Destaques da semana
Por Emídio Tavares
Amorim abandona o barco a meio do caminho
A imprensa europeia noticiou na terça-feira (28/10) a contratação de Ruben Amorim (que recentemente renovou contrato até 2026 com o Sporting para receber 3 milhões de euros por temporada, ou seja, 250 mil euros mensais) pelo Manchester United para substituir o demitido Ten Haag. A princípio o contrato será por 3 temporadas onde o técnico leonino poderá auferir algo em torno de 8 milhões de euros por cada uma delas (mais de 660 mil euros mensais).
Ruben Amorim tinha 3 cláusulas rescisórias: 30 milhões para clubes portugueses, 20 milhões para demais clubes mundiais, ou 10 milhões de euros para potências europeias. Pela ótica do Sporting, o Manchester United não estaria enquadrado dentro dessas potências, mas sim nos demais clubes com cláusula de 20 milhões; porém Amorim convenceu os leões a cobrarem apenas os 10 milhões (mesmo valor pago pelo Sporting ao Braga quando trouxe Amorim para Alvalade). Mas, de última hora, o presidente leonino, sabedor do descontentamento dos jogadores, exigiu também o pagamento de mais 5 milhões de euros, pela saída de toda a comissão técnica, que acompanhara Amorim, ou que o Manchester aguarde os 30 dias do aviso prévio. Outra saída seria o pagamento imediato de 20 milhões de euros pela liberação imediata de todos. Tudo isso somado à indisposição dos jogadores para com Amorim, que foi cobrado principalmente por alguns que poderiam ter saído ao início da temporada e não o fizeram pelo convencimento no projeto que o técnico lhes apresentou. No final da noite da quarta-feira (30/10), finalmente o acordo foi selado, com o Manchester pagando 1 milhão de euros a mais para tê-lo antes de um mês (mas só depois de 10 de novembro, dirigindo ainda os leões frente ao E. Amadora, Manchester City e Braga), além dos 10 milhões acordados e levando apenas 2 dos 5 membros da sua comissão técnica no Sporting (seus adjuntos Carlos Fernandes e Adelio Cândido).
Na calha para suceder a Amorim aparece, a contragosto da torcida e da maioria, o ex-lateral, com 3 passagens pelo Sporting (sendo a última na temporada 2020/2021), João Pereira, que assumiu na temporada passada o comando do sub-23, e no início dessa o comando da equipe B, que disputa a 3ª divisão, ocupando apenas o 5º lugar.
Taça da liga
Sporting 3X1 Nacional
Na terça-feira (29/10), com os gols saindo todos na etapa final, Hjulmand aos 8, Gyokeres aos 20 e aos 25 e ainda com Ruben Macedo descontando para o Nacional aos 21, o Sporting venceu a equipe madeirense por 3×1, garantindo presença na Final Four que está agendada para Leiria.
Benfica 3×0 s. Clara
Já na quarta-feira (30/10), com gols marcados todos nos últimos 20 minutos da partida, o Benfica venceu o S. Clara por 3×0, garantindo também passagem a final four em Leiria. Di Maria abriu o placar aos 2 da etapa final, e Pavlidis fez os outros dois, aos 31 e aos 35 minutos.
Braga 2×1 v. Guimarães
Na quinta-feira (31/10), o Braga recebeu o V. Guimarães, que logo aos 10 minutos saiu a frente do marcador com Nuno Santos. Só que a alegria durou apenas 12 minutos, pois aos 22 Niakate empatou tudo. Na etapa complementar, pênalti duvidoso assinalado para o Braga aos 30 minutos, que teve de ser repetido para a conversão em gol de Bruma, o que gerou revolta dos vimaranenses, inclusive com a expulsão de Borevkovic, o que aniquilou qualquer hipótese de reação do V. Guimarães.
Porto 2×0 Moreirense
Também na quinta-feira (31/10), o Porto enfrentou o Moreirense, e com um gol contra de Buta aos 34 da etapa inicial, e outro de Eustáquio a 1 minuto do segundo tempo, venceu sem dificuldades o Moreirense, garantindo vaga na final four em Leiria.
Com os resultados, ficaram assim definidos os confrontos da final four de Leiria, em janeiro:
07/01 (terça-feira)
Sporting x Porto
08/01 (quarta-feira)
Benfica x Braga
A finalíssima reunira os vencedores desses confrontos em Leiria, a 11 de janeiro.
Liga Portuguesa De Futebol Temporada 2024/2025
A 9ª jornada, só foi concluída na segunda-feira (28/10), quando às 20:15h o AVS SAD recebeu o Porto e foi goleado por 5×0, com 3 gols do espanhol Samu.
Já a 10ª jornada teve início na sexta-feira com os seguintes confrontos:
Sexta-feira (01/11)
Sporting 5×1 E. Amadora (20:15h)
Sábado (02/11)
Rio Ave 2×2 Casa Pia (15:30h)
Farense 1×2 Benfica (18:00h)
Gil Vicente 1×2 Boavista (20:30h)
Domingo (03/11)
AVS SAD 2×3 Famalicão (15:30h)
Arouca 1×2 Braga (18:00h)
V. Guimarães 1×0 Moreirense (18:00h)
Porto 4×0 Estoril (20:30h)
A jornada só termina na segunda-feira (04/11), com o Nacional recebendo às 20:15h o S. Clara.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Sporting
Nuno Santos parece que não se livra de seus martírios. Em 2015 rompeu os ligamentos do seu joelho esquerdo ficando longo período em recuperação; em 2018 rompeu no mesmo joelho esquerdo o ligamento cruzado anterior, e agora, no último final de semana frente ao Famalicão, rompeu o tendão da rótula do joelho direito, o que já o afasta definitivamente desta temporada.
Arouca
Após uma série de insucessos (10 jogos com 6 derrotas, 1 empate e 3 vitórias), o técnico uruguaio Gonçalo Garcia e o Arouca acertaram nessa semana a rescisão de contrato amigavelmente. Vasco Seabra, que na temporada passada treinou o Estoril, deve ser o sucessor.
Porto
Pinto da Costa deu mais uma cutucada em Sergio Conceição em outro capítulo do seu livro, onde culpa o técnico, pai e empresário de Francisco Conceição, pela fixação da baixíssima cláusula de venda de 5 milhões do jogador ao Ajax, por não querer ficar mais no Porto, tendo sido posteriormente recontratado, por exigência de seu pai, com o Porto perdendo novamente ao ter que pagar o dobro pelo qual ele foi vendido, ou seja, 10 milhões de euros, além de fixar uma cláusula rescisória de 45 milhões, que caia para 30 no período de 15 de junho a 15 de julho e além de também exigir 20% do valor do passe em caso de venda.
O Porto conseguiu junto a FIFA, pela 2ª vez, bloquear a saída do jovem que acaba de completar 16 anos, Cardoso Varela, para o NK Dínamo Odranski Obrez da 3ª divisão croata, que seria apenas um hospedeiro dos empresários do atleta Faustino Gomes e Wilson Sardinha, para em janeiro assinar a custo zero com qualquer clube (no caso já existem interessados na 1ª divisão alemã). Há 3 meses a FIFA já tinha dado razão aos dragões, voltando a fazê-lo agora, justificando a conduta pela idade do atleta. Villas Boas também deu queixa à Comissão Portuguesa de Proteção de Crianças e Jovens.
Portugueses pelo Mundo
Após quase 2 anos à frente do Bragantino (janeiro de 2023), onde comandou a equipe por 124 jogos, com 50 vitórias, 38 empates e 36 derrotas, Pedro Caixinha não resistiu a uma grande sequência de insucessos, com 7 jogos consecutivos sem vencer (3 derrotas e 4 empates), e na zona de rebaixamento com apenas 34 pontos, e foi demitido no último final de semana, após a derrota em casa para o Botafogo do Rio. Rui Vitória, sem clube desde que deixou o comando do Egito, foi contratado essa semana por 1,5 temporada pelo Panathinaikos da Grécia, que no momento ocupa a 8ª colocação no campeonato grego, porém apenas 5 pontos atras do líder