Destaques da Semana: Jesus crucificado, deposto e sepultado

Foto SLBenfica

Destaques Da Semana
Por Emídio Tavares

Jesus Crucificado, Deposto E Sepultado
Jorge Jesus foi demitido do Benfica na terça-feira (28/12) após ter perdido o comando da equipe, afastando Pizzi por ter discutido com seu adjunto Tiago Oliveira, e tendo como represália a recusa do plantel em treinar, se Pizzi não fosse reintegrado. Perante esse fato Jesus colocou o cargo à disposição, o que de imediato foi aceito pelo presidente Rui Costa, indicando o técnico da equipe B, Nélson Veríssimo, como interino para comandar a equipe provisoriamente (já comandou o plantel por 4 partidas quando da saída de Bruno Lage, conseguindo 3 vitórias e 1 empate).

A sobrevida de Jesus na Luz já vinha diminuindo há tempos com o descontentamento da direção pela forma como Jesus pouco utilizava alguns jogadores, como por exemplo, Cebolinha, e privilegiava outros, como Helton Leite em detrimento do excelente Vlachodimos. Os pesos finais na balança que geraram a queda de Jesus foram o assédio do Flamengo (aceito pelo empresário de Jesus) e a goleada frente ao Porto. De comum acordo, a multa rescisória de 1.5 milhões de euros não será paga, mas Jesus continuará recebendo seus salários até assinar com outra equipe, que se especula, poderá ser o Atlético Mineiro, visto que Cuca pediu demissão por problemas familiares. Na quarta-feira (29/12), um dia após a saida de Jesus, as ações da SAD encarnada começaram o pregão na bolsa em alta.

Taça de Portugal
Aconteceu na segunda-feira (27/12) o sorteio dos jogos das quartas-de-final da Taça de Portugal que acontecerão entre 11 e 13 de janeiro, a saber:

Portimonense x Mafra
Vizela x Porto
Rio Ave x Tondela
Leça x Sporting

Os vencedores dos jogos Portimonense x Mafra, e Rio Ave x Tondela se enfrentarão na semifinal, assim como também se enfrentarão os vencedores de Vizela x Porto e Leça x Sporting.

Perdem Flamengo, Polônia e Paulo Sousa com mudanças de última hora
O técnico Paulo Sousa, que até o momento não teve conquista alguma de vulto na sua função (embora como jogador tenha se consagrado no futebol europeu), resolveu, a 3 meses do play-off final de acesso ao Mundial do Catar, abandonar a seleção da Polônia para acertar sua ida ao Flamengo. A multa rescisória de 300 mil euros não será problema nem para o time carioca, nem para o treinador português (que acabou por pagá-la), mas no frigir dos ovos perdem todos. Perde a Polônia que poderá não conseguir vaga para o mundial por ter que arrumar um técnico em cima da hora, perde o treinador que fica manchado no cenário mundial por abandonar um selecionado à porta do mundial e por também chegar ao Flamengo com uma pressão enorme devido às conquistas conseguidas por seu patrício Jorge Jesus, e perde o Flamengo por querer a qualquer custo encontrar um substituto português a altura de Jesus, o que com certeza a curto prazo não conseguirá com Paulo Sousa, que levará para a Gávea seis auxiliares (2 adjuntos, 1 treinador de goleiros, 2 preparadores físicos e 1 analista).

SUPERLIGA PORTUGUESA TEMPORADA 2021/2022

Devido às festividades de final de ano, a 16º jornada foi antecipada com jogos para terça-feira, quarta-feira e quinta-feira, com a 17° só ocorrendo após o dia 8 de janeiro.

Terça-feira (28/12)
Tondela 0x3 Gil Vicente (17:00h)
Marítimo 2×0 Vizela (18:00h)
Moreirense 1×0 Estoril (21:00h)

Quarta-feira (29/12)
Famalicão x Belenenses SAD (17:00h) – adiado devido ao número elevado de casos de COVID em ambas as equipes.

V.Guimarães 1×1 Boavista (19:00h)

Sporting 3×2 Portimonense (21:00h) – apesar de sair atrás, o Sporting virou e com 3 gols de Paulinho venceu o Portimnense por 3×2 completando sua 11° vitória consecutiva na Liga, algo que não acontecia há 30 anos, quando Marinho Peres era seu treinador.

Quinta-feira (30/12)
Paços de Ferreira 2×1 S.Clara (17:00h)

Arouca 0x6 Braga (19:00h)

Porto 3×1 Benfica (21:00h) – Numa jogada rápida de cobrança de lateral, o Porto abriu o placar aos 34 com Fábio Vieira, e ampliou aos 37 com Pepe. Para a etapa inicial o Benfica veio com tudo pra cima dos dragões descontando logo há 1 minuto com Yaremchuck, porém instantes após toda a reação encarnada ficou por terra pela expulsão de André Almeida por acúmulo de amarelos. Mesmo assim, o Benfica ainda pressionou os donos da casa, mas acabou por entregar os pontos quando aos 23, Taremi marcou o 3° do Porto dando números finais ao marcador.

Últimas Notícias

Sporting
Mais 40 milhões de euros adentrarão os cofres leoninos em junho de 2022 visto que o PSG confirmou que acionará a cláusula de compra de Nuno Santos que foi emprestado por 7 milhões tendo o Sporting recebido de contrapeso Sarabia, cujo empréstimo custou 2 milhões aos leões (que tiveram o salário do jogador pago integralmente pelos franceses).

Mafra
O Mafra, da 2° divisão de Portugal, acaba de ter 70% de suas ações adquiridas pelo jogador Marcelo, do Real Madrid, por 7.5 milhões de euros, que transformará o clube luso numa vitrine europeia para expor jogadores do Azuriz, clube paranaense que também pertence a Marcelo.

Portugueses pelo Mundo
Cristiano Ronaldo recebeu essa semana, da “Globe Soccer Awards”, a distinção de Melhor artilheiro de todos os tempos, por ter atingido a marca de 800 gols oficiais como profissional.

Seguindo o exemplo do Independiente de Valle, que nessa temporada se sagrou campeão equatoriano pela primeira vez, comandado pelo técnico luso Renato Paiva, agora foi a vez do Emelec, também do Equador, contratar um técnico português. Trata-se de Rui Almeida, que estava parado há 1 ano desde que saiu do comando do Gil Vicente.

Abel Ferreira foi eleito melhor treinador do ano na América do Sul. O treinador português era finalista ao prêmio atribuído pelo diário uruguaio El País, resultante de votação de um conjunto de jornalistas desportivos daquele continente. Abel Ferreira, que venceu a Taça Libertadores com o Palmeiras pelo segundo ano consecutivo, era finalista a par de Marcelo Gallardo, treinador do River Plate, que venceu as últimas três edições (2018, 2019 e 2020) e Lionel Scaloni, que liderou a Argentina à conquista da Copa América. O El País refere que não é feito comum vencer duas Libertados em dez meses, e que Abel venceu com 36 por cento dos votos, contra 33 por cento de Marcelo Gallardo, que este ano foi “apenas” vencedor do campeonato argentino. Scaloni recolheu 20 por cento.

Abel Ferreira terá em breve um livro sobre o trabalho que tem vindo a desenvolver no Palmeiras, clube que conduziu à conquista de duas Taças dos Libertadores. O livro, intitulado ‘Cabeça fria, coração quente’, encontra-se já em pré-venda desde este sábado na loja oficial do Palmeiras. Trata-se de um relato coletivo de Abel Ferreira e dos seus assistentes Carlos Martinho, João Martins, Tiago Costa e Vitor Castanheira, que o acompanham no trabalho diário no Verdão desde a chegada ao clube, em outubro de 2020. Além de fotografias inéditas e curiosidades nos bastidores, o livro reúne ainda análises táticas e segredos na preparação para jogos importantes da equipa nas duas últimas temporadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fliporto anunciou edição 2025 em Aveiro, Portugal

Por Ígor Lopes Foi encerrada, no último domingo em Olinda, no nordeste brasileiro, a edição 2024 da Festa Literária Internacional de Pernambuco. Um evento que teve lugar no Mercado Eufrásio Barbosa. Esta festa literária atraiu mais de cinco mil pessoas

Leia mais »