DESTAQUES DA SEMANA
Por Emídio Tavares
CR7 é o maior recordista do “Dream Team” da Uefa
A UEFA divulgou essa semana em seu site a abertura da votação pela 13a vez para a escolha do “DREAM TEAM” da temporada. Ao mesmo tempo divulgou também a seleção dos jogadores que mais vezes fizeram parte deste time dos sonhos, e como não poderia deixar de ser o astro madeiresense Cristiano Ronaldo é o maior recordista, tendo sido escolhido por 10 vezes para o “Dream Team” e em 9 delas de forma consecutiva. Eis a seleção dos mais votados ate hoje:
Casillas (6), Phillipp Lahm (5), Sergio Ramos (5), Puyol (6), Pique (4), Xavi Hernandez (5), Iniesta (5), Gerrard (3), Messi (7), Thierry Henry (5) e Cristiano Ronaldo (10).
Taça De Portugal
A 4a eliminatória da Taça de Portugal começou nessa quinta com o time misto do Sporting tomando um susto de cara ao sofrer um gol logo aos 2 minutos do Praiense, mas não se abalando e virando o jogo que terminou em 5×1, marcando Felipe Andrade para o Praiense, e para o Sporting marcando Paulo Oliveira aos 21 (ambos no 1o tempo); já na etapa final os marcadores foram Adrien Silva aos 2, Bruno Cesar aos 17, e Andre aos 34 e aos 43 minutos.
Já na sexta foi a vez do Porto ir ate Chaves, com um time mesclado, enfrentar os donos da casa. Embora superior tecnicamente o time portista, alem de falhar nas conclusões das jogadas, encontrou um adversário perfeito no miolo defensivo e que ousava bem nas jogadas de contra-ataque, fatores estes que levaram a partida à prorrogação sem abertura de contagem e decisão da vaga pela disputa das grandes penalidades onde o goleiro da casa, Antonio Filipe, foi mais feliz defendendo as cobranças de Layun, Depoitre e Andre Silva, o que garantiu a vitoria o Chaves por 3×2 e passagem a próxima fase da Taça de Portugal eliminando o poderoso Porto.
Nesse sábado o Benfica não encontrou dificuldade alguma para golear o Marítimo, fazendo 3 no primeiro tempo e mais 3 no segundo, que alias foi facilitado pela expulsão de zagueiro madeirense após o 4º gol por colocar a mão na bola dentro da área. Rafa, depois de um período convalescendo de contusão, voltou nessa partida. Marcaram para os encarnados Cervi, Pizzi, Mitroglou (2), Raul Jimenez e Gonçalo Guedes.
Demais resultados desse sábado:
Varzim 0x1 Covilhã
Sanjoanense 1×0 Gil Vicente
Feirense 0x0 Acadêmica (vitoria dos estudantes nos pênaltis por 5×4)
Estoril 2×0 Cova da Piedade
Resultados do domingo:
Real 2×0 Olhanense
Vizela 0x1 Penafiel
Benfica Castelo Branco 0x2 V.Setubal
Oriental 1×2 Leixões
Vilafranquense 1×0 Paços de Ferreira
Aljustrelense 1×2 Tondela
Torreense 1×0 Nacional
Braga 2×1 S. Clara
Boavista 1×1 V.Guimarães (vitória do Guimarães na prorrogação por 2×1 com o gol assinalado a 2 minutos do apito final)
Taças europeias
Benfica
O grupo é liderado por Nápoles e Benfica ambos com 7 pontos (italianos na frente por saldo de gols) seguidos pelo Besiktas com 6 e em último o Dínamo com apenas com 1.
No próximo dia 23 o Benfica fará um jogo fora decisivo contra o Besiktas, enquanto o Nápoles recebera o Dínamo de Kiev.
Na última jornada a 6 de dezembro o Benfica recebe o Nápoles enquanto o Dínamo recebe o Besiktas.
Sporting
A liderança do grupo agora é do Borussia Dortmund com 10 pontos, seguido pelo Real em 2o com 8, Sporting ainda em 3º com apenas 3 pontos, e o Legia em último com 1 ponto.
No próximo dia 22 de novembro o Sporting recebe o Real, enquanto o Legia vai ate a Alemanha enfrentar o Borussia.
Já na última rodada a 7 de dezembro o Sporting vai ate a Polônia enfrentar o Legia enquanto o Real recebe o Borussia.
Porto
A liderança do grupo continua com o Leicester, isolado com 10 pontos, mas agora com o Porto na 2a posição com 7, e o Copenhague na 3a posição com 5 pontos. O Brugge continua na rabeira do grupo sem ponto algum.
No próximo dia 22 de novembro o Porto faz jogo decisivo fora contra o Copenhague, enquanto o Leicester recebe o Brugge.
Na última jornada a 7 de dezembro o Brugge recebe o Copenhague, e o Porto recebe o Leicester.
Braga
A liderança do grupo, e de forma disparada, é do Shakhtar com 12 pontos em 4 jogos, seguido pelo Braga com 5, Gent com 4, e Konyaspor com 1 ponto.
Na próxima jornada o Braga tem um jogo decisivo fora contra o Gent, dia 24 deste mês, mesma data em que o Shakhtar recebe o Konyaspor.
A última jornada, a 8 de dezembro, colocara frente a frente Konyaspor x Gent, e Braga x Shakhtar.
Superliga Portuguesa De Futebol
Devido às datas FIFA, participação da Seleção Portuguesa nas eliminatórias para o Mundial da Rússia, e Taça de Portugal, a 11ª jornada só ocorrera no final do mês, dia 25 (sexta-feira) com os seguintes confrontos:
Sexta-feira
V.Setubal x Rio Ave (20:30h)
Sábado
Chaves x Marítimo (11:45h)
Nacional x Estoril (16:00h)
Boavista x Sporting (18:15h)
Belenenses x Porto (20:30h)
Domingo
Arouca x Paços de Ferreira (16:00h)
Benfica x Moreirense (18:00h)
Tondela x V.Guimarães (20:15h)
A jornada só termina na segunda, dia 28, com o Braga recebendo o Feirense as 20:00h
Critérios de desempate:
Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:
«Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
- a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
- b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
- c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
- d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
- e) Maior número de vitórias em toda a competição;
- f) Maior número de golos marcados em toda a competição»
A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,
aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.
Últimas notícias
Benfica
Por criticas publicas a equipe de arbitragem, após a partida do Benfica contra o V.Setubal na 2a jornada, o presidente Luis Filipe Vieira foi suspenso por 2 meses e multado em 3.145 euros pelo Conselho de Disciplina da FPF baseado no artigo 136 que o acusa por ofensa da honra e da reputação contra membros dos órgãos da estrutura desportiva. O departamento jurídico encarnado já entrou com um recurso.
Marítimo
O Conselho de Justiça da FPF aceitou o recurso do Marítimo contra a suspensão de 9 meses interposta ao atacante Dyego Souza por conta de sua agressão a um auxiliar de arbitragem em partida amistosa realizada na pre-temporada; dando efeito suspensivo ate julgamento final do mérito. Assim sendo o jogador voltou a treinar (visto que nem isso poderia fazer por conta da seguradora do Marítimo ter suspendido a apólice se eximindo de arcar com qualquer responsabilidade caso o atleta se lesionasse enquanto perdurasse a suspensão), e ficou a disposição para a partida pela Taça de Portugal contra o Benfica nessa semana.
Arouca
O Arouca entrou essa semana com uma queixa-crime na justiça cível (e também na esportiva) contra o presidente leonino Bruno de Carvalho, contra o dirigente Andre Geraldes e contra o ARD (assistente de resinto desportivo, que atua como segurança do local) por conta das declarações, calunias e ameaças proferidas ao seu presidente Carlos Pinho, e ao seu diretor de futebol Joel Pinho no túnel de acesso do gramado aos vestiários do Alvalade XXI.
Sporting
Tal como fez o Arouca, o ARD alvo de processo do Arouca que estava presente no túnel do Estádio Alvalade XXI, entrou com uma queixa-crime por agressão na justiça cível contra o presidente e o diretor de futebol do time arouquense.
Portugueses no exterior
Fernando Santos é o maior vencedor dos técnicos da Seleção Portuguesa, tendo vencido 19 de 30 jogos que comandou; e perdido apenas uma partida oficial (recentemente frente à Suíça pelas eliminatórias do Mundial da Rússia), pois as outras 6 derrotas foram em jogos amistosos. Em apenas 4 jogos comandados por Fernando Santos aconteceu o empate.
Cristiano Ronaldo calou de vez a boca dos homens do Atlético de Madrid que durante a semana chegaram a colocar que no Atlético talvez CR7 nem fosse titular. Alem de fazer os 3 gols do Real na vitoria por 3×0 frente aos colchoneiros, que não só garantiram a liderança isolada do campeonato com 4 pontos a frente do Barcelona (que nessa rodada empatou em casa com o Málaga sem gols) como também a artilharia do campeonato com 8 gols ao lado de Messi e Suarez, Cristiano transformou-se no maior artilheiro dos clássicos com o Atlético, chegando aos 18 gols e ultrapassando Di Stefano.