DESTAQUES DA SEMANA
Por Emídio Tavares
Ciclista português Campeão Mundial
Depois de algumas conquistas gloriosas este ano, quando venceu 2 etapas da Volta a França; e ainda a Volta a Suíça; o ciclista português Rui Costa se consagrou de vez nesse final de semana ao conquistar o campeonato mundial de ciclismo de estrada vencendo a prova de fundo no Mundial da Itália, em Florença; ultrapassando nos metros finais o espanhol Joaquim Rodriguez. O português completou os 272,26 km em 7 horas, 25 minutos e 43 segundos. Com a conquista, Rui Costa terá o direito de envergar durante um ano a camisa arco-íris, prerrogativa apenas do último campeão mundial.
Fórmula 1 pode ter novamente um piloto português em 2014
Segundo noticias divulgadas pela imprensa especializada em automobilismo, a circo da Formula 1 de 2014 poderá contar de novo com um piloto português. Segundo as últimas informações, a Toro Rosso (parceira da Red Bull) estaria ultimando detalhes para oficializar a contratação do luso Antônio Felix da Costa para o lugar do australiano Daniel Ricciardo, que por sua vez substituirá Mark Webber na Red Bull. A vitória de Felix da Costa, sábado passado, na 1a corrida da World Series by Renault no circuito francês de Paul Ricard foi acompanhada e elogiada por Franz Tost, diretor da Toro Rosso, e pode ter sido decisiva nessa possível contratação.
Três novidades e um retorno na convocação da Seleção
Com as lesões de Bruno Alves, João Pereira e Miguel Lopes, Paulo Bento resolveu chamar o zagueiro central Sereno (do Kayserispor da Turquia) e pela 1a vez os laterais Cedric do Sporting e Andre Almeida do Benfica, para os dois últimos jogos dessa fase de grupos das eliminatórias visando o Mundial de 2014. Além deles as outras novidades foram o retorno do atacante bracarense Eder; e a ausência de Eduardo, que foi preterido em favor de Antony Lopes, Rui Patricio e Beto. Jesualdo Ferreira aproveitou a oportunidade para cutucar Paulo Bento, ironizando a ausência de Eduardo e a convocação de Eder, que segundo ele não teria condições de atuar nos jogos de Portugal por estar retornando de uma contusão. Desta feita a lista teve 25 nomes, lembrando porém que, por estarem suspensos, Coentrao e Postiga ficam de fora do jogo contra Luxemburgo.
Eis a lista completa:
Goleiros: Anthony Lopes, Beto e Rui Patrício;
Defesas: Sereno, Cédric, Fábio Coentrão, Pepe, Neto, Ricardo Costa, Antunes e André Almeida;
Médios: André Martins, Josué, João Moutinho, Miguel Veloso, Raul Meireles e Rúben Micael;
Atacantes: Cristiano Ronaldo, Danny, Hugo Almeida, Hélder Postiga, Nani, Nélson Oliveira, Varela e Éder.
TAÇA DE PORTUGAL
Aconteceu ao inicio desta semana o sorteio dos jogos da próxima fase da Taça de Portugal (a serem disputados dia 20 de outubro; embora alguns possam ser antecipados), e que foi favorável aos grandes clubes lusos.
O Benfica vai ate Cinfães enfrentar a equipe local (do Campeonato Nacional de Seniores-CNS).
O Porto recebe em casa o Trofense (da 2a Liga-L2).
E o Sporting recebe o Alba (das divisões distritais-D).
Eis a lista completa dos jogos:
Sporting (L) -Alba (D)
Cinfães (CNS) – Benfica (L)
FC Porto (L) – Trofense (L2)
Penafiel (L2)- Operário (CNS)
Fafe (CNS) – Piense (D)
Camacha (CNS) – Vilaverdense (CNS)
Lusitano Vildemoinhos (CNS) – Olhanense (L)
Vitória Setúbal (L) – Alcanenense (CNS)
Mafra (CNS) – Beira Mar (L2)
Sertanense (CNS) – Grandolense (D)
Portimonense (L2) – Cova da Piedade (CNS)
Marítimo (L) – Freamunde (CNS)
U. Leiria (CNS) – Tondela (L2)
Atlético (L2) – Santa Eulália (D)
UD Oliveirense (L2) – P. Ferreira (L)
Oriental (CNS) – Académico Viseu (L2)
Leixões (L2) – Felgueiras (CNS)
Fátima (CNS) – V. Guimarães (L)
Varzim (CNS) – Arouca (L)
Gafetense (D) – SC Braga (L)
Benfica Castelo Branco (CNS) – Desp. Chaves (L2)
Sp. Covilhã (L2) – Santa Clara (L2)
Louletano (CNS) – Famalicão (CNS)
Moreirense (L2) – Estoril (L)
Santa Maria (CNS) – Nacional (L)
Ribeirão (CNS) – São João de Ver (CNS)
Aljustrelense (D) – Desp. Aves (L2)
Belenenses (L) – Académica (L)
Feirense (L2) – Farense (L2)
Gil Vicente (L) – Caldas (CNS)
Esperança Lagos (CNS) – Rio Ave (L)
Loures (CNS) – Oliveirense (CNS)
TAÇA DA LIGA
Restam por realizar outros jogos, ainda da fase de ida, que serão disputados nas seguintes datas:
09/10- Sporting Covilhã x Olhanense
12/10- Penafiel x Acadêmica; e Portimonense x V.Setúbal.
13/10- Leixões x V.Guimarães
Eis o calendário dos jogos de volta:
Domingo, 13 de outubro:
Arouca – Beira-Mar (16 horas)
Quarta-feira, 30 de outubro:
Olhanense – Sp. Covilhã (15 horas)
Belenenses – Santa Clara (16 horas)
Gil Vicente – Moreirense (16 horas)
Marítimo – Farense (16 horas)
V. Setúbal – Portimonense (18 horas)
Sábado, 16 de novembro:
Académica – Penafiel (17 horas)
Domingo, 17 de novembro:
V. Guimarães – Leixões (16 horas)
TAÇAS EUROPEIAS
Liga dos Campeões
Benfica toma 3 em meia hora e administra derrota
Pelo Grupo C o Benfica enfrentou nessa quarta, 2 de outubro, o PSG na França, perdendo por 3×0; enquanto o Anderlecht recebeu o Olympiakos na Bélgica, e perdeu por 3×0 (resultado que coloca o time grego empatado, no segundo lugar em pontos com o Benfica, mas na frente por saldo de gols, tendo zero contra menos um do time luso). O time da Luz foi surpreendido ao tomar um gol logo aos 5 minutos, em jogada de Ibrahimovic (destaque do jogo), que fez a defesa lusa assisti-lo sem reação. Mesmo assim, o gol não desanimou o time de Jorge Jesus, que foi para cima dos franceses e ate criou varias jogadas de ataque durante os 20 minutos iniciais. Dai para frente o PSG, que ate então jogava em ritmo de treino, resolveu ousar mais, e o fez, marcando mais dois gols, sendo um de Marquinhos (aos 25 minutos) e outro novamente de Ibrahimovic aos 30; gols esses favorecidos pela superioridade técnica francesa, aliada a fragilidade da defesa lusa. Na etapa complementar o PSG voltou a jogar em ritmo de treino, apenas administrando o resultado, enquanto o time da Luz fez apenas por onde não sofrer mais gols. A próxima jornada, a 23 deste mês, colocara frente a frente Anderlecht x PSG; e Benfica x Olympiakos.
Porto decepciona e perde em casa para Atlético de Madrid
Pelo Grupo H o Porto recebeu o Atlético de Madrid nessa terça, a 1 de outubro, e decepcionou, perdendo de virada por 2×1. O Porto ate teve a iniciativa de jogo, acuando os espanhóis em seu campo de defesa nos minutos iniciais; estratégia essa que resultou na abertura de contagem para os donos da casa através de Jackson Martinez logo aos 16 minutos. Mas o gol parece ter acomodado o time luso aos poucos, tanto que o Atlético equilibrou a partida e quase igualou o marcador nos 45 minutos iniciais; impedido porém pela trave salvadora do Estádio do Dragão. Para o segundo tempo os espanhóis mantiveram o ímpeto do final da 1a etapa, ao mesmo tempo em que o Porto foi encolhendo no seu meio campo e abrindo espaços para o crescimento do Atlético, que igualou o marcador aos 13 minutos com Godin, aproveitando uma indecisão na saída de Helton, e subindo mais alto que a zaga lusa para marcar. O gol acordou o Porto, que voltou a pressionar mais, embora sem conseguir furar o meio-campo espanhol. E ai, aos 43 minutos, numa cobrança de falta bem ensaiada, Arda recebeu uma bola rasteira por trás da barreira humana do time azul e branco e fuzilou Helton, fazendo o gol da vitória atleticana que coloca o time colchonero na liderança do grupo com 6 pontos em 2 jogos (3 pontos a mais que o vice-líder Porto). No outro jogo do grupo, também a 1 de outubro, o Zenit recebeu o Áustria Viena, e ficou no empate sem gols. A próxima jornada, a 6 de novembro, colocara frente a frente Zenit x Porto; e Atlético de Madrid x Áustria Viena.
LIGA EUROPA
Paços só empata em casa
Pelo Grupo E o Paços de Ferreira recebeu (em Guimarães) o Pandurii nesta quinta, 3 de outubro, empatando por 1 gol; mesma data em que o Dnipro recebeu a Fiorentina e perdeu por 2×1 (resultado que mantêm o time italiano na liderança do grupo com 6 pontos, 3 a mais que o Dnipro, e 5 a mais que Paços e Pandurii).
Sem muita criatividade e falho na defesa, o time de Costinha sofreu um gol de bola parada logo aos 5 minutos; mesmo assim não arrefeceu e continuou buscando a igualdade nos 45 minutos iniciais. Mas o gol de empate (e que deu números finais ao marcador) aconteceu mesmo só aos 4 da etapa final em bonita jogada tabelada do ataque luso. Porém a reação do Paços parou por ai; nem tanto pela inoperância do seu ataque, mas sim pelo volume de jogo ofensivo que apresentou o Pandurii buscando a vitória (que não veio) ate o final da partida. Com o empate o time da cidade do móvel soma o seu primeiro ponto na disputa. A próxima jornada acontece a 24 deste mês com o Paços recebendo o Dnipro e a Fiorentina recebendo o Pandurii.
Estoril perde de novo e continua sem pontuar
Pelo Grupo H o Estoril viajou ate a Rep.Checa para enfrentar o Slovan Liberec nessa quinta, dia 3 de outubro e perdeu por 2×1; mesma data em que se enfrentaram Sevilha e Freiburgo na Espanha, com vitoria espanhola por 2×0. Jogando de igual para igual o time luso equilibrou as forças com os donos da casa e só não fez mais porque não contava com a falha do seu meio-campo que perdendo uma bola bisonha aos 15 minutos permitiu a abertura de contagem para o Liberec. Ainda assim o Estoril foi para cima sem medo, e embora aos 38 minutos tenha perdido um jogador de defesa expulso por acumulo de amarelos, ainda teve forças para igualar o marcador em cima do final do primeiro tempo. Para a etapa complementar o Liberec, com um homem a mais, foi todo pressão na defesa praiana, conseguindo fazer o segundo gol (e que deu números finais ao placar) aos 13 minutos. Contudo, a 7 minutos do final, o Estoril ganhou animo novo com a expulsão de um adversário (também por acumulo de amarelos); acuando o Liberec em seu campo defensivo e só não igualando o placar, depois de inúmeros escanteios e oportunidades criadas, graças às milagrosas defesas do goleiro checo. Com os resultados, o Sevilha lidera o grupo com 6 pontos, seguido pelo Liberec com 4, Freiburgo com 1 e Estoril sem ponto algum. A próxima jornada acontece a 24 deste mês quando o Liberec recebe o Sevilha e o Freiburgo recepciona o Estoril.
V.Guimarães: a surpresa portuguesa da Liga Europa
Pelo Grupo I o V.Guimarães viajou ate a França para enfrentar o Lyon nessa quinta, 3 de outubro, e empatou por 1 gol; data em que o Rijeka recebeu o Betis, ficando no empate pelo mesmo placar. E para surpresa de todos o time vimaranense impôs seu jogo aos franceses, com uma marcação dura e homem a homem, o que anulou em boa parte as jogadas de ataque do adversário. Perto do final da 1a etapa, aos 39 minutos, o time da cidade berço abriu o marcador através de Maazou; resultado este que se manteve ate os 13 da etapa final quando os franceses conseguiram a igualdade e dai para frente foram com tudo para o ataque; mas sem objetividade graças à grande atuação da zaga lusa que soube garantir o empate que coloca o V.Guimarães na liderança do grupo com 4 pontos, seguido por Lyon e Betis com 2 e Rijeka com 1. A próxima jornada a 24 deste mês coloca frente a frente Lyon x Rikeka, e Betis x V.Guimãraes.
ELIMINATÓRIAS DO MUNDIAL 2014
Portugal joga na próxima sexta-feira, dia 11, contra Israel no Estádio do Alvalade; e posteriormente faz sua derradeira partida enfrentado no dia 15, também em Portugal, Luxemburgo.
Já a Rússia, líder do grupo com um ponto a mais que Portugal, joga dia 10 em Luxemburgo contra os donos da casa; e encerra sua participação nessas eliminatórias no dia 15, fora, contra o Azerbaijão.
SUPERLIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL
A 6ª jornada terminou nessa segunda-feira dia 30, com o V.Setúbal recebendo o Gil Vicente, e empatando por 2 gols.
A 7ª jornada começou nessa sexta, as 20:15h, com a Acadêmica recebendo o Rio Ave, e perdendo por 1×0.
No sábado dois jogos.
As 16h o Belenenses recebeu o Olhanense, e venceu por 2×0.
E as 20:15h o Sporting recebeu o V.Setubal, e com dois gols de Quintero (artilheiro do campeonato com 9 gols), goleou os sadinos por 4×0.
No domingo mais quatro jogos.
As 16h o Gil Vicente recebeu o Paços de Ferreira e venceu por 2×1.
As 16:15h o Nacional recebeu o Braga e venceu por 3×0.
As 18:15h foi a vez do Arouca receber o Porto e ser derrotado por 3×1.
E as 20:15h o Estoril recebeu o Benfica e perdeu por 2×1.
O Porto lidera o campeonato com 19 pontos, seguido pelo Sporting com 17, Benfica com 14 e Nacional com 13. Na zona de rebaixamento o rabeira é o Paços de Ferreira com 4 pontos, Acadêmica, V.Setubal e Olhanense com 5 pontos.
A jornada só termina amanha, segunda-feira dia 7, com o V.Guimarães recebendo o Marítimo.
Critérios de desempate:
Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:
«Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
e) Maior número de vitórias em toda a competição;
f) Maior número de golos marcados em toda a competição»
A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,
aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.
ÚLTIMAS NOTICIAS
Portugueses no Exterior
O tenista português Joao Souza, com a vitória do torneio da ATP de Kuala Lampur conseguiu subir para a 51a posição no ranking; melhor colocação ate hoje conseguida pelo tênis de Portugal.
Portugal devolveu as medalhas que lhe foram entregue por ocasião da conquista do 3o lugar no Mundial de Hóquei disputado na Angola. O motivo foi o fato de terem dado ao selecionado luso medalhas de bronze do mundial sub-20 de juniores, que ainda nem começou (tem inicio semana que vem na Colômbia). Tal atitude foi motivada simplesmente por terem perdido as medalhas originais do 3o colocado. Ao final dessa semana as medalhas corretas chegaram a Portugal.
Cristiano Ronaldo marcou mais dois gols pela Liga dos Campeões, na vitória desta quarta-feira do Real frente ao Copenhague por 4×0. Com os dois gols assinalados o craque madeirense isola-se na liderança da artilharia com 5 gols em apenas duas partidas disputadas.