Destaques da Semana: Jesus, o Marajá dos vices

DESTAQUES DA SEMANA
Por Emídio Tavares

 

Jesus: O marajá dos vices

Benfica_logoDepois de 3 insucessos consecutivos, e de muitas criticas na ultima partida por ocasião da perda da Taça de Portugal, e diretamente voltadas ao treinador, a direção da SAD encarnada reuniu-se nessa semana e por maioria absoluta aconselhou Luis Filipe Vieira a não renovar o vinculo contratual de Jorge Jesus, que mesmo acordado anteriormente sem reajustes continuaria a remunerá-lo mensalmente em mais de 330 mil euros. Porém, o presidente encarnado não levou em conta o parecer da SAD e confidenciou a amigos que nessa segunda oficializa a permanência de Jesus por mais dois anos nas mesmas bases salariais, e a saída de Cardozo, visto que Jesus não o aceitaria mais no plantel depois do mesmo o ter empurrado ao final da Taça de Portugal, tentando lhe imputar a culpa pela derrota. Paralelo a essa indefinição, jornais portugueses estamparam manchetes dando conta de que Jesus teria recusado uma oferta de 5 milhões de euros anuais feita por Pinto da Costa nos últimos dias (o que daria algo em torno de 415 mil euros por mês).

 

Eliminatórias Mundial 2014

Paulo Bento convoca Seleção para eliminatórias e amistoso

O técnico Paulo Bento convocou a seleção portuguesa nessa segunda, visando à partida do dia 7 na Luz, contra a Rússia, pelas eliminatórias do mundial do Brasil; e o amistoso contra a Croácia que acontecera dia 10 na Suíça. Dos convocados, os 9 oriundos de clubes espanhóis apenas integrarão o grupo dia 3 de junho em Obidos; sendo que os demais já começaram os treinos em Oeiras nessa quarta-feira. De estreante apenas o jovem meia do Sporting, Andre Martins. Eis a lista completa:

Goleiros: Rui Patrício (Sporting), Beto (Sevilha) e Eduardo (Istambul BB);

Defesas: João Pereira (Valência), Fábio Coentrão (Real Madrid), Sílvio (La Corunha), Bruno Alves (Zenit), Luís Neto (Zenit) e Sereno (Valladolid), Ricardo Costa (Valência);

Médios: André Martins (Sporting), Raul Meireles (Fenerbahçe), Miguel Veloso (D. Kiev), João Moutinho (Mônaco), Custódio (Braga), Paulo Machado (Olympiakos), Rúben Amorim (Braga) e Rúben Micael (Braga);

Atacantes: Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Danny (Zenit), Varela (Porto), Vieirinha (Wolfsburgo), Hélder Postiga (Saragoça), Hugo Almeida (Besiktas), Nani (Manchester United), Nélson Oliveira (La Corunha).

 

Superliga Portuguesa de Futebol

A próxima temporada da Superliga terá início no próximo mês de agosto.

Critérios de desempate:

  Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:
  «Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
  a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
  b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
  c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
  d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
  e) Maior número de vitórias em toda a competição;
  f) Maior número de golos marcados em toda a competição»
  A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,
aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.

ÚLTIMAS NOTICIAS

Benfica

Com mais um insucesso no futebol, as ações da SAD encarnada caíram, nesta segunda-feira, 11.3%. Porém, em relação ao 3º trimestre da temporada 2012/2013 a SAD divulgou um lucro de 7,3 milhões de euros, e redução do passivo de junho de 2012 de 426,1 milhões de euros para 403,9 milhões de euros.

Depois de inúmeros insucessos no futebol, hóquei e handebol, finalmente o Benfica voltou a vencer campeonatos nesta temporada. Primeiro foi o de basquetebol; ao bater no ultimo domingo a Acadêmica por 91×77 no quarto jogo da serie onde os encarnados venceram os dois primeiros, perdendo o terceiro. Trata-se da 4a conquista em 5 anos; e da 24a da historia do Benfica nessa categoria. Já nesse final de semana, após empate por 1 gol com o Porto no campo dos dragões, nova conquista nacional, desta feita na categoria juvenil de futebol, em partida que terminou em pancadaria após o apito final.

Benfica e Porto asseguraram vaga na finalíssima da Liga Europeia de Hóquei sobre patins, após passarem neste sábado respectivamente por Barcelona e Valdagno; porém, devidos aos conflitos nas arquibancadas do Dragão Caixa que aconteceram neste sábado pondo em risco a integridade dos adeptos encarnados, e após ver negado pedido de reforço policial para a decisão deste domingo e a garantia de ingressos para seus torcedores, o time da Luz emitiu comunicado garantindo que não entraria à quadra para preservar a integridade de seus atletas e torcedores, acionando os tribunais para ver preservados seus interesses. Após o comunicado encarnado a PSP voltou atrás, assim como os organizadores do torneio, dando as garantias que o Benfica pediu, o que permitiu a realização da partida, que foi equilibrada desde o início, com o Porto sempre à frente e o Benfica sempre empatando, ate que após os 4×4 o time da Luz virou o placar fazendo 5×4. Na sequencia o Porto igualou de novo o marcador da partida que foi para a prorrogação, onde quem fizesse primeiro o gol de ouro sairia vencedor. E coube a Diogo Rafael, do Benfica, a façanha de fazer o gol que consagrou o time encarnado como Campeão Europeu de Hóquei sobre Patins, o primeiro da sua historia, para alegria e delírio dos 150 torcedores benfiquistas que comemoraram efusivamente os 6×5 do título.

Paços de Ferreira

O time da cidade do móvel, que a principio queria utilizar o Estádio de Guimarães para seu jogo na fase de play-off da Liga dos Campeões, acabou por mudar de ideia (pelo desgaste que o gramado de Guimarães sofrera sendo usado pelos times principal e B locais) se definindo por jogar no Estádio do Dragão, onde apenas arcara com os custos do jogo, sem pagar aluguel do recinto. Possíveis adversários do time da cidade do móvel seriam: Arsenal, Schalke 04, Milan, Lyon e Zenit.

Braga

Apesar de ter conquistado a Taça da Liga, Jose Peseiro acertou essa semana seu desligamento do Braga (junto com toda sua comissão técnica); principalmente por ter perdido para o Paços de Ferreira o 3o lugar no campeonato e consequentemente uma vaga na fase de play-off da Liga dos Campeões. Em 47 jogos deixou o Braga na 4a posição, marcando sua equipe 60 gols, mas sofrendo 44; com 23 vitorias, 8 empates e 16 derrotas. Jesualdo Ferreira, que dirigiu o time bracarense de 2003 a 2006, saindo depois para o Boavista, onde após um mês abandonou o barco para dirigir o Porto, com passagens posteriores por Málaga e Panatinaikos, foi anunciado nesta quinta, por Antonio Salvador, como o novo treinador.

V.Guimarães

A direção do time da cidade berço resolveu repassar o premio de 300 mil euros, dados pela Federação Portuguesa pela conquista da Taca de Portugal, diretamente para ser dividido entre todo o plantel de jogadores e equipe técnica.

Sporting

Jefferson, lateral-esquerdo brasileiro de 24 anos e que atuava pelo Estoril, é o novo reforço do Sporting, que pagou 400 mil euros por metade do passe do atleta.

O presidente leonino, Bruno de Carvalho, garantiu que a venda de Moutinho do Porto para o Mônaco fará entrar nos cofres de Alvalade 4.75 milhões de euros, sendo que 3.5 milhões virão do Porto por conta do contrato que garantia ao Sporting, junto ao time dos dragões, a porcentagem de 25% de toda e qualquer revenda do jogador que superasse os 11 milhões de euros pagos pelo time de Pinto da Costa ao time leonino (no caso 25% de 14 milhões, visto que o jogador foi repassado ao Mônaco por 25 milhões); e mais 1.25 milhões que deverão ser pagos pelo Mônaco por conta do Sporting ser o clube formador e ter a garantia da FIFA de receber 5% na revenda.

O Sporting anunciou nesta sexta-feira que teve um prejuízo de 29,7 milhões de euros relativos ao 3º trimestre da temporada de 2012/2013, com uma elevação de seu passivo para 249,2 milhões de euros; e manutenção de seu ativo tal qual ao auferido em junho de 2012, que foi de 143,8 milhões de euros.

Nacional

O Nacional da Madeira fez uma pré-temporada no Brasil, mais especificamente no nordeste, e quase ficou retido em Recife por conta dos empresários brasileiros, que trataram da turnê, não terem pagado os custos com passagens áreas. A comitiva voltou neste sábado à Madeira, ficando porém no Brasil para resolver este imbróglio o diretor desportivo Bruno Patacas e o administrador Rui Sardinha.

Porto

Depois de acertar junto ao Estoril a contratação do médio Carlos Eduardo, o Porto esta acertando agora com outro jogador do time praiano. Trata-se do atacante português de 24 anos, autor de 6 gols nessa temporada e que já jogou pela Acadêmica, Lica (30% do passe pertencem ao time dos estudantes). Outro jogador contratado junto ao Paços de Ferreira foi o médio de 22 anos, Josué (cujo passe já pertencia em 50% de sua totalidade ao Porto); por quem o time dos dragões pagou 500 mil euros e a cedência de mais 1 ou 2 jogadores a combinar. Josué surpreendeu a mídia após sua contratação quando disse publicamente: «Ninguém no Porto gosta do Benfica e eu não fujo à regra» .

Outro contratado foi o zagueiro central mexicano Diego Reys, oriundo do America do México. O Porto gastou 9 milhões de euros para comprar 95% de seu passe (sendo que alienou 47,5% do mesmo a empresa Gol Football Luxemburg, que para tanto deu ao time dos dragões 3,5 milhões de euros); sendo que deste montante 2 milhões foram destinados a comissões, empresários e luvas por assinatura de contrato.

A SAD portista divulgou esta semana um prejuízo de 6,5 milhões de euros relativos ao 3º trimestre da temporada 2012/2013 (que porém foi menor que os 22 milhões de euros de prejuízo no mesmo trimestre da temporada 2011/2012).

Portugueses no Exterior

Ricardo Carvalho, em final de vinculo com o Real Madrid, assinou contrato de uma temporada (com opção de mais outra) com o Mônaco da França. O time Frances, que já tinha contratado o colombiano James Rodrigues e o luso João Moutinho, conta agora com outro português; e esta anunciando também a contratação de Falcão por 45 milhões de euros (embora sua cláusula rescisória com o Atlético de Madrid fosse de 60 milhões, quando assinou pelos espanhóis, Falcão fez constar em seu contrato um exigência que permitisse sua saída no final desta temporada pelo mesmo valor que fora contratado caso o Atlético se classificasse para a Liga dos Campeões). O milionário russo que comprou o Mônaco sonha ainda em contratar Tevez para reforçar o ataque, e Coentrão para reforçar a defesa (embora a Juventus da Itália também o queira porém apenas por empréstimo).

Jornais ingleses afirmam que após o ultimo jogo do Real pelo campeonato espanhol Mourinho anunciara seu novo vinculo com o Chelsea por 4 temporadas, onde devera receber perto de 1 milhão de euros por mês.

Cristiano Ronaldo, cujo contrato com o Real vence apenas em 2015 com cláusula rescisória fixada em 1 bilhão de euros esta em vias de se tornar o jogador mais bem pago de todos os tempos. Jornais espanhóis dão como certa a renovação para os próximos dias, num contrato que o prenderia ao Real ate 2018 recebendo mensalmente 2 milhões de euros brutos (algo em torno de 1 milhão trezentos e trinta e três mil euros líquidos por mês; perto de 45 mil euros por dia, o que equivale a mais de 110 mil reais/dia).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *