Destaques da semana: Mídia xenófoba se curva ao português hipercampeão

O Técnico Abel Ferreira em jogo contra o Flamengo, do técnico português Vitor Pereira, pela Supercopa do Brasil. Foto Cesar Greco/Palmeiras

Destaques da semana
Por Emídio Tavares

Mídia xenófoba se curva ao português hipercampeão

Em setembro de 2020, o então ex-técnico multicampeão do Flamengo, Jorge Jesus, que havia trocado o time carioca pelo Benfica, foi disputar uma pré-eliminatória na Grécia frente ao PAOK, em jogo único que daria acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões Europeus. Perdeu por 2×1 e não foi para a Liga porque tomou um nó tático do desconhecido técnico do time grego, Abel Ferreira. Esse feito motivou o Palmeiras, time oriundo da comunidade italiana, a também investir num técnico luso e ir buscar o carrasco de Jesus, Abel Ferreira. A contratação gerou revolta na maior parte da imprensa brasileira, bairrista e xenófoba, que até poucos meses não aceitava um estrangeiro trabalhando aqui. Abel calou a boca de todos, agregando uma equipe que não era muito unida, e que não tinha supercraques (exceção feita a um ou outro jogador alviverde). Defendeu sua equipe contra tudo e contra todos, brigando a beira do gramado, reclamando, sendo expulso e dizendo as verdades na mídia, doesse a quem doesse. Conquistou uma Libertadores, conquistou duas Libertadores, conquistou uma Recopa Sul-americana, conquistou um Paulistão, conquistou 2 Paulistões, conquistou uma Copa do Brasil, conquistou uma Super Copa do Brasil conquistou um Brasileirão, conquistou 2 Brasileirões, esse último estando 14 pontos atrás do aclamado virtual campeão Botafogo, que esteve na ponta do campeonato quando era dirigido por outro luso, Luís Castro. Numa partida épica e de arrancada, esteve a perder para o até então líder do campeonato, Botafogo, por 3×0 no primeiro tempo, virando para 4×3 no tempo final. A frente do time paulista Abel obteve, em 253 jogos, 145 vitórias, 61 empates e apenas 45 derrotas. O título brasileiro conquistado essa semana (9ª conquista de Abel em pouco mais de 3 anos à frente da equipe paulista) fechou o ano com chave de ouro para mais um treinador português, multicampeão, que viu parte da imprensa xenófoba se curvar à sua competência e carisma. Aliás, das equipes dirigidas pelos 9 técnicos portugueses que trabalharam esse ano no Brasileirão (apenas dois do começo ao fim, Abel e Pedro Caixinha), nenhuma subiu de posição na tabela após serem dispensados, exceção feita ao Cuiabá, que trocou o português Ivo Vieira por outro português, Antônio Oliveira, subindo do 17º posto ao 12º. Isso prova o quanto a mídia bairrista tem que se curvar a Portugal, pelo celeiro que é dos melhores técnicos de futebol do mundo.

Taças Europeias

Liga dos Campeões

PORTO

O Porto faz sua última partida na fase de grupos da Liga dos Campeões na quarta-feira (13/12), precisando apenas de um empate em casa frente ao Shakhtar para evoluir na Liga dos Campeões.

BENFICA

O Benfica faz sua última partida na Liga dos campeões na terça-feira (12/12), quando ira até a Áustria enfrentar o Salzburgo, precisando de uma vitória por diferença de pelo menos 2 gols para assim conseguir migrar para a Liga Europa.

BRAGA

Também na terça-feira (12/12), o Braga jogará fora frente ao Nápoles da Itália, precisando vencer por diferença de no mínimo 2 gols, para evoluir na Liga dos Campeões.

Liga Europa

SPORTING

Já o Sporting, que participará no play-off da próxima fase da Liga Europa contra uma das equipes 3ª colocadas que caírem da Liga dos Campeões, apenas cumprirá tabela enfrentando em casa na quinta-feira (14/12), o Sturm Graz.

Taça De Portugal

Foram definidos essa semana as datas e horários (de Portugal) dos jogos das oitavas de final da Taça de Portugal, que terá os seguintes confrontos:

Terça-feira (09/01)

Sporting x Tondela (18:45h)

Estoril x Porto (20:45h)

Quarta-feira (10/01)

Marítimo x U. Leiria (18:45h)

Gil Vicente x Amarante (19:15h)

Vizela x Arouca (20:00h)

Benfica x Braga (20:45h)

Quinta-feira (11/01)

  1. Clara x Nacional (18:00h)
  2. Guimarães x Penafiel (20:15h)

 

Taça da Liga

Estoril na final four após bater (de novo) o Porto

Porto e Estoril se enfrentaram na quarta-feira (06/12) no Estádio Antônio Coimbra da Mota, no Estoril. O time dos dragões chegou a abrir o marcador aos 16 minutos com Francisco Conceição, mas o gol foi impugnado por fora de jogo de Galeno, que participou do lance. Seis minutos após, num lançamento em profundidade para Cassiano, o Estoril abriu o marcador. Aos 34, numa bela jogada de Pepe, o Porto igualou o marcador. A segunda etapa continuou equilibrada até perto dos minutos finais quando, no 1º minuto de acréscimo, Rafik arrancou sozinho pela direita fintando vários portistas dentro da área e chutando para o gol, com a bola desviando em David do Carmo, e entrando na baliza dos dragões. Cinco minutos após, ainda nos acréscimos, Koindredi foi derrubado dentro da área por David do Carmo, para pênalti que João Carlos converteu, decretando o placar final em 3×1, a classificação do Estoril para a Final Four e a eliminação portista. Com 6 pontos no grupo, o time praiano não poderá mais ser alcançado pelos seus adversários Porto e Leixões, que ainda não pontuaram.

Liga Portuguesa De Futebol 2023/2024

A 12ª jornada terminou na segunda-feira (04/12), quando às 20:15h o Sporting recebeu o Gil Vicente, saiu atrás no marcador, mas em noite inspirada de Gyokeres (que marcou 4, mas só 2 valeram), venceu por 3×1, retomando a liderança do campeonato isoladamente.

Já a 13ª jornada começou na sexta-feira (08/12) com os seguintes resultados:

Sexta-feira (08/12)

Vizela 1×3 S.Braga (15:30h)

Benfica 1×1 Farense (18:00h)

Sábado (09/12)

Portimonense 1×1 Famalicão (15:30h)

V.Guimarães 3×2 Sporting (18:00h)

Porto 3×1  Casa Pia (20:00h)

Domingo (10/12)

Estrela Amadora  3×1  Boavista (15:30h)

Arouca   2×2  Rio Ave (15:30h)

Estoril  4×0  Chaves (18:00h)

A jornada só termina na segunda-feira (11/12), quando às 20:15h o Gil Vicente receberá o Moreirense.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  1. Amadora

O presidente do E. Amadora e administrador da SAD, José Manuel Francisco, apresentou a demissão de suas funções por problemas particulares, o que levará a Assembleia do clube a convocar novas eleições para presidente, e a SAD a encontrar um substituto para dirigi-la.

Marítimo

O Marítimo demitiu essa semana o técnico Tulipa, e já negociou com Fábio Pereira, ex-treinador do Oliveirense, para assumir o cargo.

Benfica

O técnico Roger Schmidt está com os dias contados. No empate de sexta-feira (08/12) na Luz frente ao Farense, saiu vaiado pela torcida e na coletiva de imprensa soltou algumas frases de impacto, como “se não respeitam o treinador, que fiquem em casa” e “se sou eu o problema, eu saio. Vou pensar nisso”.

Portugueses pelo Mundo

Miguel Oliveira irá representar na próxima temporada da MotoGP a nova equipe Trackhouse Racing, que é uma formação americana da NASCAR, fundada há 2 anos pelo ex-piloto Justin Marks.

Carlos Carvalhal, que estava parado desde sua saída do Celta de Vigo, assinou contrato para dirigir o Olympiakos da Grécia, país onde já trabalhou orientando o Asteras Tripolis.

Já Carlos Queiroz acertou sua saída do comando da Seleção do Catar, onde não agradou, embora esteja liderando o grupo das eliminatórias para o próximo mundial. Em 12 jogos sob seu comando o Catar venceu apenas 4. O espanhol Tintín Marquez foi anunciado para o seu lugar.

Cristiano Ronaldo atingiu na sexta-feira (08/12) pelo Al Nassr sua partida de número 1200, jogando frente ao Riyadh, na vitória por 4×1 com um gol dele. Até o momento são 868 gols e 248 assistências.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *