Destaques da Semana: Clubes querem destituir presidente da Liga

DESTAQUES DA SEMANA
Por Emídio Tavares

 

Clubes querem destituir presidente da Liga

O Jogador do time de futebol portugês, Cristiano Ronaldo, durante treino no Centro de Treinamento Opalenica, Polônia, 25 Junho 2012. MARIO CRUZ / LUSAA briga entre a Liga de Clubes (encabeçada por seu presidente Mario Figueiredo) e a Olivedesportos (empresa detentora dos direitos de transmissão dos jogos da maioria dos clubes de futebol de Portugal; embora tenha perdido o contrato com o Benfica que rompeu unilateralmente para abrir seu próprio canal) por atrasos nos pagamentos; levou a entidade dos clubes a fazer uma queixa a Autoridade da Concorrência por alegado monopólio e abuso de posição dominante da empresa. Isso porém tem atrasado mais ainda os pagamentos, levando muitos clubes a se insurgirem contra o presidente da Liga, Mario Figueiredo, a ponto de terem convocado uma Assembleia Geral a pedido de pelo menos 20% dos clubes associados (conforme manda o estatuto) e visando a destituição do mesmo: Porto, V. Setúbal, Belenenses, Braga, V. Guimarães, Estoril, Acadêmica (Liga); Portimonense, Feirense, Covilhã, Oliveirense e Tondela (2ª Liga). Porém a mesma foi esvaziada quando Figueiredo conseguiu patrocínio da Cabovisão para a 2ª Liga. Assim, sem os clubes da 2ª divisão e sem o V.Setubal, que não poderia votar por não estar com os seus pagamentos de quotas da Liga em dia; perdeu-se a porcentagem mínima de 20% de associados para se convocar a Assembleia. Entre os possíveis nomes para substituir Figueiredo, caso ele venha a ser destituído, esta o do presidente do Belenenses, Rui Pedro Soares.

Elias e Sporting fumam cachimbo da paz

O pai e empresário de Elias esteve em Portugal conversando com o presidente leonino Bruno de Carvalho, e por comum acordo ambos resolveram retirar as ações que moviam na FIFA relativas ao diferindo Sporting/Elias. No Brasil o empresário irá conversar com dirigentes do Flamengo a fim de saber se os mesmo desejam a permanência do craque e as condições para que isso seja possível; porém tudo o que for definido o será em comum acordo entre o jogador e o time de Alvalade, que parecem estar finalmente “fumando o cachimbo da paz”. Especula-se que o acordo ocorrido girou em torno da retirada da ação do jogador junto a FIFA em troca do Sporting baixar o valor da cláusula rescisória de 8 para 5 milhões de euros, dos quais 4 seriam para o Sporting e 1 para o jogador.

 

TAÇA DE PORTUGAL

Eis os resultados da 3ª eliminatória da Taça de Portugal :

Cinfães0-1Benfica

Mafra0-1Beira-Mar

Oliveirense1-3P. Ferreira

Leixões1-0Felgueiras

Penafiel4-2Operário

Covilhã2-1Santa Clara

Fátima0-3V. Guimarães

Aljustrelense0-1Aves

Gafetense0-2SC Braga

Moreirense0-2Estoril

Porto1-0Trofense

Camacha2-1Vilaverdense

Ribeirão2-0S. João Ver

Fafe6-0Piense

Santa Maria1-0Nacional

Lus. Vildemoinhos1-2Olhanense

V. Setúbal3-1Alcanenense

Louletano0-2Famalicão

Loures0-3AD Oliveirense

Varzim 1-4Arouca

Branco1-2Chaves

Lagos0-3Rio Ave

Marítimo3-1Freamunde

Sertanense2-0Grandolense

UD Leiria1-3Tondela

Gil Vicente5-0Caldas

Atlético1-0Santa Eulália

Oriental1-1Académico  (3-5) GP

Belenenses2-2Académica  (2-4) GP

Portimonense0-0Cova Piedade  (3-5) GP

Feirense2-2Farense  (5-3) GP

Sporting8-1Alba

Obs. : GP (decisão por pênaltis)

A 4ª eliminatória já tem jogos definidos, e que serão disputados a 9 de novembro.

O Benfica defrontara na Luz o Sporting; enquanto que o Porto jogara fora contra o V.Guimarães; da mesma forma que o Braga jogara também fora contra o Olhanense.

