Destaques da Semana: Feito Inédito, Seleção Feminina garante vaga para o Europeu

DESTAQUES DA SEMANA
Por Emídio Tavares

Feito Inédito: Seleção Feminina Garante Vaga Para O Europeu

logo_bandeira-PortugalA seleção feminina portuguesa de futebol fez historia essa semana, conseguindo pela primeira vez vaga no europeu da categoria, que acontece em 2017 na Holanda, ao empatar por 1×1 (na prorrogação) com a Romênia, no jogo de volta disputado em Cluj; após empate sem gols em Portugal.

Taça De Portugal

A próxima fase da Taça de Portugal terá a maioria de seus jogos disputada a 16 de novembro, porem alguns jogos envolvendo equipes maiores tiveram mudança de data, a saber:

Sporting x Praiense (Açores) – 17/11 as 20:15h

Chaves x Porto – 18/11 as 20:15h

Benfica x Marítimo – 19/11 as 20:15h

Boavista x V.Guimaraes – 20/11 as 19:15h

Taça Da Liga

A Taça da Liga apurou essa semana os classificados da sua segunda fase, que agora se juntam ao V.Guimarães (que pelo sorteio ficou isento dessa fase) e aos 4 primeiros colocados da ultima temporada da Superliga – Benfica, Sporting, Porto e Braga.

Eis os classificados que se apuraram após vencer os seus confrontos:

Boavista 0x1 Belenenses (8/10)

Feirense 3×0 Tondela (9/10)

Pacos de Ferreira 4×0 Nacional (25/10)

Vizela 1×0 Gil Vicente (26/10)

Arouca 2×1 Cova da Piedade (26/10)

Moreirense 1×0 Estoril (26/10)

Maritimo 3×1 Uniao da Madeira (26/10)

Varzim 2×0 Acadêmico de Viseu (26/10)

V.Setubal 2×0 Santa Clara (26/10)

Penafiel 1×1 (2×4 nos pênaltis) Covilha (26/10)

Rio Ave 1×1 (3×1 nos pênaltis) Chaves (27/10)

Taças europeias

Sporting

A liderança do grupo continua com Real e Borussia Dortmund, ambos com 7 pontos, mas com os alemães à frente no desempate pelo saldo de gols. O Sporting esta em 3o com apenas 3 pontos, e o Legia em último sem pontuar.

No próximo dia 2 de novembro, já pelo returno, o Sporting joga fora contra o Borussia enquanto o Legia recebe o Real.

Porto

A liderança do grupo continua com o Leicester, isolado com 9 pontos, mas agora com Copenhague e Porto empatados na 2a posição com 4 (o Porto perde no desempate pelo saldo de gols). O Brugge continua na rabeira do grupo sem ponto algum.

No próximo dia 2 de novembro, já pelo returno, o Porto recebe o Brugge enquanto o Copenhague recebe o Leicester.

Benfica

O grupo é liderado pelo Nápoles com 6 pontos, seguido pelo Besiktas com 5 e o Benfica em 3o com 4 pontos. Em último esta o Dínamo com apenas com 1.

No próximo dia 1o de novembro, entrando na fase de returno, o Benfica recebe o Dínamo enquanto o Besiktas recebe o Nápoles.

Braga

O Braga ainda sonha com o 2o posto, precisando vencer no jogo de volta em Portugal a 3 de novembro o Konyaspor e ainda torcer para que na mesma data o Shakhtar volte a vencer o Gent, mas agora jogando fora.

A liderança do grupo, e de forma disparada, é do Shakhtar com 9 pontos em 3 jogos, seguido pelo Gent com 4, Braga com 2 e Konyaspor com 1 ponto.

Superliga Portuguesa De Futebol

A 8ª jornada da Superliga Portuguesa só terminou nessa segunda quando o Braga venceu em casa o Chaves por 1×0, empatando com o Sporting na 3a posição.

Já a 9ª jornada começou nessa sexta com os seguintes jogos:

Sexta-feira

Benfica 3×0 Paços de Ferreira (19:00h) – sem dificuldades o Benfica manteve a liderança isolada da disputa goleando o time da cidade do móvel por 3×0; perante um publico superior a 50 mil expectadores pela 5ª vez consecutiva no Estádio da Luz (52731 expectadores nesse jogo)

Nacional 0x0 Sporting (21:00h) – numa fase negra e que gerou ate a perda de um pênalti por William Carvalho a 9 minutos de jogo, o Sporting não passou de um empate sem gols na Madeira frente ao Nacional; resultado esse que o coloca a 7 pontos de líder Benfica

Sábado

Tondela 1×2 Moreirense (16:00h)

V.Setubal 0x0 Porto (18:15h)

Boavista 0x0 Estoril (20:30h)

Domingo

Arouca x Maritimo (16:00h)

Rio Ave x V.Guimarães (18:00h)

Braga x Belenenses (20:15h)

A jornada só termina amanha, dia 31 de outubro, com o jogo entre Chaves e Feirense as 20:00h.

