórias em toda a competição;
- f) Maior número de golos marcados em toda a competição»
A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,
aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.
Últimas notícias
Sporting
Adrien Silva, na partida frente ao Rio Ave, sofreu uma lesão no ligamento lateral interno do joelho direito que o ira afastar pelo menos 2 meses dos gramados para completa recuperação segundo a previsão do depto. medico leonino.
A imprensa europeia especula uma possível oferta de 40 milhões de euros do Tianjin Teda da China por Bas Dost (cuja clausula esta fixada em 60 milhões e contrato ate 2020 com os leões) depois da recusa de Mitroglou. Dirigentes de Alvalade garantem que não colocarão entraves a negociação caso a proposta seja mesmo oficializada.
Na decisão desse domingo da Taça da Liga de Futsal, ocorrida no Pavilhão Municipal de Gondomar, o Sporting sagrou-se campeão ao golear por 4×0 o Fundão.
Portugueses no exterior
Apesar de derrotado domingo passado (2a derrota em 21 jornadas disputadas ate agora) o Olympiakos de Paulo Bento segue líder disparado do campeonato grego com 10 pontos a mais que o vice-líder Panioninos.
Na sua estreia a frente do Macabi Telaviv sábado passado frente ao Shmona, a equipe de Lito Vidigal deu show e venceu por 3×0.
Agora com apenas dois jogos a menos que o Barcelona, o Real perdeu nessa quarta por 2×1 para o Valencia, mas continua um ponto à frente e liderando o campeonato.
A renda do amistoso da seleção portuguesa frente à Suécia na Madeira a 28 de março será doada em 50% aos Bombeiros da Região Autônoma da Madeira, e o restante dividido entre o Marítimo e a Associação de Futebol da Madeira para o desenvolvimento de projetos sociais e do futebol local.
O ciclista português Rui Costa venceu nesse domingo a Volta a Abu Dhabi, ocorrida no Circuito de Formula 1 de Yas Marina.