Destaques da semana: Martinez, de vilão a herói, corrigiu a lição e deu a vitória a Seleção

Técnico da seleção de Portugal Roberto Martinez. Foto JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA

Destaques Da Semana
Por Emídio Tavares

 

Eurocopa 2024

Portugal 2×1 República Tcheca: Martinez, de vilão a herói, corrigiu a lição e deu a vitória a Seleção

Roberto Martinez surpreendeu a todos, negativamente, ao escalar Portugal, para a partida de estreia na Euro frente a República Tcheca em Leipzig, com Dalot como ala direita, quando o elenco tem uma gama enorme de atacantes, e Nuno Mendes à frente da zaga. A seleção entrou a campo com Diogo Costa, Pepe e Ruben Dias, Cancelo e Nuno Mendes; Vitinha na ala esquerda e Dalot (um defensor) na ala direita; Bruno Fernandes e Bernardo Silva no meio de campo; Cristiano e Rafael Leão no ataque. O primeiro tempo todo foi de uma só seleção atacando, e outra se defendendo. A defesa checa era uma verdadeira muralha, e ainda saiu beneficiada pelas fracas jogadas ofensivas portuguesas. Para a etapa complementar, Martinez manteve o time inicial, que acabou abrindo algum espaço para a República Tcheca, onde num contra-ataque, num chute de longe e fora da área, abriu o marcador, aos 17 minutos. O desespero tomou conta da seleção, que começou a bater cabeça. Martinez então mexeu e colocou Diogo Jota no lugar de Rafael Leão, e Gonçalo Inácio no lugar de Dalot. Com as mudanças o ataque começou a criar mais jogadas e num lance de cruzamento na área tcheca, Cristiano de cabeça acertou a trave, e no rebote, Diogo Jota empatou, mas o VAR anulou por impedimento milimétrico do madeirense. Minutos depois, aos 24, nova bola alçada na área adversária para cabeçada de Nuno Mendes que após desviar na zaga acerta o gol, para rebote do goleiro tcheco, com a bola batendo o tornozelo de Hranac, e transpondo a linha final. Estava decretado o empate de Portugal.  Daí para a frente a seleção pressionou com todos seus jogadores, correndo o risco dos contra-ataques da República Tcheca, que por vezes chegaram a assustar. Quando tudo caminhava para o empate, Martinez resolveu mexer por atacado aos 44 minutos, sacando Vitinha e colocando Francisco Conceição, sacando Nuno Mendes e colocando Pedro Neto e sacando Cancelo para a entrada de Semedo. Dois minutos após, em jogada construída por Pedro Neto pelo lado esquerdo do ataque português, o jogador do Wolverhampton cruzou para a área, com a bola sendo amortecida por entre as pernas do autor do gol contra, Hranac, e sobrando livre para Francisco Conceição, dentro da pequena área, fazer o gol da virada e da lição corrigida por Roberto Martinez. Portugal, no sufoco, vence por 2×1. No outro jogo do grupo, a Turquia, próximo adversário de Portugal, venceu a Georgia por 3×1. Detalhe desse jogo de estreia: Após essa partida Pepe se transformou no jogador mais velho a atuar numa Eurocopa (41 anos e 4 meses).

Turquia 0x3 Portugal:  Vitória Tranquila E Vaga Nas Oitavas Garantida

Em um primeiro tempo bastante movimentado, a seleção de Portugal encontrou algumas dificuldades contra a corajosa Turquia no início, mas conseguiu uma boa vantagem antes de descer para o vestiário, abrindo dois gols no placar. A seleção entrou a campo com Diogo Costa; Cancelo, Pepe, Ruben Dias e Nuno Mendes; Palhinha, Vitinha, Bruno Fernandes e Bernardo Silva; Cristiano Ronaldo e Rafael Leão. O primeiro gol saiu aos 21 minutos pelo lado esquerdo. Nuno Mendes cruzou rasteiro e Bernardo Silva aproveitou a sobra na área, após corte dos turcos, para abrir o placar. O segundo gol não demorou para sair e aconteceu após um erro bizarro da defesa da Turquia. Aos 28 minutos, depois de uma jogada inconclusiva de Portugal, o zagueiro Akaydin tocou para trás buscando Bayindir. O goleiro estava fora do gol e viu a bola entrar lentamente, para desespero dos turcos. Já na segunda etapa, aos 10 minutos, Cristiano Ronaldo ficou cara a cara com o goleiro rival e mostrou humildade ao rolar a bola para Bruno Fernandes só empurrar para as redes. Com o 3 a 0 no placar, coube a Portugal apenas administrar o resultado e colocar caras novas para ganhar rodagem. Em lances no fim do jogo, Cristiano Ronaldo ainda tentou deixar o dele, mas saiu zerado em mais um jogo da Euro 2024. Com o resultado, Portugal chegou aos 6 pontos, já garantindo antecipadamente a classificação em primeiro lugar do Grupo F da Euro. Geórgia e República Tcheca somam 1 ponto cada, depois do empate entre ambos neste sábado (22/06). Os turcos seguem com 3 pontos e mesmo que ganhem sua última partida contra a República Tcheca e Portugal perca sua partida para a Geórgia, o time luso leva a melhor no confronto direto.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sporting

As contas leoninas vão de vento em popa: 25 milhões de euros de lucro e quadro associativo crescendo vertiginosamente e já atingindo a marca de 110 mil sócios pagantes.

Guimarães

O V. Guimarães enfrentará na 2ª pré-eliminatória da Liga Europa o vencedor do confronto entre Floriana (Malta) e SP Ter Penne (San Marino). Os jogos contra o vencedor desse confronto acontecerão em 25 de julho (em Guimarães) e 1 de agosto (fora).

Braga

O Braga enfrentará na 2ª pré-eliminatória da Liga Europa o Maccabi Petah Tikva, de Israel, fazendo o jogo de ida em Portugal a 25 de julho, e o de volta na Bulgária, a 1 de agosto.

Benfica

Pavlidis, jovem ponta-de-lança grego de 25 anos, que atuava no AZ Alkmaar da Holanda, é o novo contratado do Benfica pelas próximas 5 temporadas, por 17 milhões de euros e mais 2 milhões por metas, ou uma parte do passe ou porcentagem de mais valia para os holandeses em caso de revenda futura.           

Porto

Depois de perder os mais de 600 mil euros pagos pela 1ª das 5 parcelas dos terrenos da Maia, para a construção do novo centro de treinamento e de ter o cheque devolvido da 2ª parcela por falta de fundos, a direção do Porto comunicou oficialmente essa semana à Câmara da Maia, que desistiu de construir seu centro de treinamentos na localidade, por falta de condições financeiras para o empreendimento.

O presidente do Porto, André Villas Boas, afirmou nesse início de semana que o ciclo de Pepe como jogador na equipe dos dragões está encerrado, e que o mesmo não faz parte dos planos para a próxima temporada. Nada porém impede que o veterano exerça outras funções na equipe portista. Pepe atuou 291 partidas vestindo a camisa portista tendo feito 18 gols e conquistado:

  • 5 Taças de Portugal
  • 5 Supertaças de Portugal
  • 4 Campeonatos Nacionais
  • 1 Taça da Liga
  • 1 Mundial de Clubes

 

Portugueses pelo Mundo

Cristiano Ronaldo, dia após dia vai aumentando seu pool de empresas. Depois de montar uma empresa distribuidora de água, depois de comprar parte do jornal e tv Correio de Portugal, agora o astro luso adquiriu 10% da maior empresa de porcelanas de Portugal, secular, a Vista Alegra. Da mesma empresa na Espanha, Cristiano adquiriu 30%, e formou parceira para expandi-la, com 50% da sociedade, no Médio Oriente e Asia, com foco na Arábia Saudita.

No Sábado da última semana (15/06), o treino da Seleção Portuguesa na Alemanha teve de ser interrompido no período da manhã por conta da multidão que invadiu o gramado (mais de 15 mil torcedores dentro do campo, e uma multidão nas imediações perfazendo perto de 50 mil torcedores), e não foi contida pelos seguranças, interessada em pelo menos tocar no astro luso ou quiçá até bater uma foto com ele.

Cristiano, na sua sina de quebra de recordes, bateu mais um deles. Após atuar contra a República Tcheca nessa semana, o astro luso transformou-se no único jogador do planeta a disputar 6 Eurocopas.

Artur Soares Dias, que apitou o jogo entre Polônia e Holanda na 1ª rodada da Euro, agora apitou na quinta-feira (20/06) o confronto entre Dinamarca e Inglaterra.

Pela primeira vez na história do basquetebol americano, um português conquista a NBA. Trata-se de Neemias Queta, jogador do Boston Celtics, que na noite da segunda-feira (17/06), após a 4ª vitória da sua equipe, em 5 confrontos, frente ao Dallas Mavericks, sagrou-se campeão americano de basquetebol. É o 18º título da sua equipe, a maior vencedora da NBA.

Como previmos há quase 50 dias, à época do abandono do V. Guimarães para assumir o Vasco da Gama, Álvaro Pacheco foi demitido na quinta-feira (20/06), exatamente um mês após estar no comando do clube carioca, onde em 4 partidas obteve apenas um empate (0x0 contra o Cruzeiro), e 3 derrotas (6×1 para o Flamengo, 2×0 para o Palmeiras e 2×0 para o Juventude). Com escalações infundadas, e um esquema tático que sobrecarregava o meio de campo vascaíno, Pacheco mostrou que não tem competência para dirigir grandes clubes, seja em que país for. Por força contratual, Álvaro Pacheco receberá seu salário (assim como toda sua comissão técnica), até o final do contrato que era de um ano. Para seu lugar a diretoria do clube carioca cogita trazer de volta o recém-demitido para que Álvaro fosse contratado, Ramon Diaz.

Willian Carvalho (30 anos), que foi vendido pelo Sporting ao Betis em 2018, tem contrato com os espanhóis até 2026, porém na sua última renovação contratual em 2022 fez constar uma cláusula que lhe permite ser vendido por 2 milhões de euros até 15 de julho deste ano. Isso aumenta a possibilidade do próprio jogador ou outro clube interessado, depositarem o dinheiro na federação espanhola para que o craque luso mude de ares.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fliporto anunciou edição 2025 em Aveiro, Portugal

Por Ígor Lopes Foi encerrada, no último domingo em Olinda, no nordeste brasileiro, a edição 2024 da Festa Literária Internacional de Pernambuco. Um evento que teve lugar no Mercado Eufrásio Barbosa. Esta festa literária atraiu mais de cinco mil pessoas

Leia mais »