Eis a tabela completa dos jogos:

Marítimo x Oliveirense

Benfica x Sporting

Ribeirão x Penafiel

Beira-Mar x Feirense

Cova da Piedade x Gil Vicente

V.Guimarães x Porto

Sp.Covilhã x Leixões

Camacha x Atlético

Académica x Ac.Viseu

Olhanense x Braga

Arouca x Chaves

Rio Ave x Sertanense

Tondela x P.Ferreira

Famalicão x Estoril

Fafe x Desp.Aves

V.Setúbal x Santa Maria

 

TAÇAS EUROPEIAS

Liga dos Campeões

Porto perde segunda em casa e se complica

Pelo Grupo H, enquanto o Áustria Viena recebia o Atlético de Madrid e perdia por 3×0, o Porto recebia o Zenit e da mesma forma acabava derrotado, embora apenas por 1 gol. O time luso viu toda sua estratégia de jogo ser descartada quando logo aos 6 minutos seu meio campista Herrera, por acumulo de amarelos, foi expulso de campo. Ainda assim o Porto ousou e mandou duas bolas nas traves russas (Lucho Gonzalez e Varela), mas insuficientes para suplantar a equipe de Hulk, que soube administrar a superioridade numérica em campo fazendo o único gol da partida a 4 minutos do final, que lhe garantiu a vitória e a vice-liderança do grupo com 4 pontos. O Atlético de Madrid é o líder isolado com 9 pontos (venceu os 3 jogos disputados); o Porto caiu para a 3a posição com apenas 3 pontos (1 vitória fora e 2 derrotas em casa); e o Áustria o último colocado 1 ponto.

A próxima jornada, a 06 de novembro, colocara frente a frente às mesmas equipes, apenas com inversão dos mandos de jogo.

Ex-goleiro encarnado “salva” Benfica da derrota

O Benfica recebeu nessa quinta o Olympiakos da Grécia, debaixo de uma chuva forte e que virou dilúvio no segundo tempo; mas nem isso foi justificativa para o fraco futebol apresentado pelo time de Jorge Jesus que saiu atrás, levando um gol na 1ª etapa aos 29 minutos. Para o tempo complementar restou aos gregos se fecharem na defesa do charco em que se transformou o Estádio da Luz para tentar garantir a vitória, que só não veio por causa da enorme ajuda do goleiro Roberto, falhando após cobrança de escanteio de Rodrigo, a sete minutos do final, e que resultou no gol de Cardozo.

Após os resultados dessa jornada, com o empate na Luz por 1 gol entre Benfica e Olympiakos, e a derrota em casa do Anderlecht por 5×0 para o PSG, a classificação no grupo C tem o PSG líder isolado com 9 pontos em 3 jogos; seguido por Olympiakos e Benfica com 4 pontos (os gregos estão na frente com zero de saldo contra menos um de saldo encarnado), e Anderlecht sem ponto algum. A próxima jornada acontece a 5 de novembro, apenas com inversão dos mandos de jogos desta rodada.

Liga Europa

Paços de Ferreira continua colecionando derrotas

O Paços de Ferreira recebeu nessa quinta a equipe ucraniana do Dnipro, no Estádio vimaranense onde esta mandando os jogos, D.Afonso Henriques, e embora tenha resistido bravamente à pressão e superioridade técnica do Dnipro, sucumbiu tomando dois gols nos minutos finais do jogo, aos 37 e aos 41 do 2o tempo; o que praticamente acaba com qualquer esperança de evoluir na disputa, com apenas um ponto ganho, tal qual o Pandurii da Romênia, que foi goleado por 3×0 na Itália, também nessa quinta, pela Fiorentina, líder do grupo E com 9 pontos, três a mais que o vice-líder Dnipro.

A próxima jornada marca os mesmos confrontos, apenas com inversão de mandos, a 7 de novembro.

Empate fora ainda mantém Estoril no páreo

O Estoril jogou nessa quinta-feira na Alemanha frente ao Friburgo, e não fosse o goleiro Vagner teria levado uma goleada histórica no primeiro tempo. Logo aos 11 minutos os alemães abriram o marcador, acuando o time luso durante toda a primeira etapa. Para a etapa complementar, a conversa do técnico com os jogadores no intervalo serviu para fazer entrar outra equipe em campo, que ousada, conseguiu o empate logo aos 8 minutos, e soube garanti-lo ate o final do jogo. Com o empate o time luso consegue seu 1º ponto e ainda sonha com a classificação para a próxima fase, embora esteja na ultima posição. O líder desse grupo H ainda é o Sevilha, que empatou fora nessa quinta, por 1 gol, com o Liberec, e chegou aos 7 pontos; seguido pelo mesmo Liberec com 5; e pelo Friburgo com 2. A próxima jornada, a 7 de novembro, marca os mesmos confrontos, apenas com inversão dos mandos.

Derrota leva V.Guimarães de líder a 3º colocado

O V.Guimarães jogou nessa quinta em Sevilha frente ao Betis e perdeu por 1×0, com gol sofrido aos 5 do 2º tempo; mas nem o pênalti deixado de assinalar pelo árbitro da partida a favor dos vimaranenses serviu para justificar o fraco futebol luso que foi se acovardando desde o primeiro tempo, sendo envolvido por completo na etapa final sem esboçar qualquer reação. Com a derrota para os espanhóis, associada a vitória do Lyon frente ao Rijeka por 1×0, os novos lideres do grupo são Lyon e Betis com 5 pontos cada, o que joga o V.Guimaraes a 3ª colocação com 4 pontos e o Rijeka a 4ª posição com apenas 1 ponto.

A próxima jornada marca os mesmos confrontos, a 7 de novembro, apenas com inversão dos mandos.

 

ELIMINATÓRIAS DO MUNDIAL 2014

Play-off da morte:

Cristiano Ronaldo ou Ibrahimovic? Um dos dois não vai ao mundial

Aconteceu nessa segunda, em Zurique na Suíça, o sorteio dos jogos do play-off que definira quais seleções ocuparão as ultimas 4 vagas da Europa no Mundial de 2014 no Brasil; e coube a Portugal enfrentar a seleção da Suécia e do craque Ibrahimovic; no próximo dia 15 de novembro (sexta-feira) no Estádio da Luz às 19:45h, em Portugal; e na terça-feira seguinte, dia 19, na Suécia. O retrospecto desse confronto não é nada favorável a Portugal, que venceu apenas 3 dos 15 jogos realizados com os suecos. Por outro lado, ha exatos 29 anos Portugal não perde para a Suécia (ultima derrota aconteceu em novembro de 1984 quando a seleção das cinco quinas perdeu em casa por 3×1). Um dos dois maiores craques do futebol mundial não estará no Brasil em 2014. Será Cristiano Ronaldo ou Ibrahimovic? Dia 19 o mundo saberá.

Os demais confrontos colocam frente a frente, também no dia 15 (com jogo de volta dia 19), as seguintes seleções:

Ucrânia x França

Grécia x Romênia

Islândia x Croácia

 

SUPERLIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL

A 8a jornada teve inicio nesta sexta as 20:15h, quando o Braga recebeu a Acadêmica e perdeu por 1×0 (a 3ª derrota consecutiva do time de Jesualdo Ferreira).

No sábado aconteceram 3 jogos.

As 16h o Rio Ave recebeu o Gil Vicente, e perdeu por 1×0. No mesmo horário o Olhanense recebeu o Arouca, e venceu por 1×0.

As 20:15h foi a vez do V.Setúbal receber o Belenenses, e empatar sem gols.

No domingo mais 3 jogos.

As 17:15h o Benfica recebeu o Nacional, e venceu por 2×0.

As 19:45h o clássico no Dragão entre Porto e Sporting, com vitória portista por 3×1.

E as 20:15h o Marítimo recebeu o Estoril e perdeu por 3×1.

A jornada só termina amanhã, segunda, com o Paços de Ferreira recebendo o V.Guimarães as 20:15h.

Critérios de desempate:

  Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:
  «Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
  a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
  b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
  c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
  d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
  e) Maior número de vitórias em toda a competição;
  f) Maior número de golos marcados em toda a competição»
  A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,
aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.

ÚLTIMAS NOTICIAS

Sporting

O ataque do Sporting é o melhor da Europa (pelo menos ate a rodada do ultimo domingo). Em 8 partidas oficiais o time de Alvalade marcou 27 gols (3,37 de media por jogo), ficando a frente de potencias como Real Madrid, Barcelona, Manchester e outros. A equipe que mais se aproxima dos leões é a Roma, com 22 gols em 7 jogos e media de 3,14 por jogo.

Enquanto a SAD leonina aprova um salário mensal de 5 mil euros como administrador da mesma para Bruno de Carvalho, o Porto demonstra no balanço de sua SAD um salário de mais de 33 mil euros mensais para Pinto da Costa.

Portugueses no Exterior

O piloto português Felix da Costa, que estava na calha para ser o novo piloto da Toro Rosso (em substituição a Daniel Ricciardo que foi para a Red Bull), acabou sendo preterido pelo jovem piloto russo radicado na Itália e que fazia parte do programa “Red Bull Junior Driver”, Daniil Kvyat (19 anos).

Antes da rodada desta semana Cristiano Ronaldo, com os 5 gols que houvera feito na recém iniciada Liga dos Campeões em apenas dois jogos, já estava, com um gol a menos, na cola do 3o melhor marcador de todos os tempos desta liga, o holandês Van Nistelrooy, que atingiu a marca de 56 gols. Mas Cristiano resolveu quebrar mais um recorde, marcando 2 gols frente a Juventus nessa quarta-feira, chegando ao seu 7º tento em 3 jogos e assumindo a 3ª posição como melhor marcador de sempre da Liga dos Campeões (agora com 1 gol a mais que o holandês). O maior artilheiro de todos os tempos ainda é o espanhol Raul, que marcou 71 gols, seguido de perto pelo argentino Messi, com 63 gols.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *