DESTAQUES DA SEMANA
Por Emídio Tavares
42 anos depois Portugal vence Argentina
Num jogo amistoso e equilibrado, disputado em Manchester, e com a presença de Cristiano Ronaldo e Messi apenas na etapa inicial, Portugal bateu a Argentina (apos 42 anos sem sucesso), já nos acréscimos, com um belo gol de cabeça do jovem lateral Raphael Guerreiro, apos cruzamento preciso de Quaresma. Foi a 2a vitoria lusa em 8 confrontos entre as duas seleções; e a 3a de Fernando Santos em 4 partidas depois de assumir Portugal (no 1o confronto foi derrotado pela França, em partida amistosa). Os trinta minutos iniciais do encontro foram de domínio pleno da Argentina, com a seleção lusa só equilibrando forças nos minutos finais da 1a etapa. Para o tempo complementares ambas as seleções fizeram inúmeras mudanças e experiências, com ligeiro domínio português, convertido em gol apenas nos acréscimos por Raphael Guerreiro.
TAÇAS EUROPEIAS
Liga dos Campeões
Benfica
Grupo C (Benfica/Zenit/Mônaco/B.Leverkusen)
As duas ultimas rodadas acontecem a 26 de novembro quando o Zenit recebe o Benfica, e o Leverkusen recebe o Mônaco; e a 9 de dezembro quando o Benfica recebe o Leverkusen e o Mônaco recebe o Zenit.
Sporting
Grupo G (Sporting/Maribor/Shalke 04/Chelsea)
As duas próximas jornadas acontecem a 25 de novembro com Schalke x Chelsea e Sporting x Maribor; e a 10 de dezembro com Chelsea x Sporting, e Maribor x Schalke.
Porto
Grupo H (Porto/Bate Barisov/Shaktar/Atl.Bilbao)
As duas ultimas jornadas acontecem a 25 de novembro com Bate x Porto e Shakhtar x Atlético de Bilbao; e a 10 de dezembro com Porto x Shakhtar e Atlético x Bate.
Liga Europa
Estoril
Grupo E (Estoril/PSV/Dínamo Moscou/Panathinaykos)
Nas duas ultimas jornadas teremos dia 27 deste mês Estoril x PSV, e Dínamo x Panathinaikos; e dia 11 de dezembro PSV x Dínamo e Panathinaikos x Estoril.
Rio Ave
Grupo J (Rio Ave/Steua Bucarest/Aalborg/Dínamo Kiev)
As próximas duas rodadas servirão apenas para os vilacondenses cumprirem tabela, dia 27 fora contra o Dínamo de Kiev (na mesma data o Aalborg recebera o Steua); e dia 11 de dezembro recebendo em Vila do Conde o Aalborg, mesma data em que o Steua recebera o Dínamo.
TAÇA DA LIGA
A Taça da Liga definiu domingo passado os últimos três qualificados para a próxima fase (U.Madeira, Belenenses, Arouca, Moreirense e Gil Vicente já estavam qualificados) que irão se juntar aos oito primeiros colocados da última temporada da Superliga Portuguesa.
Depois de empatar fora com o Oriental sem abertura de placar no jogo de ida, o Boavista venceu nesse jogo de volta por 5×0, assegurando a vaga.
Já o Rio Ave também conseguiu a qualificação após empate em casa (no domingo) sem gols com o Chaves, e vitória na decisão por pênaltis por 4×2.
E por fim o Sporting da Covilhã, mesmo perdendo fora para o Penafiel por 1×0, conseguiu a classificação por ter vencido por 3×1 na partida de ida em casa.
TAÇA DE PORTUGAL
A Taça de Portugal teve a sua 4ª eliminatória realizada nesse final de semana com os seguintes resultados:
Sexta
Espinho 0x5 Sporting
Sábado
Atlético 0x2 Marítimo
Famalicão 4×0 Fafe
Rio Ave 2×0 Oliveirense
Trofense 0x5 Belenenses
Benfica 4×1 Moreirense (destaque negativo da partida foi o registro do pior publico do Estádio da Luz nessa temporada, com apenas 22447 expectadores presentes)
Domingo
Vieira 0x1 Freamunde
Vizela 1×1 Operário (4×2 nos pênaltis para o Vizela)
Nacional 2×0 Ribeirão
Gil Vicente 1×1 Varzim (3×1 nos pênaltis para o Gil Vicente)
Santa Maria 2×1 Santa Eulália
Feirense 0x2 Chaves
Paços de Ferreira 9×0 Riachense
Penafiel 1×0 Aves
Oriental 1×0 V.Setubal
V.Guimarães 1×2 Braga
SUPERLIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL
A 11ª jornada só volta na próxima semana, devido aos jogos da seleção portuguesa e também a 4ª eliminatória da Taça de Portugal, com os seguintes jogos:
Sexta:
V.Guimarães x Moreirense (20:30h)
Sábado:
Penafiel x Braga (18h)
Sporting x V.Setubal (20:15h)
Domingo:
Marítimo x Boavista (16h)
Gil Vicente x Nacional (16h)
Belenenses x Arouca (16h)
Acadêmica x Benfica (18h)
Porto x Rio Ave (20:15h)
Segunda:
Paços de Ferreira x Estoril (20h)
Critérios de desempate:
Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:
«Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
e) Maior número de vitórias em toda a competição;
f) Maior número de golos marcados em toda a competição»
A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,
aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.
ÚLTIMAS NOTICIAS
Portugueses no Exterior
Pelo campeonato espanhol mais uma vitória do Real Madrid nesse final de semana, desta feita goleando fora o Eibar por 4×0 com dois gols de Cristiano Ronaldo, que bate assim novo recorde: o de ser o jogador que mais gols marcou nas 12 jornadas iniciais do campeonato (20 no total).
Hugo Aveiro, irmão de Cristiano Ronaldo, fechou uma parceria com o União da Madeira por três temporadas para ter, em troca de auxilio financeiro e publicitário, o nome do MUSEU CR7 estampado nos equipamentos oficiais de todas as equipes de futebol do time madeirense.