Critérios de desempate:

  Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:

  «Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:

  1. a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
  2. b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
  3. c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
  4. d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
  5. e) Maior número de vitórias em toda a competição;
  6. f) Maior número de golos marcados em toda a competição»

  A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,

aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.

Últimas notícias

Benfica

Com a vitoria por 2×0 em cima do Belenenses no Restelo, na jornada passada, Rui Vitoria superou o recorde encarnado de vitorias consecutivas fora de casa, que ate então pertencia ao treinador britânico Jimmy Hagan que na temporada 72/73 levou o Benfica a 15 vitorias consecutivas. Rui Vitoria, agora com 16 vitorias é o novo recordista.

O novo Estádio da Luz completou esse mês 13 anos de existência, sediando duas finais europeias (Euro 2004 e Liga dos Campeões em 2014); e consagrando o Benfica com 17 troféus (5 títulos nacionais, 2 Taças de Portugal, 7 Taças da Liga e 3 Supertaças).

Nessa sexta Luis Filipe Vieira (candidato único a presidência encarnada) foi reeleito para seu quinto mandato de quatro anos a presidência do Benfica, com 95,52% dos votos dos 13257 associados que compareceram ao pleito ao longo de todo o dia. Os jogadores e comissão técnica também compareceram para sufragar o voto.

Porto

Lopetegui, demitido do Porto em Janeiro onde recebia 1,1 milhões de euros por temporada (perto de 92 mil euros mensais ou 350 mil reais por mês), assinou contrato para dirigir a seleção espanhola por apenas 250 mil euros por temporada (perto de 21 mil euros por mês ou 83 mil reais mensais); e acordou receber do Porto ate o final da temporada o valor que tinha contratualmente acertado, mas descontando os 250 mil euros anuais que recebe da federação espanhola, ou seja, o Porto lhe paga a diferença que é de 850 mil euros por temporada (71 mil euros mensais ou 283 mil reais por mês).

Sporting

Nelson Évora, consagrado atleta português, acaba de trocar o Benfica pelo Sporting. A noticia da mudança causou revolta na Luz onde dirigentes encarnados afirmam terem assinado carta que permitia exercer o direito de renovação contratual e enviado ao atleta, que porem não a recebeu por estar à época nas Olimpíadas do Rio. Confrontado sobre a colocação do Benfica o atleta afirma que alem de não ter recebido a tal carta, jamais a assinaria, pois a mesma o manteria ligado ao Benfica com os mesmos vencimentos, coisa que ele não aceitaria jamais. Pelas normas de transferências da Federação Portuguesa de Atletismo o Sporting devera pagar um valor desportivo acumulado ao Benfica e fixado no caso em 9 mil euros.

A homologação do titulo da Supertaça de Futsal, vencida pelo Benfica por 3×2 em cima do Sporting, esta sub-judice devido ao fato do time encarnado ter usado nessa partida um jogador que houvera sido suspenso no play-off decisivo da ultima temporada não cumprindo a pena nessa decisão, como deveria ter acontecido de fato. Porem o Sporting, surpreendendo a todos, já enviou oficio a federação informando que não aceitara o titulo via secretaria caso o Benfica seja punido, o que provavelmente deixara a decisão dessa Supertaça sem vencedor.

Portugueses no exterior

A revista France Football revelou nessa segunda, sem muitas surpresas, a relação dos 30 jogadores que irão concorrer a Bola de Ouro, agora sem a parceria da FIFA e em votação feita apenas por um júri internacional de jornalistas, sem incluir votos de treinadores e capitães de seleções. Cristiano Ronaldo, Pepe, Rui Patrício, Ibrahimovic, Vardy, Bale, Griezmann, Neymar, Messi e Buffon são alguns dos 30 candidatos a premiação.

O jovem português Renato Santos, do Bayern de Munique, foi escolhido pelo jornal italiano Tuttosport, dentre 39 pré-selecionados, como o melhor jogador jovem abaixo de 21 anos a atuar nos campeonatos europeus na temporada, recebendo o premio Golden Boy, criado em 2003, e que nunca houvera agraciado um jogador luso.

Cristiano Ronaldo fez 3 dos 4 gols da goleada nesse final de semana do Real em cima do Alaves por 4×1. Com os tentos assinalados o madeirense completou a marca de 350 gols em 3 Ligas diferentes (3 pelo Sporting na Liga Portuguesa, 84 pela Manchester United pela Liga Inglesa e 265 pelo Real na Liga Espanhola), isso tudo sem levar em conta os gols assinalados pela Seleção de Portugal, onde já é o maior artilheiro de todos os tempos.

Depois da derrota humilhante por 4×0 frente ao Chelsea pela Premier League, essa semana Mourinho deu a volta por cima garantindo vaga as quartas de final da Taça da Liga inglesa ao vencer na quarta por 1×0 o Manchester City de Guardiola.

A seleção sub-20 portuguesa de hóquei sobre patins sagrou-se nesse final de semana, pela 5ª vez consecutiva, Campeã Europeia (em disputa realizada na Suíça) ao bater a Itália por 3×1. É o 19º titulo europeu da seleção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *