DESTAQUES DA SEMANA
Por Emídio Tavares
Eleições no Sporting em 45 dias
Visando evitar a reunião extraordinária da Assembleia Geral, que com certeza destituiria toda a diretoria executiva leonina; Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal e Diretoria alinhavaram domingo passado um acordo para que todos os poderes do clube apresentassem demissão, o que aconteceu no inicio desta semana; provocando desta forma a convocação de eleições para um prazo máximo de 45 dias (foram agendadas para 23 de março, com Bruno de Carvalho já candidato declarado; Carlos Severino, do grupo SOS Sporting também; e até Jose Couceiro, ex-técnico, se colocando a disposição para o ser, além de Figo, que a principio ficou de pensar no assunto após pedido de dirigentes leoninos membros do Conselho Fiscal; mas com Godinho Lopes já oficialmente fora da disputa) e evitando assim o vexame da degola que provavelmente a reunião extraordinária provocaria. Tal acordo foi apresentado (junto com as demissões) em reunião do conselho leonino, que aprovou o pacto. Outro cenário para a não convocação de eleições em 45 dias seria a formação de uma comissão gestora e ou de fiscalização; mas esta hipótese sequer foi aventada. Com isso, estatutariamente, os demissionários permanecem em seus cargos ate a realização das eleições. A crise é tão grande que só esta semana os jogadores receberam o mês de dezembro e janeiro; já os funcionários do clube tiveram a promessa de receber dezembro apenas semana que vem.
Porto eliminado da Taça da Liga?
A comissão de instrução e inquérito que conduziu a denuncia contra o Porto a respeito do uso de 3 jogadores irregularmente (Fabiano, Seba e Abdoulaye) na partida frente ao V.Setubal pela Taça da Liga após os ter utilizado a menos de 72 horas em outro jogo; sugeriu a eliminação do Porto da disputa, com a perda de 2 a 5 pontos, além de suspensão por 1 a 4 jogos dos jogadores citados. No final da tarde desta sexta, o Conselho de Disciplina da FPF deveria dar o seu parecer final, mas o veredicto ficou para a próxima semana. Mesmo punido o Porto ainda poderá recorrer da decisão.
Portugal fracassa novamente em Guimarães
Guimarães parece mesmo não dar sorte a Portugal, afinal, nas ultimas 6 partidas no berço da pátria foram 3 empates e 3 derrotas, a ultima nesta quarta-feira frente ao fraco Equador, que ate saiu na frente logo aos 3 minutos de jogo, numa bobeada da zaga que permitiu o cruzamento para o gol de cabeça de Valencia, mas principalmente de Eduardo, que ficou caçando borboleta. O gol deu animo aos visitantes, que não recuaram e foram para cima da defesa lusa. Porem Portugal não se assustou e pressionou ate conseguir o empate numa bela jogada em que Coentrão colocou de calcanhar Cristiano na cara da meta para fazer um lindo gol. Para a segunda etapa o time luso continuou todo pressão, e aos 15 minutos virou o placar numa jogada entre Cristiano e Nani, que cruzou para Postiga fazer o 2×1. Dois minutos depois, numa bola em profundidade lançada do meio campo no meio da zaga lusa, João Pereira interceptou, mas pegou Eduardo no contrapé, fazendo assim um auto gol para os adversários. E aos 25, num belo chute de Caicedo de fora da área, o Equador decretou mais uma derrota lusa no berço do país: Portugal 2×3 Equador. Portugal joga pelas eliminatórias do Mundial de 2014, dia 22 de marco em Israel, e depois dia 26 do mesmo mês no Azerbaijão; recebendo a Rússia dia 7 de junho.
Final da Taça de Portugal confirmada para o Estádio do Jamor
Depois de ameaçar não realizar neste ano a finalíssima da Taça de Portugal no Vale do Jamor, pela precariedade de infraestrutura que o mesmo apresenta no momento, o presidente da FPF, Fernando Gomes, confirmou ao inicio desta semana que, após o Estado Português se comprometer a atender todas as exigências num prazo final e máximo de 3 anos, a decisão da Taça de Portugal esta garantida para o Estádio do Jamor, que já esta em fase inicial de melhorias objetivando sediar este jogo. Essa decisão da FPF foi embasada na promessa do ministro português de Esportes, Alexandre Mestre, de investir ainda em 2013 no Complexo do Jamor, algo em torno de 2,3 milhões de euros.
TAÇAS EUROPEIAS
As Taças Europeias recomeçam semana que vem, com o Benfica enfrentando na quinta, dia 14, o Bayern Leverkusen na Alemanha (o jogo de volta acontece na Luz, dia 21 deste mês) pela Liga Europa.
Já o Porto recebera pela Liga dos Campeões, na outra semana, precisamente no dia 19 (terça), o Málaga (o jogo de volta acontece na Espanha dia 12 de março).
SUPERLIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL
A 17ª jornada que só terminaria nesta segunda, às 20h, com o jogo Paços de Ferreira x Estoril, terminou mesmo foi na terça, pois na segunda, quando faltavam 15 minutos para o apito final, a partida teve de ser interrompida pelo forte nevoeiro que caiu na Mata Real. No reinicio da partida na terça, às 17h, logo no primeiro dos 15 minutos restantes, o Paços fez o gol solitário do jogo que lhe garantiu a vitória e a 3a posição na tabela, que o inclui nesse momento no ranking das equipes com possibilidade de disputar a Liga dos Campeões.
Já a 18ª jornada teve inicio neste sábado, às 20:15h, com o Estoril recebendo o V.Guimarães, e vencendo por 2×0.
No domingo, mais 6 jogos:
As 16h, Moreirense 3×0 Beira-Mar; V.Setubal 1×0 Gil Vicente; Acadêmica 1×2 Rio Ave; Sporting 0x1 Marítimo; Nacional 2×2 Benfica.
As 20:15h, Porto 1×1 Olhanense.
A jornada só termina amanha, às 20h, com o Braga recebendo o Pacos de Ferreira.
Critérios de desempate:
Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:
«Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
e) Maior número de vitórias em toda a competição;
f) Maior número de golos marcados em toda a competição»
A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,
aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.
ÚLTIMAS NOTICIAS
Sporting
Miguel Lopes, pela contusão no ombro ocorrida na partida frente ao Rio Ave, foi mesmo cortado e para o seu lugar foi chamado Silvio, lateral luso do La Corunha.
A explicação para o fato da Federação Internacional de Historia e Estatística do Futebol ainda ranquear o Sporting como a melhor equipe lusa da temporada passada reside no fato da mesma dar pouco peso para os campeonatos locais, e grande peso para as Taças Europeias (uma vitória na Liga Portuguesa chega a valer 3,5 pontos; diferentemente de uma vitória numa Taça Europeia que pode chegar a valer 14 pontos).
A péssima administração do Sporting se reflete nos contratos firmados. Um exemplo claro foi o que os leões acordaram com seu ex-técnico Domingos Paciência, que após demitido ficou recebendo, conforme rezava o contrato, ate encontrar um novo clube; e agora, mesmo trabalhando no La Corunha, ainda recebe do Sporting a diferença que falta para complementar o que recebia em Alvalade.
Porto
Iturbe, emprestado por 6 meses ao River Plate, teve de adiar sua estreia domingo passado porque o time argentino ainda não tinha feito o seguro de 15 milhões de euros exigidos pelos portistas para se salvaguardarem de uma possível lesão do craque a serviço dos argentinos.
O Porto já encontrou um defensor para sua permanência na Taça da Liga. Trata-se do Professor da Faculdade de Engenharia do Porto e docente das cadeiras de Estatística e Gestão de Manutenção, Armando Leitão, que garante ter o Porto o regulamento ao seu lado, pois nele reza que um jogador não pode ser utilizado num prazo inferior a 72 horas; e não num prazo inferior a 72 horas e zero minuto. Como os jogadores citados como irregulares no jogo estariam a 71 horas e 45 minutos da ultima atuação, interpreta-se 71 horas e 45 minutos como 72 horas; o que então daria legalidade a participação dos mesmos no jogo em causa.
Kleber foi emprestado ao Palmeiras, porem apenas ate 30 de junho deste ano.
Benfica
O recém contratado Rui Fonte, em seu jogo de estreia pela equipe b, sofreu uma grave lesão no ligamento cruzado anterior do joelho direito, o que o levara a uma cirurgia e afastamento dos gramados por no mínimo 5 meses.
O Conselho de disciplina da FPF também instaurou processo contra o Benfica por suposto uso de jogadores fora do prazo regulamentar de 72 horas, na Taça da Liga frente à Acadêmica, após os ter utilizado em jogo da 13a jornada da Superliga frente o Estoril. O processo também foi aberto contra Sporting B e Marítimo B, por terem utilizado jogadores na Taça de Portugal e menos de 72 horas depois os terem utilizada na Liga de Honra. Porem, em todos os casos, houve arquivamento dos processos. No caso do Benfica a explicação do Conselho de Disciplina foi de que nos dois jogos a equipe usada pelo time encarnado foi a principal e não a b, ao qual se aplica o regulamento imposto para as equipes b, e nas disputas organizadas pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional. Já nos casos de Marítimo e Sporting a irregularidade inexistiu porque nos dois primeiros jogos a disputa era pela Taça de Portugal, competição gerida pela FPF (e que não faz qualquer restrição a atuações a menos de 72 horas de uma partida a outra), e não pela Liga. Estranhamente, na madrugada deste sábado, a sede da FPF foi assaltada, porem somente o computador do seu presidente, Fernando Gomes, e de sua secretaria, foram levados.
Penafiel
Jean, meio-campista do Fluminense convocado por Felipão para a Seleção Brasileira em substituição a Hernanes (cortado por contusão), atuou na temporada 2007/2008 na 2ª Liga Portuguesa, defendendo o Penafiel.
Seleção Portuguesa
Scolari revelou esta semana que em 2006 recebeu um convite para ser técnico da seleção inglesa, mas que o recusou porque jamais romperia o contrato com a seleção portuguesa, a qual dirigia à época.
Portugueses no Exterior
Miguel, antigo lateral-direito da seleção lusa, e que estava sem clube desde o final da temporada passada quando se desligou do Valencia, acaba de assinar contrato com o Maccabi Tel Aviv de Israel, atual líder do campeonato local.
Bosingwa foi perdoado pelos atos de indisciplina e logo poderá voltar a atuar pelo QPR da Inglaterra.