Destaques da semana
Por Emídio Tavares
Taças europeias
Liga dos campeões
Benfica 4X3 Juventus: Rafa Conduz Benfica Às Oitavas
O Benfica, que liderava o grupo ao lado do PSG, com 8 pontos em 2 vitórias e dois empates (o que dá de premiação a quantia de 7,46 milhões de euros, sendo 930 mil por cada empate e 2,8 milhões por cada vitória, que somados aos valores encarnados arrecadados na fase anterior geraram um montante de 45,94 milhões de euros antes desse jogo), recebeu na terça-feira (25/10) a Juventus, e numa partida memorável de Rafa Silva, venceu por 4×3, abrindo o placar logo aos 17 minutos onde num cruzamento de Enzo Fernandez, Antônio Silva fez de cabeça. Cinco minutos depois, num lance confuso dentro da área encarnada e que teve análise do VAR, a Juventus empatou com Vlahovic. Mas a alegria italiana durou pouco, pois aos 28 minutos o jogador Quadrado pôs a mão na bola dentro da área para pênalti convertido por João Mário colocando os encarnados novamente à frente. Aos 35, João Mário cruzou para a área e Rafa de novo fez, desta feita de letra, o 3º gol do Benfica. Para o 2º tempo o time italiano entrou para o tudo ou nada, deixando um buraco no meio campo, aproveitado por um contra-ataque encarnado, onde Grimaldo roubou a bola e lançou Rafa que na entrada da área deu um toque sutil por cima do goleiro da Juve, fazendo o 4×1. Minutos após, o técnico adversário fez uma série de substituições que deram resultado, deixando o time de Turim mais ofensivo, a ponto de descontar aos 37 com Milic e aos 39 com McKennie, mas ficou só nisso e o Benfica garantiu a vitória, a passagem antecipada para a próxima fase e mais 12,4 milhões de euros nos seus cofres (2,8 pela vitória e 9,6 milhões pela passagem de fase).
No outro jogo desse grupo o PSG recebeu o Macabi e venceu por 7×2. PSG e Benfica lideram com 11 pontos e decidem quem será o vencedor do grupo na última rodada que acontece na próxima quarta-feira (02/11), quando o Macabi receberá o Benfica e a Juventus receberá o PSG. Vale lembrar que com 3 pontos cada, Macabi e Juventus brigam pelo 3º posto do grupo que garantirá vaga direto na próxima fase da Liga Europa.
Brugge 0x4 Porto: Diogo Costa Salva David Carmo E Porto Devolve Goleada
O Porto foi até a Bélgica enfrentar o Brugge na quarta-feira (26/10) e numa partida memorável, devolveu ao Brugge os 4×0 que sofreu no Estádio do Dragão, numa partida com destaque para Galeno, Taremi e Diogo Costa. Desde o apito inicial, o Porto dominou totalmente os donos da casa, com jogadas envolventes e certeiras. Depois de perder várias oportunidades de gol, Taremi abriu o marcador, após passe de Otávio, num bonito chute de curva da entrada da área. O ritmo foi o mesmo na 2ª etapa, mas a sorte portista poderia ter mudado graças a besteira que o zagueiro David Carmo fez dentro da área, chutando por duas vezes e sem bola um atacante belga. O árbitro foi chamado pelo VAR e confirmou o pênalti, que Vanaken bateu para excepcional defesa de Diogo Costa. Mas novamente o VAR chamou o árbitro, que mandou repetir a cobrança, desta feita executada no outro canto e por Noa Lang, que novamente Diogo Costa defendeu salvando o Porto e seu zagueiro. Minutos após, numa bobeira da zaga belga, Evanílson ampliou e na sequência Eustáquio fez o 3×0. Foi o nocaute nos donos da casa, que 10 minutos após permitiram ao Porto marcar o 4º gol, por intermédio de Taremi, fechando o placar a favor dos dragões, que devolvem a sova sofrida em Portugal.
No outro jogo do grupo o Atlético de Madrid recebeu o B.Leverkusen, empatou por 2 gols e foi eliminado da Liga dos Campeões. O Brugge, já classificado segue com 10 pontos, seguido pelo Porto com 9 e também classificado (com mais 12,4 milhões em seus cofres), Atlético com 5 e B.Leverkusen com 4. A última jornada acontece na próxima terça-feira (01/11), quando o Porto receberá o Atlético de Madrid e o B.Leverkusen receberá o Brugge.
Tottenham 1×1 Sporting: Sporting Roubado Sai Só Com Empate Na Inglaterra
O Sporting foi até a Inglaterra enfrentar o Tottenham na quarta-feira (26/10) e fez uma primeira etapa primorosa, dando as cartas e perdendo inúmeras oportunidades, até que Marcus Edwards, num chute de longa distância de fora da área, abriu o marcador para os leões aos 22 minutos. Para a etapa final, Amorim segurou mais o time, que ainda assim criava boas oportunidades de gol, só que agora em contra-ataques, visto que os donos da casa foram para cima e passaram a dominar a partida. Aos 36 minutos, numa cobrança de escanteio, Bettancourt subiu nas costas de Adan dentro da área, fazendo o empate, sem o árbitro e muito menos o VAR, nada marcarem. E no 5º minuto de acréscimo, num lance polêmico, Kane fez a virada, mas o VAR anulou dando fora de jogo.
No outro jogo do grupo o E.Frankfurt recebeu o Marselha e venceu por 2×1. Com os resultados o Tottenham sobe para 8 pontos, enquanto Sporting e E.Frankfurt ficam com 7 e Marselha com 6. A última jornada acontece na próxima terça-feira (01/11), quando o Sporting receberá o E.Frankfurt e o Marselha receberá o Tottenham.
LIGA EUROPA
U.Berlim 1×0 Braga: Braga Na Descendente
O Braga foi até a Alemanha enfrentar o U.Berlim na quinta-feira (27/10) e perdeu por 1×0, gol de pênalti assinalado pelo VAR aos 21 da etapa final.
No outro jogo do grupo o Malmo recebeu o St.Gilloise e perdeu por 2×0. Com esses resultados, o St.Gilloise, já classificado para a próxima fase, chega aos 13 pontos, seguido agora pelo U.Berlin com 9 e Braga com os mesmos 7 pontos que já tinha.
A última rodada acontece na próxima quinta-feira (03/11), quando o Braga receberá o Malmo, precisando vencer e torcer para o St.Gilloise vencer em casa o U.Berlim, para assim conseguir vaga num play-off para a próxima fase, visto que só o 1º colocado de cada grupo garante vaga direto.
SUPERLIGA TEMPORADA 2022/2023
A 10ª jornada foi concluída na segunda-feira (24/10) quando o Rio Ave recebeu o Portimonense e venceu por 1×0.
Já 11ª jornada teve início na sexta-feira com os seguintes jogos:
Sexta-feira (28/10)
Paços de Ferreira 0x1 Marítimo (20:15h) – finalmente o Marítimo quebrou o encanto, vencendo a primeira partida após 10 jogos e fugindo do último lugar, ao derrotar o Paços fora por 1×0 e lançá-lo a este posto, com apenas 2 empates, nenhuma vitória e só 2 pontos ganhos.
Sábado (29/10)
S.Clara 1×1 Porto (15:30h)
Benfica 5×0 Chaves (18:00h)
Arouca 1×0 Sporting (20:30h)
Domingo (30/10)
Portimonense 1×1 Estoril (15:30h)
Boavista 2×2 Vizela (15:30h)
Casa Pia 1×0 Rio Ave (18:00h)
Gil Vicente 0x1 Braga (20:30h)
A jornada só termina na segunda-feira (31/10), quando às 20:15h o V.Guimarães receberá o Famalicão.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Seleção Portuguesa
O técnico Fernando Santos entregou está semana a lista com 55 nomes de pré-convocados para o Mundial-2022 no Catar. A convocatória final será divulgada no dia 10 de Novembro e terá 26 atletas, que deverão sair desta lista. De destacar a presença de alguns jogadores que se tem notabilizado nesta temporada, como o lateral-direito Thierry Correia (Valência), o lateral-esquerdo Nuno Tavares (Marselha), os defesas-centrais Antônio Silva (Benfica) e Diogo Leite (Union Berlim), o médio Nuno Santos (Sporting) e os avançados Florentino Luis (Benfica), Jota (Celtic), Beto (Udinese) e Vitinha (Braga).
Portugueses pelo Mundo
José Mourinho bateu mais um recorde na sua carreira essa semana, ultrapassando Alex Ferguson, como o maior vencedor de jogos em taças europeias de toda história, atingido 107 vitórias na carreira ao serviço de Porto, Chelsea, Inter de Milão, Real Madrid, Manchester United, Tottenham e Roma.
Depois da polêmica e afastamento na última partida do Manchester, Cristiano voltou à titularidade da equipe na quinta-feira (27/10) pela Liga Europa frente ao Sheriff, fazendo o 2º gol da vitória inglesa por 3×0. Na próxima semana, frente ao Real Sociedad na Espanha, o time de CR7 precisa vencer para garantir vaga direto na próxima fase da disputa.
Pelo oitavo jogo consecutivo João Félix foi banco contra o B.Leverkusen, só entrando nos minutos finais quando, por ocasião do pênalti assinalado a favor do Atlético, pediu para bater e não lhe permitiram. A imprensa espanhola já especula um possível empréstimo do jogador, na janela de janeiro, para o Benfica por 6 meses.