DESTAQUES DA SEMANA
Por Emídio Tavares
Federação veta aumento de clubes e Boavista só volta em 2015
Em reunião realizada ao inicio dessa semana, e baseada no fato de que não se muda a regra do jogo no meio da competição, mas sim somente antes do inicio dela, a Federação Portuguesa de Futebol vetou o alargamento da Superliga de 16 para 18 clubes com o acesso imediato do Boavista (após ilibado pelo Conselho de Justiça por decurso de prazo, do processo que o rebaixou anos atrás por suposto aliciamento de arbitragem e manipulação de resultados), como houvera sido aprovado pela Liga de Clubes; e propôs realizar tais mudanças (após aprovação em Assembleia Geral da Liga de Clubes em 30 de junho deste ano) ao inicio da temporada de 2013/2014, mas para serem efetivadas na temporada de 2014/2015, quando então teríamos o alargamento de 16 para 18 clubes com o acesso do Boavista.
Últimos capítulos da saída de Mourinho
Logo depois da eliminação do Real Madrid da Liga dos Campeões, indagado pela imprensa se continuaria nos merengues, Jose Mourinho disse que talvez não, pois quer estar num clube onde o queiram. Isso fez aumentar a especulação de seu possível acerto de volta para o Chelsea na próxima temporada, principalmente depois do presidente do Real afirmar que abriria mão da multa de 20 milhões de euros imposta para caso de quebra de contrato de Mourinho (que vence em 2016), em consideração aos serviços prestados pelo português ao time merengue. Lado a lado com os rumores, um importante jornal inglês já ate adiantou a data de apresentação de Jose Mourinho à frente do Chelsea: 1 de julho próximo. Nesse final de semana, colocando mais lenha na fogueira, Mourinho disse numa entrevista ter se arrependido de não ter contratado antes o goleiro Diego Lopes, que o fez relegar Cassilas ao banco. Não contente com as declarações do técnico luso, Pepe declarou à mídia que as palavras de Mourinho não foram felizes e que Cassilas, alem de ter todos os jogadores do seu lado, merecia mais respeito. De imediato o auxiliar técnico de Mourinho rebateu as palavras de Pepe afirmando que Mourinho não ofendeu ninguém, mas sim apenas enalteceu as qualidades de seu novo goleiro titular. Um antigo olheiro do Chelsea e que hoje atua no Bolonha, revelou também que Villas Boas poderá ser a surpresa como técnico para ocupar a vaga de Mourinho no Real, caso ele realmente abandone o time madrilenho.
TAÇAS EUROPEIAS
Portugal comemora duas vezes vitória encarnada
Festa dupla em Portugal: o Benfica esta na final da Liga Europa e com isso Portugal ultrapassa a França no ranking de equipes (59.168 contra 59.000; lembrando que essa pontuação é uma media da participação das equipes de cada pais, nos últimos cinco anos de Taças Europeias) e coloca na temporada 2014/2015 seis times nas Taças Europeias, sendo 2 de forma direta na Liga dos Campeões, um 3a na disputa de um play-off pré fase de grupos desta mesma Liga e mais 3 na Liga Europa. Para chegar à finalíssima o Benfica, que houvera perdido por 1×0 para o Fenerbache na partida de ida disputada na Turquia, recebeu na noite desta quinta-feira a equipe turca num Estádio da Luz com lotação esgotada (mais de 65 mil torcedores), exercendo forte pressão (desde o apito inicial) que encurralou os turcos no campo de defesa, gerando a abertura do marcador logo aos 9 minutos num belo gol de Gaitan. O Fenerbahce, que já não via a cor da bola, ficou mais atordoado ainda após sofrer esse revés, e só não levou mais porque o Benfica sentiu o erro de arbitragem que aos 23 não viu um impedimento claro de Sow; que acabou por levar Garay a por a mão na bola dentro da área cometendo o pênalti que deu igualdade aos turcos na cobrança executada por Kuyt. Mas o time de Jorge Jesus não se fez abalar, e manteve a pressão ofensiva, chegando ao segundo gol através de Cardozo aos 35 da etapa inicial. Restava fazer um gol no segundo tempo para garantir a vitória com o placar que asseguraria vaga na finalíssima de 15 de maio. E os encarnados não decepcionaram. Mantendo a mesma objetividade e pressão ofensiva o Benfica chegou ao gol que daria números finais ao placar aos 21 minutos, novamente com Cardozo. Passaporte carimbado para a final contra o Chelsea, que eliminou o Basiléia vencendo fora por 2×1 e em casa por 3×1. Nem bem os finalistas foram definidos, já aparecem ingressos para a final, na internet, ao custo de 7 mil reais.
Na manha dessa sexta-feira, enquanto as ações de Porto e Sporting despencavam; com a vitória por 3×1 o Benfica viu suas ações subirem 14%.
Por ironia do destino o Benfica volta, 51 anos depois, a disputar uma final de Taça Europeia no mesmo Amsterdã em que conquistou seu bicampeonato europeu contra o Real por 5×3 na temporada 61/62. Trata-se da nona disputa de final Europeia (8 vezes pela Liga dos Campeões e esta pela Liga Europa) a que o time a Luz chega, dentre as quais venceu nas temporadas de 60/61 (3×2 contra o Barcelona) e 61/62 (5×3 contra o Real Madrid), ficando com o vice-campeonato nas temporadas de 62/63 (derrota por 2×1 para o Milan), 64/65 (derrota por 1×0 para a Inter de Milão), 67/68 (derrota por 4×1 para o Manchester United), 82/83 (derrota para o Anderlecht), 87/88 (derrota para o PSV) e 89/90 (derrota para o Milan por 1×0).
SUPERLIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL
A 27ª jornada terminou nesta segunda-feira, dia 29, quando o Marítimo recebeu na Madeira o Benfica às 20h, e logo de cara tomou um gol de pênalti, aos 5 minutos, convertido por Lima. Aos 42, Igor empatou para os madeirenses, mas o mesmo Igor, em jogada infeliz, fez gol contra para o time encarnado aos 27 da etapa final; e que não só deu a vitória ao Benfica, como a liderança isolada com 4 pontos a frente do Porto, isso a 3 rodadas do final da disputa.
Já a 28ª jornada teve inicio nesta sexta, dia 3, com o Moreirense recebendo o Braga às 20h, e perdendo por 3×2.
No sábado, as 20:30h, foi a vez do Nacional receber o Porto, e também perder, só que por 3×1.
No domingo 5 jogos, sendo 3 às 16h:
V.Setubal 0x1 Acadêmica; Olhanense 1×0 Rio Ave e Beira-Mar 4 Marítimo.
As 18h o V.Guimarães recebeu o Gil Vicente e venceu por 3×1.
E as 20:15 o Paços de Ferreira recebeu o Sporting e venceu por 1×0.
A jornada só termina amanha com o Benfica recebendo na Luz às 20h o Estoril.
Critérios de desempate:
Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:
«Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
e) Maior número de vitórias em toda a competição;
f) Maior número de golos marcados em toda a competição»
A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,
aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.
ÚLTIMAS NOTICIAS
Benfica
Depois do último titulo conquistado na temporada 2004/2005, o Benfica bateu o Sporting de Espinho nesse final de semana por 3×2 e conquistou o titulo nacional de voleibol; apesar da partida poder ficar sob-judice por um erro técnico da arbitragem que permitiu o último ponto ao time da Luz.
Moreirense
Jornais portugueses levantaram essa semana a hipótese da policia judiciária estar com provas reais de que o Moreirense gastou 100 mil euros na última temporada para subornar jogadores em dois jogos da última jornada que facilitaram seu acesso à Superliga. A direção do clube de Moreira de Cônegos contesta a noticia, embora a policia ate o momento não ter se manifestado oficialmente a respeito do assunto.
Sporting
Numa jogada de marketing o Sporting deu a Cristiano Ronaldo, no último final de semana, o titulo de sócio leonino de numero 100 mil, apresentando um vídeo com mensagem do ex-craque de Alvalade (que em 2003 foi negociado com o Manchester) ao intervalo da partida contra o Nacional.
Bruno Carvalho já avisou que o teto salarial leonino será de 50 mil euros (exceto para algumas novas contratações a serem feitas) e que ate Jesualdo devera reduzir seus vencimentos se quiser permanecer em Alvalade.
Portugueses no Exterior
A maratona de Madrid, realizada no último final de semana, teve um resultado surpreendente, apesar da vitoria da espanhola Vanessa Veiga (única castelhana a vencer a maratona nos últimos 15 anos). O fato inusitado ficou por conta da portuguesa Conceição Grare, que chegou em 9o lugar, gozando de plena saúde e vigor aos seus 59 anos de idade.
Sá Pinto, que ha pouco mais de um mês começou a dirigir o Estrela Vermelha de Belgrado, completou no último final de semana sua sexta partida com a sexta vitoria consecutiva.
A CBF confirmou semana passada que Portugal será o adversário do Brasil num amistoso a ser realizado a 9 de setembro em Boston.
Jornais ingleses e franceses se digladiaram essa semana por conta do possível leilão que estão travando Manchester United e PSG para contratar Cristiano Ronaldo. Segundo eles, após o PSG apresentar uma possível proposta formal ao Real Madrid pelo craque luso no valor de 95 milhões de euros, os ingleses contra-atacaram e ofereceram aos merengues 77 milhões, mais o passe de Nani, e ainda vantagens financeiras a Cristiano bancadas pelo patrocinador esportivo dos Red Devils.
Deu positivo um exame antidoping realizado no luso-brasileiro Deco feito em março último acusando um diurético e um elevador do metabolismo; ambos presentes numa vitamina que o jogador estava usando, porém não relatados nas bulas. O exame de contraprova será realizado em breve e embora o jogador e seu clube prometam processar o laboratório é quase certo que o mesmo seja suspenso por um bom tempo dos gramados.
Nani, que não faz mais parte dos planos de Alex Ferguson, foi relatado numa revista inglesa como um dos atletas jovens mais ricos a morar no Reino Unido. Segundo a mesma, Nani aufere 106 mil euros por semana e tem um patrimônio estimado em 12,2 milhões de euros.