DESTAQUES DA SEMANA
Por Emídio Tavares
Benfica investe em tecnologia virtual de ponta para o futebol
O Benfica investiu no seu Caixa Futebol Campus, no Seixal, construindo agora um novo edifício no qual instalou o Simulador 360S, máquina que reproduz virtualmente aos jogadores situações reais com o objetivo de elevar o nível técnico e de reflexos das diversas categorias do futebol encarnado, desde a base atá o futebol profissional.
Taças Europeias
Liga dos Campeões
Benfica despede-se da Liga com empate caseiro a zero
Grupo C (Benfica/Zenit/Mônaco/B.Leverkusen)
A última jornada da fase de grupos (que ao Benfica serviu apenas para cumprir tabela) aconteceu nessa terça, dia 9 de dezembro, quando os encarnados receberam o Leverkusen e o Mônaco recebeu o Zenit. Os franceses venceram por 2×0, garantindo o primeiro lugar do grupo com 11 pontos e alijando o time de Villas Boas a Liga Europa, em terceiro lugar com 7 pontos. Já o Benfica, com varias alterações na equipe (Cristante, Bebe, Pizzi, Derley, Nelson Oliveira e outros), pecou no ataque pela falta de entrosamento, somada ainda a intenção clara dos alemães em conseguir um empate que lhes daria a classificação para a próxima fase. Perante tudo isso a partida não saiu do zero, com o Benfica amargando o último lugar do grupo com apenas 5 pontos, e o Leverkusen ficando em segundo com 10.
Sporting medroso cai em Londres e vai para a Liga Europa
Grupo G (Sporting/Maribor/Shalke 04/Chelsea)
A última rodada desta fase de grupos aconteceu para o Sporting nesse dia 10 de dezembro quando então viajou ate Londres para tentar arrancar pelo menos um ponto do Chelsea (embora desfalcado de Nani, ausente por contusão). Mas categoria, atenção, técnica e ânimo para conseguir esse intento ficaram em Lisboa. Aos 8 minutos Ricardo Esgaio cometeu pênalti infantil que permitiu a Fabregas abrir o marcador para os ingleses. Nem bem o time leonino tinha se recuperado do golpe, eis que Schurlle, sem marcação, chutou a entrada da área para fazer o 2×0 aos 16 minutos de jogo. Para o tempo final o Sporting parecia estar voltando com tudo, tanto que logo aos 5 minutos Jonathan Silva descontava para o time luso. Mas ficou só na aparência. Aos 12 minutos uma nova falha da zaga deixou Obi Mikel sozinho na cara do gol para fechar o placar em 3×1 a favor dos ingleses, e que decretou o rebaixamento do Sporting para a Liga Europa, visto que no outro jogo do grupo o Maribor perdeu em casa por 1×0 para o Schalke, que segue na Liga dos Campeões, ficando com o segundo lugar do grupo. O Sporting poderá ter como possíveis adversários na próxima fase da Liga Europa o Liverpool, o Anderlecht, a Roma ou o Ajax.
Porto com time misto fica no empate com Shakhtar
Grupo H (Porto/Bate Barisov/Shaktar/Atl. Bilbao).
A última rodada dessa fase de grupos para o Porto aconteceu nesse dia 10 de dezembro com o time luso recebendo os ucranianos do Shakhtar, mas entrando a campo com apenas 3 titulares em relação ao último jogo na Superliga Portuguesa frente à Acadêmica. O jogo foi fraco e em banho Maria, com Stepanenko abrindo o placar aos 6 minutos do segundo tempo para os turcos, após falha da zaga lusa numa cobrança de escanteio. Mesmo assim, apesar dos vários jogadores poupados para o clássico frente ao Benfica nesse final de semana, Aboubakar empatou para o Porto num canhão desferido de fora da área aos 42 da etapa final. No outro jogo o Atlético de Bilbao venceu na Espanha por 2×0 o Bate Barisov, confirmando a 3ª posição no grupo, que lhe garantiu vaga na Liga Europa. O Porto terminou o grupo em 1º lugar com 14 pontos; seguido pelo Shakhtar em 2º com 9 pontos. No sorteio da próxima fase que acontece segunda-feira, dia 12, o possível adversário do time dos dragões sairá dentre os seguintes segundos colocados na recém-encerrada fase de grupos: Juventus, Basileia, Leverkusen, Arsenal, Manchester City, PSG e Schalke.
Liga Europa
Estoril despede-se com empate na Grécia
Grupo E (Estoril/PSV/Dínamo Moscou/Panathinaykos)
A última jornada para o Estoril aconteceu nesse dia 11 de dezembro, quanto foi ate a Grécia e conseguiu um empate por 1×1 com o Panathinaikos; terminando em 3o lugar no grupo com 5 pontos, a frente dos gregos que terminaram em último com apenas 2 pontos. O Dínamo de Moscou, que venceu nessa jornada o PSV fora por 1×0, terminou em 1o com 18 pontos; e o PSV em 2o com 8 pontos.
Rio Ave vence na despedida
Grupo J (Rio Ave/Steua Bucarest/Aalborg/Dínamo Kiev)
A última rodada para o Rio Ave aconteceu nesse dia 11 de dezembro quando recebeu em Vila do Conde o Aalborg vencendo por 2×0. Nessa mesma data o Steua recebeu o Dínamo, e perdeu pelo mesmo placar. Com esses resultados o Dínamo de Kiev terminou em 1º no grupo com 15 pontos, seguido pelo Aalborg em 2º com 9; Steua em 3º com 7; e Rio Ave em último com 4 pontos.
SUPERLIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL
Já a 13ª jornada, que começou nessa sexta, teve os seguintes jogos, que consagraram o Benfica como líder disparada da competição, seis pontos a frente do Porto:
Sexta:
V.Setubal 0x1 Boavista (20:30h)
Sábado:
Penafiel 2×1 Nacional (16h)
Paços de Ferreira 2×1 Arouca (16h)
Gil Vicente 1×1 Acadêmica (16h)
Belenenses 0x1 Braga (20:15h)
Domingo:
V.Guimarães 0x0 Rio Ave (16h)
Sporting 1×1 Moreirense (18h)
Marítimo 0x0 Estoril (20h)
Porto 0x2 Benfica (20h)
Critérios de desempate:
Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:
«Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
e) Maior número de vitórias em toda a competição;
f) Maior número de golos marcados em toda a competição»
A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,
aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.
Taça da Liga
Foram definidos essa semana os grupos com seus respectivos jogos, relativos à 3ª fase da Taça da Liga, na qual entram também os primeiros oito colocados da edição passada da Super Liga Portuguesa de Futebol. As semifinais acontecem entre 11 e 12 de fevereiro colocando frente a frente os vencedores do Grupo A x Grupo C; e os vencedores do Grupo B x Grupo D. A grande final esta agendada para o feriado de 25 de abril, em Coimbra.
Eis os jogos de cada grupo:
Grupo A (Arouca/Benfica/Moreirense/Nacional)
1.ª jornada (28, 29 e 30 de dezembro)
Benfica – Nacional
Moreirense – Arouca
2.ª jornada (14 e 15 de janeiro de 2015)
Nacional – Moreirense
Benfica – Arouca
3.ª jornada (21 e 22 de janeiro)
Moreirense – Benfica
Arouca – Nacional
Grupo B (Estoril/Maritimo/Covilhã/Gil Vicente)
1.ª jornada (28, 29 e 30 de dezembro)
Estoril – Marítimo
Covilhã – Gil Vicente
2.ª jornada (14 e 15 de janeiro de 2015)
Marítimo – Covilhã
Estoril – Gil Vicente
3.ª jornada (21 e 22 de janeiro)
Covilhã – Estoril
Gil Vicente – Marítimo
Grupo C (Belenenses/Boavista/Sporting/V.Setubal/V.Guimarães)
1.ª jornada (28, 29 e 30 de dezembro)
V. Guimarães – Sporting
Boavista – Belenenses
2.ª jornada (14 e 15 de janeiro de 2015)
Sporting – Boavista
Belenenses – V. Setúbal
3.ª jornada (21 e 22 de janeiro)
Belenenses – Sporting
V. Setúbal – V. Guimarães
4.ª jornada (28 e 29 de janeiro)
Sporting – V. Setúbal
Boavista – V. Guimarães
5.ª jornada (4 e 5 de fevereiro)
V. Guimarães – Belenenses
V. Setúbal – Boavista
Grupo D (Academica/Porto/Braga/Rio Ave/União)
1.ª jornada (28, 29 e 30 de dezembro)
Rio Ave – FC Porto
União – SC Braga
2.ª jornada (14 e 15 de janeiro de 2015)
FC Porto – União
SC Braga – Académica
3.ª jornada (21 e 22 de janeiro)
SC Braga – FC Porto
Académica – Rio Ave
4.ª jornada (28 e 29 de janeiro)
FC Porto – Académica
União – Rio Ave
5.ª jornada (4 e 5 de fevereiro)
Rio Ave – SC Braga
Académica – União
ÚLTIMAS NOTICIAS
Sporting
O Zamelek demonstrou junto ao Sporting interesse em Shikabala, jogador que desde agosto, apos se apresentar a seleção do Egito, abandonou Alvalade. Porem os leões já deixaram claro para os egípcios que não liberam o jogador por menos de 600 mil euros, alem de exigirem uma desculpa formal e pessoal do atleta em Lisboa, perante os dirigentes. Desde o abandono o Sporting suspendeu o pagamento dos seus salários.
Benfica
O Museu encarnado Cosme e Damião, inaugurado em julho de 2013 e com 4 mil metro quadrados, foi premiado nesse final de semana como melhor museu de Portugal.
Outros Esportes
A jovem portuguesa de 22 anos, Telma Almeida, depois de conquistar em outubro passado no Marrocos o campeonato europeu de bodyboard, conquistou agora nesse final de semana no Chile o Campeonato Mundial da Categoria.
Portugueses no Exterior
O técnico português Paulo Sousa, do Basileia da Suíça, conseguiu feito histórico ao classificar sua equipe para a próxima fase da Liga dos Campeões, ficando em segundo do grupo B (atrás apenas do Real Madrid), e relegando o poderoso Liverpool (3o colocado do grupo) apenas a Liga Europa.
O Real venceu mais uma na Liga dos Campeões (alias venceu os 6 jogos disputados nessa fase de grupos), batendo em casa nessa terça-feira o Ludogorets por 4×0, com mais um gol de Cristiano Ronaldo, que dessa forma ultrapassa Raul (que conta com 71 gols nas taças europeias ate hoje), isolando-se na segunda posição, e ficando a três gols de Messi, o maior artilheiro de sempre, que também marcou mais um pela Liga dos Campeões nessa rodada.
Cristiano Ronaldo presenteou cada jogador do Real com um relógio Bulgari avaliado em 8200 euros, e com sua marca estampada, alem do nome do ganhador e com o slogan “La décima” alusivo aos 10 títulos do Real na Liga dos Campeões.
Cristiano marcou mais dois gols na rodada dessa semana do campeonato espanhol frente ao Almeria, chegando aos 25 gols em 15 jornadas. Sozinho, o madeirense tem um gol a mais do que todo o ataque do Barcelona, composto por Messi (13 gols), Neymar (11 gols) e Suarez (sem gol algum); e o dobro de gols do que os já marcados por 8 equipes da Liga Espanhola.
A UEFA promoveu uma votação via internet em comemoração aos seus 60 anos, para a escolha dos 10 gols mais bonitos de sempre no continente europeu, e dois dos dez gols escolhidos são de portugueses. O de Rui Costa pela Seleção de Portugal frente à Inglaterra nos quartos de final da Euro copa de 2004; e o de Cristiano Ronaldo, pelo Manchester United, contra o Porto, na Liga dos Campeões de 2009, em pleno Estádio do Dragão.