Destaques da Semana
Por Emídio Tavares
Com 3 gols de Cristiano, o Real passa as semifinais da Champions
O Real Madrid, que houvera perdido na partida de ida na Alemanha por 2×0 para o Wolfsburgo, precisava fazer no mínimo 3 gols de diferença no jogo de volta nessa terça na Espanha para garantir passagem às semifinais da Champions League; e para calar a boca dos críticos que o chamam de omisso nas grandes decisões, Cristiano Ronaldo chamou para si a responsabilidade, abrindo o marcador aos 15 minutos ao ficar na cara do gol e concluir às redes cruzamento da direita efetuado por Carvajal; desmarcando-se da zaga adversária e subindo sozinho para completar de cabeça para o gol cruzamento da esquerda oriundo de escanteio aos 17 minutos ainda do primeiro tempo; e por fim encontrando um único espaço na barreira do Wolfsburgo para fazer de falta o gol da classificação aos 32 do segundo tempo, chegando aos 16 gols na artilharia da disputa e a apenas 1 de igualar seu próprio recorde ocorrido na temporada passada quando marcou 17 vezes. Nas semifinais, que acontecem em jogos de ida a 26/27 de abril e de volta a 3/4 de maio, o Real pega o Manchester City, fazendo o primeiro jogo na Inglaterra dia 26 deste mês, e recebendo os ingleses dia 4 de maio. No outro confronto, o Atlético enfrenta o Bayern, fazendo o 1o jogo em casa, e o jogo de volta na Alemanha. A final esta agendada para Milão em 28 de maio.
Olimpíadas do Rio
Futebol olímpico: Argentina no caminho de Portugal
Aconteceu essa semana o sorteio das chaves do futebol olímpico que será disputado nas Olimpíadas do Rio, e coube a Portugal o Grupo D, ao lado de Argentina, Honduras e Argélia. A Seleção Portuguesa estréia a 4 de agosto frente aos argentinos no Engenhão, onde dia 7 também enfrentara Honduras. Já no dia 10 Portugal faz seu ultimo jogo dessa fase no Mineirão frente à Argélia. Os dois primeiros de cada grupo classificam-se para a próxima fase onde o 1o do Grupo A defronta o 2o do Grupo C; o 2o do Grupo A defronta o 1o do Grupo C; o 1o do Grupo B defronta o 2o do Grupo D e o 2o do Grupo B defronta o 1o do Grupo D. Os grupos ficaram assim definidos:
Grupo A – Brasil, África do Sul, Iraque e Dinamarca
Grupo B – Japão, Nigéria, Suécia e Colômbia
Grupo C – Coréia, México, Alemanha e Ilhas Fiji
Grupo D – Honduras, Argentina, Argélia e Portugal
Taças européias
Liga dos campeões
Benfica empata e despede-se com honra da Champions League
O Benfica empatou nessa quarta na Luz, perante o 2º maior publico de toda a historia do Estádio, com 64358 torcedores presentes (só perdendo para o jogo com o Barcelona na temporada 2005/2006 onde 64395 estiveram presentes), e disse adeus a Liga dos Campeões, porem de forma digna e elegante, fazendo frente ao poderoso Bayern, que não contou com Robben, mas foi beneficiado pelas ausências encarnadas de Jonas (suspenso por acumulo de amarelos), Gaitan e Mitroglou, contundidos. Aos 27 minutos Raul Jimenez aproveitou de cabeça milimétrico cruzamento de Eliseu para abrir o marcador. Mas esse mesmo Eliseu não foi capaz de conter a descida de Lahm, 11 minutos depois, que cruzou para a área encarnada, onde Éderson ate desviou, mas não foi capaz de evitar o potente chute de Vidal empatando o jogo. Para o inicio da etapa final a ducha gelada esfriou de vez a pretensão encarnada quando aos 7 minutos Muller virou para os alemães. Mesmo assim o Benfica jamais desistiu, pressionando sempre e ate empatando o jogo (fora outras tantas oportunidades criadas) aos 31 minutos em bela cobrança de falta de Talisca. Mas ficou por ai mesmo o placar: 2×2, e que leva os alemães para as semifinais, mas destaca um Benfica poderoso que enfrentou de igual para igual uma das maiores equipes do planeta.
Liga europa
Braga perde de goleada e com 2 gols contra
O Braga foi ate a Ucrânia nessa quinta tentar o milagre da vitoria por 2 gols de diferença, e ate começou bem, pressionando e com um pênalti claríssimo não assinalado ao seu favor aos 15 minutos. Com isso o animo arrefeceu muito; ainda mais depois dos 25 quando Srna, de pênalti, abriu o placar para os donos da casa. Aos 42 minutos, num bate e rebate dentro da área, a bola resvalou no zagueiro luso Ricardo Ferreira e entrou. Estava decretado o 2×0. Para a etapa final, descontraído, em ritmo de treino, e com a classificação praticamente garantida, o Shakhtar facilmente chegou aos 3×0 com Kovalenko aos 5 minutos. Dai para a frente o time ucraniano colocou o Braga na roda e ate tirou o pé do acelerador. Aos 29, apos cruzamento da direita, outro lance infeliz do zagueiro Ricardo Ferreira que ao tentar interceptar a bola acabou por fazer seu segundo gol contra na partida. O Braga volta a Portugal com uma goleada de 4×0 que poderia ter sido bem maior em números, e agora só pensa no campeonato e principalmente na Taça da Liga onde terá pela frente, nas semifinais, o Benfica. As semifinais da Liga Europa, com jogos de ida a 28 de abril, e de volta a 5 de maio, já tem seus confrontos definidos: Shakhtar x Sevilha; e Villarreal x Liverpool.
Superliga Portuguesa De Futebol
A 29ª jornada terminou nessa segunda-feira quando as 20:00h o Rio Ave recebeu o V.Guimarães e venceu por 2×0.
Já a 30a teve inicio nesse final de semana com os seguintes jogos:
Sábado
Arouca 0x0 Rio Ave (16: 15h)
Estoril 1×0 Boavista (18:30h)
Moreirense 0x1 Sporting (20:45h)
Domingo
União 3×4 Paços de Ferreira (16:00h)
Belenenses 1×1 Acadêmica (16:00h)
Marítimo 3×0 V.Guimarães (18:15h)
Porto 4×0 Nacional (20:30h)
A jornada só termina amanha, segunda-feira dia 18 de abril, quando as 19:00h o Braga recebe o Tondela; e as 21:00h o Benfica recebe o V.Setubal.
Critérios de desempate:
Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:
«Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
- a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
- b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
- c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
- d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
- e) Maior número de vitórias em toda a competição;
- f) Maior número de golos marcados em toda a competição»
A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,
aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.
ÚLTIMAS NOTICIAS
Porto
Nesse domingo acontecem eleições no Porto que provavelmente reconduziram Pinto da Costa a mais um mandado a frente dos Dragões.
Benfica
As brilhantes atuações de Éderson a frente da meta encarnada lhe valeram não só a titularidade (visto que a suposta contusão de Julio Cesar é apenas pano de fundo para o desacordo na forma de receber os vencimentos no novo contrato que ate agora não foi assinado) como também um aumento salarial que esta prometido e sendo estudado pelos dirigentes do Benfica.
Belenenses
A presidência do Belenenses Clube emitiu comunicado que ira tentar comprar a maioria das ações da SAD para voltar a ter o poder majoritário, e informou também que não comentara mais fato algum a respeito das lamentáveis divergências entre Clube e SAD.
Outros Esportes
O lutador português de MMA, João “Rafeiro” Carvalho, na sua estreia internacional no National Boxing Stadium em Dublin (Irlanda), no ultimo final de semana frente ao lutador Charlie “The Hospital” Ward, foi duramente agredido com 9 golpes sucessivos na cabeça que o levaram ao Hospital Beaumont naquela localidade (embora tenha saído consciente e andando do octógono), sendo submetido a uma cirurgia neurológica, mas não resistindo e vindo há falecer 48 horas após o combate. Deixou esposa e dois filhos, um de 7 e outro de 12 anos.
Depois de vencer a partida de ida na Servia por 2×1 os donos da casa, Portugal repetiu a dose e o placar nessa terça em Odivelas, garantindo assim vaga para o Mundial de Futsal que acontecera esse ano na Colômbia.
Portugueses no exterior
Com a eliminação do PSG nessa terça pelo Manchester City, Portugal já garantiu o 5o no ranking de países que serve para definição de vagas nas Taças Européias (classificação que conta sempre para as disputas de dois anos à frente, ou seja, para a temporada 2017/2018), embora não tenha mais condições de ultrapassar a Itália, 4a colocada. Porem, como esse ranqueamento leva em conta as ultimas cinco temporadas das competições europeias, a partir da temporada que vem sai do ranqueamento a temporada de 2011/2012, mas entra a atual, onde Braga e Benfica foram eliminados. Com isso Portugal começa a próxima temporada ranqueado em 7o lugar, atrás de Franca e Rússia.
A campanha de Lito Vidigal a frente do Arouca é tão boa que já se especula na mídia portuguesa sua possível ida na próxima temporada para o Dnipro da Ucrânia.
Coentrão sofreu uma lesão na coxa direita essa semana, devendo ser operado na próxima e com período de recuperação estimado em 3 meses, o que definitivamente o afasta da Euro na França.
Cristiano marcou mais um gol na goleada desse final de semana do Real de 5×1 frente ao Getafe, e assim assumiu a liderança na disputa pela Bola de Ouro que premia o maior artilheiro dos campeonatos nacionais. O craque luso conta agora com 31 gols, enquanto Jonas e Higuain vem logo a seguir com 30.