Destaques da Semana: Chegamos as oitavas, apesar do técnico e do azar

DESTAQUES DA SEMANA
Por Emídio Tavares

Eurocopa

Chegamos as oitavas, apesar do técnico e do azar

Foto MIGUEL A. LOPES/LUSA
Foto MIGUEL A. LOPES/LUSA

Com um time modificado, mas ainda não o ideal, Fernando Santos levou Portugal a campo, de inicio, nessa quarta com Eliseu na lateral-esquerda (por conta de Raphael Guerreiro estar se recuperando de uma lesão); e o mesmo meio-campo não tão ofensivo, com João Mario; Willian Carvalho; Andre Gomes e João Moutinho. Com muita pressão no ataque desde o apito inicial a seleção sofreu seu primeiro baque quando aos 19 minutos, após uma falha grotesca de Eliseu (o pior jogador de Portugal na partida) no meio campo tentado passar por 3 adversários e perdendo a bola, os Húngaros contra-atacaram e conseguiram um escanteio. No bate e rebate após a cobrança do mesmo Nani tentou desviar a bola de cabeça para longe, mas acabou por deixa-la nos pés do atacante adversário que num belo chute e com muitos jogadores a frente de Rui Patrício, fez o gol da Hungria. Mas mesmo assim a seleção de Portugal manteve o poderio ofensivo e chegou ao empate aos 42 minutos, num chute cruzado de Nani, após passe açucarado de Cristiano Ronaldo. Para a etapa final (onde o técnico luso fez entrar Renato Sanches no lugar de Moutinho; Quaresma no lugar de Nani e por ultimo para resguardar o meio-campo Danilo no lugar de Andre Gomes) novo pesadelo logo de inicio. Numa cobrança de falta aos 2 minutos, executada por Dzsudzsak, a bola desviou na barreira e enganou o goleiro luso, com a Hungria voltando à frente do marcador novamente. Mas ai despertou o gênio de Cristiano Ronaldo, que aos 5 minutos, após receber cruzamento da direita, fez um golaço de letra empatando o jogo novamente para Portugal. Mas a partida não era para cardíacos. Aos 10 minutos, de novo num bate e rebate a entrada da área portuguesa, Dzsudzsak chutou e a bola teimou mais uma vez em resvalar em Nani, desviando Rui Patrício do lance e decretando novo gol da Hungria. Mas Cristiano mostrou porque é o melhor, e sete minutos depois, em novo cruzamento, fez o gol de empate português num verdadeiro tiro de cabeça. Foi daí pra frente que o técnico luso resolveu fechar mais o meio-campo sacando Andre Gomes e fazendo entrar Danilo. Os Húngaros também estavam satisfeitos com o placar que lhes dava o 1º lugar do grupo; tanto que dos 30 minutos em diante as duas equipes apenas trocaram bola para deixar o tempo passar. Ao apito final Portugal estava se classificando em 2º lugar para pegar a Inglaterra visto que no outro jogo a Islândia empatava por 1 gol com a Áustria; mas um gol no final da partida dos Islandeses levou-os ao 2º posto e ao confronto com os ingleses, jogando Portugal para um dos 4 terceiros melhores classificados, tendo então como adversário nas oitavas a Croácia, nesse sábado.

Terminada essa primeira fase Portugal já faturou 11 milhões com a Euro: 8 por conseguir se qualificar para a fase de grupos, 500 mil por empate (como foram 3 então são mais 1.5 milhões de euros), e mais 1.5 milhões por se qualificar as oitavas de final. Os prêmios por vitoria são de 1 milhão; a qualificação para os quartos de final vale mais 2.5 milhões; para as semifinais mais 4 milhões; e na decisão o vice fatura mais 5 milhões e o campeão 8 milhões.

Depois de 388 minutos de sofrimento, primeira vitória e vaga as quartas de final

Debaixo de muitas criticas, para enfrentar nesse sábado a Croácia, Fernando Santos escalou Portugal numa das maiores retrancas já vistas nos últimos tempos da seleção lusa. Sem Ricardo Carvalho na zaga, trocado por Jose Fonte; e Vieirinha na lateral-direita, trocado por Cedric; Fernando ainda fez voltar Raphael Guerreiro na lateral-esquerda (ausente do ultimo jogo por conta de uma contusão); e sacou João Moutinho para colocar Adrien Silva. Um verdadeiro ferrolho no meio campo, complementado por Andre Gomes, William Carvalho e João Mario. Isolados na frente ficaram Nani e Cristiano Ronaldo. Claro que com essa escalação a Croácia teve a maior posse de bola durante todo o jogo, chegando inclusive a ter 95% da mesma nos pés nos 10 minutos iniciais. Para o inicio da etapa final, Renato Sanches entrou no lugar de Andre Gomes, dando mais criatividade ao meio campo luso e domínio de bola. Mesmo assim, durante os 90 minutos regulamentares, batendo um recorde de mais de 30 anos, nenhuma das seleções acertou um chute efetivamente ao gol. Faltando dois minutos para o termino do jogo, Quaresma entrou no lugar de João Mario. Com o empate nos 90 minutos a partida foi para a prorrogação, que continuou na mesma toada. Aos 3 minutos do segundo tempo da prorrogação, Fernando Santos fechou de vez o miolo do meio campo português colocando Danilo no lugar de Adrien Silva. E faltando dois minutos para o apito final, que levaria a decisão para as penalidades caso a igualdade permanecesse, a Croácia foi com tudo para o abafa e num bate e rebate dentro da área acertou a trave de Rui Patrício. Na sequencia do lance Portugal recuperou a bola que caiu nos pés de Cristiano Ronaldo, lançando Renato Sanches, que conduziu a mesma ate a entrada da área croata tocando na esquerda para Nani que de bico chutou cruzado para a pequena área adversária encontrando Cristiano Ronaldo que cara a cara fuzilou para brilhante defesa do goleiro croata espalmando a bola para frente, mas não impedindo que no rebote, de cabeça, Ricardo Quaresma fizesse o gol salvador de Portugal e da 1ª vitoria depois de 388 minutos; garantindo vaga as quartas-de-final na próxima quarta-feira frente à Polônia. Apesar da serie de empates e dessa vitoria ter acontecido apenas na prorrogação, Portugal já esta entre as 8 melhores seleções da Europa; graças ao esquema retranqueiro do técnico luso, que funcionou.

Superliga Portuguesa De Futebol

A superliga portuguesa da temporada 2016/2017 só terá inicio no próximo mês de agosto, arrancando no dia 13 (e terminando a 21 de maio de 2017), após a disputa da Eurocopa. Antes porem, a 7 de agosto no Estádio Municipal de Aveiro, Benfica e Braga decidem a Super Taça Candido Oliveira, disputa que coloca frente a frente o Campeão Português e o Campeão da Taça de Portugal. Já a Taça de Portugal tem prevista sua decisão para o dia 28 de maio de 2017.

A 2a liga, por sua vez, começa a 7 de agosto próximo e termina a 28 de maio de 2017.

Critérios de desempate:

  Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:

  «Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:

  1. a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
  2. b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
  3. c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
  4. d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
  5. e) Maior número de vitórias em toda a competição;
  6. f) Maior número de golos marcados em toda a competição»

  A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,

aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.

Últimas noticias

Porto

Na decisão da Taça de Portugal de Hóquei sobre patins, disputada domingo passado em Ponte de Lima, o Porto sagrou-se campeão ao bater o Benfica por 4×2.

Helton (38 anos), goleiro do Porto que entra na sua 12a temporada a serviço dos dragões e com mais uma temporada de contrato, informou à imprensa que ira se apresentar para os inícios de trabalho na próxima segunda-feira, afastando, pelo menos por agora, a ideia de se retirar dos gramados.

O jogo de apresentação aos associados acontece a 6 de agosto no Estádio do Dragão frente ao Villarreal da Espanha.

Sporting

Depois de domingo passado vencer o 3o jogo da melhor de 5 partidas contra o Benfica, por 2×1 em pleno Pavilhão da Luz, o Sporting sagrou-se Campeão Português de Futsal, conquistando assim o seu 13o titulo nacional da categoria.

Arouca

A UEFA, ao avaliar o Estádio Municipal de Arouca e constatar que as melhorias requisitadas no gramado e no aumento da capacidade de publico e de cabines de imprensa estão sendo executadas, deu aval para que o mesmo possa ser utilizado nos jogos das pre-eliminatorias de acesso a Liga Europa na temporada que se avizinha.

Benfica

Kalaica, zagueiro central de 18 anos e que defendia o Dínamo de Zagreb, é o novo reforço encarnado ate 2022 e com clausula rescisória fixada em 45 milhões de euros.

A 9ª Edição da Eusébio Cup (que excepcionalmente foi realizada ano passado no México com vitoria do Monterrey local) acontecera dia 27 de julho na Luz com o Benfica recebendo agora o Torino da Itália.

Portugueses no exterior

O Cruzeiro do técnico Paulo Bento perdeu mais uma no campeonato brasileiro domingo passado passando a ocupar naquela rodada o ultimo lugar na disputa com 8 pontos em 9 jogos, dos quais Bento comandou do banco 7. O primeiro contra o Fluminense o treinador assistiu das arquibancadas a derrota mineira. Já na 1a das duas únicas vitorias, em Brasília contra o Botafogo do Rio, Bento não comandou a equipe do banco cumprindo suspensão automática por expulsão em partida anterior. Efetivamente, com Paulo Bento no banco, o Cruzeiro só tinha vencido uma, contra o arquirrival Atlético e na casa do adversário. A campanha do Cruzeiro ate a rodada passada somava 9 jogos com 2 vitorias 2 empates e 5 derrotas. Mais um insucesso poderia levar a demissão do treinador luso e a volta de Mano Menezes, que depois de boa campanha a frente do time mineiro ano passado, acabou se desligando do clube em setembro ultimo para dirigir o Shandong Luneng da China, que ha 2 semanas o dispensou. Mas ao meio dessa semana a sorte mudou para os lados do time mineiro, que jogando em Campinas frente à Ponte Preta goleou por 4×0, respirando agora um pouco mais aliviado.

Por sua vez, o outro técnico português que atua no campeonato brasileiro só que pelo America Mineiro, Sergio Vieira, venceu em casa domingo passado o Coritiba por 2×1, na sua segunda partida a frente do time mineiro. Contudo, nessa quarta voltou a perder, desta vez fora e por 2×0 para o Palmeiras.

Cristiano Ronaldo bateu mais 3 recordes. No jogo frente à Áustria transformou-se no jogador que mais vezes vestiu a camisa da seleção, superando Figo (128 jogos contra 127); e no jogo contra a Hungria transformou-se no jogador que mais vezes atuou em Eurocopas, com 17 jogos (6 jogos em 2004; 3 jogos em 2008; 5 jogos em 2012 e mais 3 jogos ate a partida frente à Hungria nessa Euro), superando Van der Sar e Lilian Thuran, que atuaram em 16 partidas; e no 1º jogador a marcar em 4 Eurocopas consecutivas (foram 2 gols em 2004; 1 gol em 2008; 3 em 2012 e ate a partida contra Hungria mais 2 gols), estando agora a apenas um gol do maior artilheiro do torneio em todos os tempos, o francês Platini, que marcou 9 vezes em todas as suas partidas pelas varias Eurocopas.

Alem desses feitos, a UEFA divulgou ao inicio dessa semana que com 36% dos votos realizados em seu site por internautas de todo o mundo o gol de Cristiano Ronaldo, ainda na 1a mão das oitavas-de-final da recém-encerrada Liga dos Campeões em Roma, contra a Roma, foi eleito o melhor gol da temporada.

O português Ricardinho, melhor jogador do mundo de futsal da atualidade, conquistou domingo passado pelo Movistar da Espanha o tri-campeonato local superando o Barcelona na final por 3×1.

A UEFA abriu inquérito disciplinar a Portugal por conta da invasão de um torcedor português logo após o final da partida frente à Áustria, para tirar uma selfie com Cristiano Ronaldo, que por sua vez protegeu o torcedor permitindo ao mesmo realizar seu sonho.

Carlos Carvalhal quer reforçar o ataque do Sheffield Wednesday para voltar a 1a divisão inglesa, e por isso mesmo esta tentando junto ao Benfica o empréstimo do atacante Nelson Oliveira que na ultima temporada defendeu o Nottingham Forest, que também atua na 2a divisão da Inglaterra.

Estranhamente, depois de conquistar o campeonato grego pelo Olympiakos na melhor campanha de todos os tempos naquele país, Marco Silva pediu demissão do cargo alegando problemas pessoais, embora a imprensa inglesa especule sua ida para o Southampton dos portugueses Cedric e Jose Fonte, que ainda esta sem técnico depois da saída de Ronald Koeman.

Miguel Veloso, já livre do Dínamo de Kiev apos o termino de seu vinculo, é especulado na França como mais um possível reforço português do Mônaco, que já conta com Ricardo Carvalho, João Moutinho, Bernardo Silva e Rony Lopes, alem do técnico luso Leonardo Jardim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *