Destaques da Semana: Convocada a seleção para a Euro 2024

Cristiano Ronaldo celebra após marcar em partida contra Liechtenstein para partida de qualificação Euro 2024 do Groupo J no Estádio Alvalade Stadium, Lisboa, 23 Março 2023. RODRIGO ANTUNES/LUSA

Destaques da semana
Por Emídio Tavares

Convocada a seleção para a Euro 2024

Sem novidades, Roberto Martinez convocou na terça-feira (21/05) a Seleção Portuguesa que disputará a Euro 2024 na Alemanha (de 14 de junho a 14 de julho), salvo alguma mudança inesperada por motivos fortuitos à última hora, e que tem data limite final de 7 de junho. Eis os convocados:

Goleiros: Diogo Costa, José Sá e Rui Patrício.

Defesas: Antônio Silva, Ruben Dias, Gonçalo Inácio, Pepe, Dalot, Danilo, Cancelo, Nelson Semedo, Nuno Mendes.

Meio-campistas: Bruno Fernandes, João Neves, Palhinha, Otávio, Ruben Neves, Vitinha e Bernardo Silva.

Atacantes: Cristiano Ronaldo, Diogo Jota, Francisco Conceição, Gonçalo Ramos, João Felix, Pedro Neto e Rafael Leão.

Antes de partir para a Alemanha, a seleção ainda fará 3 amistosos: 4 de junho no Estádio do Alvalade frente a Finlândia, 8 de junho no Estádio do Jamor frente a Croácia e 11 de junho no Estádio Municipal de Aveiro frente a República da Irlanda. Portugal (que terá seu QG em Gelsenkirchen) compõe o Grupo F ao lado de República Tcheca (confronto a 18 de junho na estreia), Turquia (22 de junho) e Geórgia (2 de junho). Classificam-se os 2 primeiros colocados de cada um dos seis grupos descritos abaixo e mais os 4 melhores terceiros colocados para a fase seguinte de oitavas.

Caso Portugal termine em 1º no grupo fará as oitavas em Frankfurt contra o 3º colocado do Grupo A (Alemanha, Escócia, Hungria ou Suíça), ou do Grupo B (Espanha, Croácia, Itália ou Albânia) ou do Grupo C (Eslovênia, Dinamarca, Sérvia ou Inglaterra).

Se ficar em 2º enfrentará o 1º colocado do Grupo D (Holanda, França, Polônia ou Áustria).

E caso fique entre os 4 melhores terceiros colocados, enfrentará ou o 1º do Grupo C (Eslovênia, Dinamarca, Sérvia ou Inglaterra); ou o 1º do Grupo B (Espanha, Croácia, Itália ou Albânia).

Eis os grupos:

Grupo A:  Alemanha, Escócia, Hungria e Suíça.

Grupo B:  Espanha, Croácia, Itália e Albânia.

Grupo C:  Eslovênia, Dinamarca, Sérvia e Inglaterra.

Grupo D:  Polônia, Holanda, Áustria e França.

Grupo E:  Bélgica, Eslováquia, Romênia e Ucrânia.

Grupo F:  Portugal, República Tcheca, Turquia e Geórgia.

 

Taça de Portugal

Sporting 1X2 Porto

O Porto conquistou mais uma edição da Taça de Portugal neste domingo (26/05), ao vencer o Sporting, pelo placar de 2 a 1. No começo da partida, o Sporting teve as melhores oportunidades e conseguiu marcar aos 20 minutos, quando St. Juste fez o primeiro gol do jogo e colocou o Sporting em vantagem. A equipe foi então administrando a vantagem. O placar, no entanto, se manteve com o Sporting na frente apenas por cinco minutos. Logo depois, o brasileiro Evanilson recebeu e conseguiu bater com categoria para deixar tudo novamente em igualdade no placar. Logo depois do gol marcado pelo Porto, o Sporting ficou com um a menos quando St. Juste acabou sendo expulso. Desta maneira, o Porto passou a mandar na partida.

A situação não se alterou durante o segundo tempo e o Porto seguiu melhor na partida, tendo inclusive as melhores oportunidades para marcar. O segundo tempo, no entanto, acabou não tendo gols. O gol do título veio apenas na prorrogação, marcado por Taremi, de pênalti.

Com a vitória, o Porto conquistou a Taça de Portugal pela 20ª vez em sua história. O Sporting segue com 17 títulos e é o terceiro maior vencedor da competição. O maior vencedor da disputa é o Benfica com 26 taças.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sporting

Sem revelar valores do acordo, Frederico Varandas divulgou essa semana a permanência do técnico Ruben Amorim por mais uma temporada a frente da equipe.

Depois de ter investido quase 50 milhões de euros na temporada passada para contratar Gyokeres (20 milhões), Hjulmand (18 milhões) e Fresneda (9 milhões), a SAD leonina resolveu abrir de novo os cofres, prometendo para agora 70 milhões de euros a fim de renovar a equipe campeã portuguesa. 

Figo, ex-craque do Sporting e da seleção portuguesa, aventou a possibilidade de sair candidato à presidência da FPF, em parceria com o Presidente da Associação de Futebol Lisboeta, Nuno Lobo.  Fernando Gomes, a 11 anos no cargo e acumulando funções na FIFA e na UEFA, deverá deixar o cargo, tendo porém intenção de indicar o ex-árbitro e atual presidente da Liga, Pedro Proença para substituí-lo. A Federação Portuguesa de Futebol é uma entidade com um orçamento elevadíssimo de gastos, na casa dos 107 milhões de euros na última temporada, e já com elevação da previsão orçamentaria para a atual temporada, atingindo mais de 120 milhões.

Benfica

Como já houvéramos antecipado há pouco mais de um mês, o Benfica voltará a colocar em jogo a Eusébio Cup (12ª edição), enfrentando desta feita o Feyenoord da Holanda, a 28 de julho no Estádio da Luz.

Com a conquista da Liga Europa pela Atalanta, o Benfica torceu, para evitar fases pré-eliminatórias na próxima Liga dos Campeões (3ª pré-eliminatória e ainda play-off), para que a equipe italiana terminasse em 4º lugar no campeonato nacional, usando assim uma das 4 vagas do seu campeonato para a próxima Champions, e com isso abrindo a vaga do campeão da Liga Europa para os encarnados, que são os melhores ranqueados entre os times presentes na pré-eliminatória. E após os resultados deste final de semana, o Benfica se deu muito bem, pois com a vitória deste domingo (26/05) da Atalanta sobre o Torino por 3 a 0, a equipe de Bergamo alcançou o 4º lugar e foi beneficiada pelos outros resultados da rodada. Sendo assim a fase de grupos na Champions ficou com o Benfica.

  1. Clara

Com os resultados do último final de semana, o Santa Clara sagrou-se campeão da 2ª divisão com 73 pontos, 2 a mais que o vice Nacional, garantindo a volta a divisão maior de Portugal. O Desportivo Aves SAD, que na bacia das almas garantiu pelo confronto direto com o Marítimo o 3º lugar, disputará com o Portimonense quem será o dono da última vaga da 1ª divisão, em jogos de ida e volta, a serem realizados na última semana do mês e na 1ª semana de junho.

Portimonense

Para o primeiro jogo do play-off pela última vaga na 1ª divisão frente ao Desportivo Aves SAD nesse sábado (25/05) em Portimão (jogo de volta acontece na Vila das Aves dia 2 de junho, no outro sábado), a diretoria do Portimonense franqueou a entrada gratuitamente aos seus adeptos, que lotaram as dependências do Estádio Municipal, fato este que não foi o suficiente para evitar a derrota dos donos da casa por 2 a 1. No jogo da volta, um empate basta para o Desportivo Aves SAD ficar com a vaga na 1º divisão.

  1. Setúbal

Com o empate sem gols no último domingo frente ao Santarém, o Vitória de Setúbal, clube que já teve sua insolvência decretada e está em vias de também ter a sua SAD indo pelo mesmo caminho, garantiu com duas rodadas de antecedência o acesso à 3ª divisão de Portugal, ficando apenas 1 ano na 4ª divisão.

Portugueses pelo Mundo

A Premier League divulgou essa semana a relação dos jogadores que compõe a melhor equipe da recém-encerrada temporada, e nela consta a presença de 3 portugueses: Bruno Fernandes, Dalot e Bernardo Silva.

Mais um recorde para CR7: com a convocação para a Euro 2024 o craque madeirense completa a 6ª chamada consecutiva ultrapassando Casillas e transformando-se no recordista em participações da Eurocopa (2004, 2008, 2012, 2016, 2020 e 2024).

Cristiano Ronaldo também foi eleito pela revista britânica FOUR FOUR TWO o melhor jogador europeu de todos os tempos, onde num ranking dos 100 melhores ficou em primeiro, com Cruyff em 2º, Beckenbauer em 3º, Zidane em 4º e Iniesta em 5º. Além de Cristiano, outros dois portugueses também aparecem entre os 100 melhores: Eusébio em 12º e Figo em 78º.

Os técnicos portugueses estão se dando bem na Copa do Brasil. Nessa semana garantiram vaga para a próxima fase da disputa o Botafogo de Artur Jorge, o Bragantino de Pedro Caixinha, o Vasco da Gama, agora de Álvaro Pacheco e o Palmeiras de Abel Ferreira. Já Petit, do Cuiabá, enfrentou o Goiás em casa (partida de ida, fora, derrota por 1×0, porém Petit ainda não era o técnico), venceu por 1×0, mas viu sua equipe ser eliminada na decisão por pênaltis.

Na Euro-sub 17 que está acontecendo no Chipre, Portugal vai de vento em popa, num grupo da morte com Inglaterra, Espanha e França. No seu primeiro jogo bateu a Espanha por 2×1, enquanto a Inglaterra goleou por 4 gols a França. Na segunda jornada disputada sexta-feira (24/05), a França bateu a Espanha enquanto Portugal fez 4×1 na Inglaterra. Liderando com 6 pontos, a frente de Inglaterra e França com 3, e Espanha sem ponto algum, um simples empate nessa segunda-feira (27/05), frente a França, garantirá a classificação para a próxima fase e o primeiro lugar no Grupo D.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *