Destaques da Semana: Com Cristiano, Pepe e Meireles, seleção goleia Irlanda

DESTAQUES DA SEMANA
Por Emídio Tavares

 

Com Cristiano, Pepe e Meireles, seleção goleia Irlanda

Jogadores da Seleção portuguesa chegam para treino em Óbidos, centro de Portugal, 13 Novembro. PAULO CUNHA / LUSA
PAULO CUNHA / LUSA

A seleção portuguesa fez seu último amistoso nessa terça-feira em New Jersey, antes de embarcar para o Brasil; e derrotou por 5×1 a Irlanda, em partida que teve a participação dos jogadores que voltavam de contusão (Raul Meireles, Cristiano Ronaldo e Pepe). Paulo Bento começou o jogo com Rui Patrício no gol; Coentrão e Rubem Amorim nas laterais; Neto e Ricardo Costa na zaga; João Moutinho, Raul Meireles e William Carvalho no meio-campo; Cristiano Ronaldo, Hugo Almeida e Varela no ataque. Logo aos 2 minutos, após cruzamento de Varela da direita, Hugo Almeida abriu o marcador, 15 meses depois de ter marcado pela ultima vez a serviço de Portugal. Posteriormente, em jogada individual de Cristiano Ronaldo pelo lado esquerdo, que tocou de calcanhar para Coentrão, este evoluiu e tentou cruzar para a área, porem a bola foi desviada por um zagueiro irlandês, encobrindo seu goleiro, e decretando o segundo gol luso. Portugal dominava amplamente a partida, sem dar qualquer chance ao adversário, e o terceiro gol não custou a sair: bola alçada na área novamente pelo lado direito, para cabeçada de Cristiano Ronaldo e rebote do goleiro adversário, que Hugo Almeida não desperdiçou, fazendo o terceiro gol luso e o seu segundo na partida.

Para a etapa complementar, antes de varias substituições feitas por Paulo Bento, numa cobrança de falta por parte do adversário, Coentrão ficou desatento à marcação e permitiu que um jogador irlandês recebesse a bola livre dentro da área para fazer o gol de honra da Irlanda. Na sequencia o treinador fez uma serie de mudanças, colocando Nani no lugar de Cristiano; Postiga no lugar de Hugo Almeida; Andre Almeida no lugar de Raul Meireles (deslocando Rubem Amorim para o meio-campo e Andre Almeida para a posição de Amorim na lateral); e Pepe no lugar de Neto. Com as mudanças, a seleção ganhou mais velocidade pelo lado esquerdo, onde Nani e Coentrão criavam constantemente jogadas de perigo para a zaga adversária. O 4o gol surgiu num cruzamento de Nani, pelo lado esquerdo, encontrando Vieirinha (que substituiu Varela) na pequena área, para cabeçada a queima roupa e brilhante defesa do goleiro irlandês, que, contudo não impediu que o atacante do Wolfsburgo fizesse no rebote mais um gol português. O ultimo gol surgiu em uma bela troca de passes pela esquerda do ataque, entre Nani e Coentrão, com o jogador do Manchester tocando de três dedos para o lateral do Real, também de três dedos concluír para as redes na saída do goleiro adversário. Pouco antes do final, Miguel Veloso entrou no lugar de Rubem Amorim.

Portugal embarcou para o Brasil otimista em fazer uma boa campanha e guarnecido na bagagem por 200 quilos de bacalhau, 48 quilos de azeite, 20 quilos de chouriço, 15 quilos de salpicão, 12 quilos de alheira, 80 quilos de polvo, e muitas outras iguarias lusas. Na chegada a Campinas centenas de torcedores cercaram o ônibus da seleção com faixas e cartazes de apoio; e na quinta, por ocasião do primeiro treino da seleção, mais de 10 mil torcedores acompanharam euforicamente, no Estádio Moises Lucarelli, os jogadores lusos.

ÚLTIMAS NOTICIAS

Benfica

Visando desenvolver sua marca no mercado norte-americano o Benfica firmou uma parceria por 10 anos com o Orlando City (equipe que na próxima temporada ira disputar a 1a divisão dos Estados Unidos); fincada em 3 pontos básicos: cedência de jogadores e realização de estágios a nível de formação; intercambio de gestão global (marketing; televisão e infraestruturas); e cedência de bolsas de estudo a jogadores que assim poderão fazer sua formação acadêmica nos Estados Unidos enquanto completam a sua formação esportiva.

O lateral Siqueira, que o Benfica não optou por exercer a clausula de compra, assinou por 4 temporadas com o Atlético de Madrid.

Porto

Esta confirmando. O 3o uniforme do Porto para a temporada 2014/2015 será da cor rosa, e segundo Warrior, fornecedora do time dos dragões, objetiva atingir uma faixa maior do publico feminino.

Paulo Fonseca, que saiu do Paços de Ferreira para o Porto onde não obteve sucesso acabando por ser demitido, voltou à velha casa sendo apresentado essa semana como novo técnico do time da cidade do móvel.

Sporting

No próximo dia 1o de julho, data de comemoração do seu 108o aniversario, o Sporting colocara no ar, através dos canais 34 (Standard Definition) e 35(High Definition), a sua TV Sporting; por enquanto gratuitamente, sem necessidade de assinatura.

O jovem lateral-direito de 23 anos Andre Geraldes, que já atuou pela seleção sub-21 e que pertencia ao Istambul da Turquia (embora tenha jogado por empréstimo na ultima temporada pelo Belenenses), é o novo reforço do Sporting por 5 temporadas, e com clausula rescisória fixada em 45 milhões de euros.

Liga de Clubes

Numa eleição marcada pela impugnação de 2 dos 3 candidatos por parte de Mario Figueiredo, presidente atual e que acabou reeleito com 10 votos a favor e dois em branco, votaram apenas 4 clubes da 1ª divisão (Sporting, Belenenses, Paços de Ferreira e Boavista, clube este que branqueou seu voto) e 4 da 2ª divisão (Farense, Atlético, Santa Clara e Leixões). Muitos clubes prometem recorrer do resultado, alegando uma serie de irregularidades no pleito.

Outros Esportes

Na 4a edição do Campeonato Mundial de Equitação, que terminou nessa segunda-feira na Áustria, a Seleção Portuguesa (representada pelos cavaleiros Bruno Pica, João Duarte Rafael, Nuno Avelar e Miguel Fonseca) sagrou-se, pela primeira vez na sua história, Campeã Mundial da categoria.

No play-off decisivo do campeonato português de futsal, jogando neste sábado no Fundão a equipe local venceu o Sporting por 6×3 (2×2 no tempo normal, e 4×1 na decisão por pênaltis), forçando a 4ª partida que ocorreu no mesmo local as 17h deste domingo, quando então após um empate por 2 gols no tempo normal, o Sporting confirmou o bicampeonato nacional ao fazer 2×1 na prorrogação, fechando o placar em 4×3 para os leões.

Portugueses no Exterior

A Seleção de Portugal recebeu da Portuguesa de Desportos, assim que desembarcou no Brasil, camisas personalizadas para cada um dos jogadores e integrantes da comissão técnica; sendo que a camisa da Lusa que coube a Paulo Bento levou o número 100 em homenagem aos 100 anos da Federação Portuguesa. “Numa carta aberta a toda a delegação, a Lusa Paulista deixou os seguintes dizeres: “Que estejam conosco até ao dia 13 de julho, de preferência para uma final de sonho com a seleção brasileira, no Maracanã. Os nossos mais sinceros cumprimentos e estimas. Sejam bem-vindos à terra que, por Pedro Álvares Cabral, vocês descobriram e que volta a abrir-lhes os braços mais de 500 anos depois. Sobre a terra e sobre o mar somos todos Portugal”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *