Destaques da semana
Por Emídio Tavares
Eliminatórias euro 2024
Campanha Histórica De Portugal Garante Euro 2024 antecipadamente
Portugal entrou a campo na sexta-feira (13/10) frente a Eslováquia, mais ofensivo no esquema 4x3x3, com a defesa composta por Diogo Costa no gol, Dalot e Cancelo nas laterais, Ruben Dias e Antônio Silva na zaga; Palhinha à frente dela compondo o meio de campo com Bernardo Silva e Bruno Fernandes; e com o ataque formado por Gonçalo Ramos, Rafael Leão e Cristiano Ronaldo. Inteligentemente o técnico Martinez atraiu os jogadores adversários para o campo de defesa luso, tocando a bola entre os zagueiros, de maneira a cansá-los e surpreendê-los no contra-ataque, coisa que nem foi preciso graças a diferença técnica entre as equipes, o que facilitou muito a vida de Portugal que construía jogadas de ataque como queria. Aos 18 minutos, num cruzamento milimétrico de Bruno Fernandes, Gonçalo Ramos cabeceou para o chão abrindo o placar. Aos 29 minutos, num cruzamento de Rafael Leão, o zagueiro eslovaco colocou a mão na bola, para pênalti convertido por Cristiano. As poucas jogadas criadas pela Eslováquia eram destruídas por Palhinha, um monstro no meio-campo. Para a etapa complementar João Félix substituiu Rafael Leão, e teve seu trabalho e o de toda seleção prejudicados pela forte chuva que despencou no Dragão, apesar da excelente drenagem do gramado. Aos 24 minutos, um chute de fora da área que desviou em Antônio Silva, gerou o 1º gol da Eslováquia e o primeiro gol sofrido pela seleção lusa em 7 jogos. Mas aos 27 minutos Portugal marcou de novo numa jogada iniciada por Bruno Fernandes que serviu Cancelo para um cruzamento primoroso encontrando CR7 dentro da área para ampliar, fazendo seu 125º gol em 202 jogos pela seleção. Aos 35 minutos, num belíssimo chute de fora da área no ângulo de Diogo Costa, os eslovacos descontaram de novo, mas ficou nisso. Nos minutos finais Martinez rodou o time e fez entrar Diogo Jota, Otávio e Ruben Dias para as saídas de Gonçalo Ramos, Palhinha e Bernardo Silva. Mais 3 gols foram perdidos dentro da pequena área, 2 por Diogo e 1 por João Félix. Vitória consagradora de Portugal e que selou a melhor campanha de eliminatórias para a Eurocopa, com a classificação matemática para a sua 17ª disputa da fase final, restando ainda 3 rodadas para o término da fase de grupos. No outro jogo Islândia e Luxemburgo empataram por 1 gol. Portugal lidera com 21 pontos em 7 jogos, com 27 gols marcados e 2 sofridos.
Liga Portuguesa De Futebol 2023/2024
A 9ª jornada só volta dentro de duas semanas, a 27 deste mês, por conta da data FIFA (eliminatórias da Euro 2024) e da 3º eliminatória da Taça de Portugal que acontecerá na próxima semana com 32 jogos. Destaque para os seguintes jogos:
Quinta-feira (19/10)
Rebordosa* x Braga (20:00h)
Sexta-feira (20/10)
Lusitânia* x Benfica (16:30h)
Vilar Perdizes* x Porto (20:45h)
Sábado (21/10)
Olivais e Moscavide** x Sporting (20:45h)
Domingo (22/10)
Oliveirense*** x Boavista (20:00h)
OBS:
* Joga atualmente no Campeonato de Portugal (equivalente à 4ª divisão).
** Joga atualmente na 1ª divisão da Associação de Futebol de Lisboa (Distrital).
*** Joga atualmente na 2ª Liga.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Porto
A partida entre Vilar de Perdizes e Porto, pela Taça de Portugal, será realizada no Estádio do Chaves na próxima sexta-feira (20/10).
A Federação de História e Estatística do Futebol divulgou o novo ranking de clubes, no qual o Porto subiu do 5º para o 4º lugar, atrás do Manchester City em 1º, Real Madrid em 2º e Inter de Milão em 3º. O Benfica caiu do 9º para o 16º lugar e o Sporting do 17º para o 29º posto. O Al Ahly do Egito é o 5º, o Flamengo o 6º, o Manchester United o 7º, o Palmeiras o 8º, a Fiorentina o 9º e o Nápoles o 10º.
A SAD portista comunicou à Bolsa de Valores Portuguesa que teve 48 milhões de euros líquidos negativos no último período. Mesmo assim, apesar do déficit, os administradores da SAD, dentre eles Pinto da Costa, dividiram um prêmio extra pela classificação do Porto à Liga dos Campeões de 1,6 milhões de euros.
Portugueses pelo Mundo
Raphael Guerreiro foi cortado da seleção portuguesa pois, no último treino do Bayern, sofreu uma rotura muscular na coxa esquerda, e não se recuperaria a tempo do 2º jogo de Portugal frente a Bósnia na próxima terça-feira (17/10).
Na terça-feira (10/10) outro jogador foi cortado por contusão: Ricardo Horta.
Com as ótimas atuações de João Félix, o Barcelona aumentou substancialmente o salário do jogador que sai dos 400 mil euros líquidos por época para 3 milhões de euros brutos (perto de 2 milhões de euros líquidos por época).
A FIFA indicou essa semana 25 finalistas ao prêmio de melhor jogador jovem da temporada (“Golden Boy”), dentre os quais temos 3 que atuam em Portugal, Diomande, João Neves e Antônio Silva, os 2 últimos portugueses.