Destaques da semana
Por Emídio Tavares
A novela leonina da venda de Porro
Estava tudo acertado para que após a decisão da Taça da Liga, Pedro Porro fosse negociado com o Tottenham por 45 milhões de euros, porém de última hora o Sporting resolveu fazer mais uma exigência, baseado no contrato firmado com Porro e que tinha passado batido, como a cláusula que exigia o acréscimo de 2.5 milhões de euros se a opção de compra fosse acionada a menos de 2 semanas do fechamento da janela, com que os ingleses a princípio não concordavam, mas acabaram cedendo ao serem informados que o City, clube anterior de Porro, poderia acionar uma cláusula que lhe daria o direito de recompra por 17 milhões de euros. Com isso o acordo fechado a princípio seria de 47,5 milhões de euros com o Tottenham repassando ainda mais 15% do passe de Marcus Edward (o Sporting já tinha 50% e agora passa a ter 65% do passe). Mas no desfecho final e por conta do fair-play financeiro, o negócio foi fechado como empréstimo até o final da temporada por 5 milhões de euros, com cláusula obrigatória de compra após esse prazo, por 40 milhões e com os ingleses repassando todo o restante que detinham do passe de Marcus Edwards aos leões. Os direitos de formação serão pagos em 95% pelos ingleses, cabendo aos Sporting pagar a porcentagem da intermediação que ficará na casa dos 2.8 milhões. Porro parte após 2,5 temporadas onde em 98 jogos fez 12 gols, deu 20 assistências e conquistou 2 Taças da Liga e 1 Campeonato Nacional.
A Novela Encarnada Da Transação De Enzo Fernandez
Rui Costa fez de tudo para manter Enzo, mesmo no acordo final com o Chelsea, chegando a propor que o argentino terminasse a época na Luz, com que os blues até concordaram, mas o jogador não, sendo irredutível a ponto de dizer que não queria mais atuar no Benfica. Dessa forma Enzo foi negociado por 121 milhões de euros parcelados (o valor subiu mais 1 milhão para que o Benfica possa ter parte desse valor adiantada usando-se de factoring), cabendo ao Benfica o pagamento de 3.78% do montante pelos direitos de formação e mais o pagamento (descontada a porcentagem dos direitos de formação) da intermediação de 6.56% (isso porque os intermediantes abriram mão de 4 milhões de euros) e ainda a porcentagem de 25% que o River Plate detinha do jogador (deduzida das porcentagem de formação e intermediação). Feitas as contas, o Benfica ficará com 81 milhões e 600 mil euros, o que perfaz um lucro de perto de 65 milhões para quem contratou o jogador em julho passado por 18 milhões.
SUPERLIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL
A Superliga teve sua 18ª jornada concluída com jogos realizados durante a semana, a saber:
Segunda-feira (30/01)
V.Guimarães 2×1 Chaves
Terça-feira (31/01)
Paços de Ferreira 2×1 Gil Vicente
Arouca 0x3 Benfica
Quarta-feira (01/02)
Marítimo 0x2 Porto
Sporting 5×0 Braga – com 2 gols de Morita, 1 de Edwards, 1 de Matheus e outro de Pote, o Sporting massacrou o Braga, que teve a estreia do ex-encarnado Pizzi.
Já a 19ª jornada começou no sábado com os seguintes jogos:
Sábado (04/02)
S.Clara 2×2 Boavista (15:30h)
Benfica 3×0 Casa Pia (18:00h)
Estoril 0x1 V.Guimarães (20:30h)
Domingo (05/02)
Chaves 2×1 Marítimo (15:30h)
Braga 4×1 Famalicão (15:30h)
Porto 2×0 Vizela (18:00h)
Gil Vicente 1×1 Arouca (20:30h)
A jornada só termina na segunda-feira (06/02), com o Portimonense recebendo às 19:00h o Paços de Ferreira e o Rio Ave recebendo às 21:15h o Sporting.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Sporting
Para o lugar de Pedro Porro (emprestado ao Tottenham da Inglaterra), o Sporting contratou por empréstimo junto ao Barcelona o lateral de 27 anos, Bellerín.
Outro que chega é o central Diomandé, do Midtjylland, por 7.5 milhões de euros e mais 5 milhões de metas (se cumprir 90 jogos), por 80% do passe e cláusula rescisória fixada em 80 milhões de euros.
Benfica
Após quase 10 temporadas defendendo os encarnados, André Almeida e Benfica acertaram a rescisão contratual amigável essa semana, visto que o lateral não faz parte dos planos do técnico Roger Schmidt.
Braga
A revelia da torcida, que protestou com pichações no estádio, o Braga anunciou na segunda a contratação de Pizzi (33 anos), que rescindiu com o Al Wahda dos Emirados Árabes e assinou contrato até junho de 2024.
Outro que foi contratado essa semana foi o veterano Bruma, que assinou contrato até o final da presente temporada.
Por outro lado, Vitinha que foi promovido a equipe principal na temporada passada, atuando em 67 partidas e fazendo 28 gols, foi negociado com o Marselha por 32 milhões de euros (25 milhões fixos e mais 7 milhões por metas a atingir), ficando o Braga ainda com 10% numa futura revenda que ultrapasse os valores agora recebidos, e cláusula de recompra por 60 milhões de euros, caso assim o Braga opte em ter de volta o jogador.
Portugueses pelo Mundo
Após o Mundial, João Cancelo passou a ser pouco utilizado por Guardiola e descontente entrou em atrito com o técnico, sendo colocado em disponibilidade e emprestado no início dessa semana, até ao final da temporada, ao Bayern de Munique, com opção de compra fixada em 70 milhões de euros. Em sua estreia na quarta-feira (01/02) frente ao Mainz, foi o autor da assistência para o primeiro gol bávaro na vitória de 4×0.
Cedric Soares, que pouco estava sendo utilizado no Arsenal, foi contratado por empréstimo até o final da temporada pelo Fulham de Marco Silva.
Carlos Queiroz, que já classificou 3 seleções para 4 mundiais (África do Sul em 2002; Portugal em 2010; Irã em 2014 e 2018), é o novo treinador da Seleção do Qatar.