Destaques da semana
Por Emídio Tavares
24 anos depois a Fórmula 1 volta a Portugal
Após 24 anos, Portugal recebe em Portimão a 16° prova disputada em solo português, que já sediou a disputa em Boavista no Porto, Monsanto em Lisboa e no Estoril. É a 12° etapa do ano, que está agendada para o próximo dia 26, com treinos livres e de qualificação nos dias 24 e 25. Com capacidade para 90.000 espectadores, o circuito recebeu a princípio autorização da DGS para colocar à venda 38.600 ingressos, devido às normas de segurança contra a COVID-19. Mas agora com o estado de calamidade decretado no país pela pandemia, a presença de público pode cair por terra.
Liga das Nações
Portugal empata na França sem gols
Jogando na França no último domingo (11/10) frente aos donos da casa, Portugal arrancou um bom empate que o garantiu, naquela jornada, como líder do grupo empatado com os franceses, mas a frente pelo saldo de gols e número de gols marcados (6×1 contra 5×2). Os dois selecionados entraram precavidos tentando a princípio não sofrerem gols para só nos contra-ataques ousarem. Portugal teve um ligeiro domínio na etapa inicial, e a França conseguiu o mesmo na 2° etapa. Lembrando que Fernando Santos convocou mais 3 jogadores para esse encontro (Domingos Duarte, Sequeira e Varela) para substituir José Fonte, Mário Rui e Anthony Lopes que deram positivo para COVID-19. Aliás, nessa partida Fernando Santos bateu o recorde que pertencia a Felipão como o treinador que mais vezes comandou a seleção das cinco quinas, com 75 jogos. No outro jogo do grupo a Croácia venceu em casa a Suécia por 2×1.
Sem Cristiano Com “Suposta” Covid, Portugal “Passeia” Frente À Suécia
A grande baixa de Portugal para o jogo da última quarta-feira (14/10) contra a Suécia foi o craque Cristiano Ronaldo, que nos testes rotineiros da seleção realizados para detectar a doença acusou inconclusivo no 1° e positivo na contraprova, sendo imediatamente afastado do plantel e colocado em quarentena, embora totalmente assintomático, e ainda com suspeitas sobre a veracidade do resultado do exame levantadas pela sua irmã (Kátia Aveiro), que nas redes sociais disse ter sido a maior fraude já presenciada em toda sua vida, além de reforçar sua revolta com colocações de impacto como “Se tem de ser o Cristiano a fazer acordar o mundo, digo que ele é mesmo um enviado de Deus” e concluindo de forma mais contundente ainda com a reclamação “Chega de fazer o mundo de fantoche, alguém que abra os olhos, por favor,”. Mas a baixa de CR7 foi plenamente suprida com a entrada de Diogo Jota no ataque, autor de 2 gols, e com um meio campo composto por Danilo (como meia de contenção) e William Carvalho, cumprindo muito bem o papel de meia de ligação e até mais avançado, criando e armando muitas jogadas de ataque. O primeiro gol surgiu logo no começo onde num contra-ataque da equipe lusa, Diego Jota serviu Bernardo Silva para a abertura do placar. Já perto do final da 1° etapa Diego Jota deixou o seu, concluindo um cruzamento milimétrico da direita de João Cancelo. O segundo tempo, embora com mais chances de gol, serviu para Portugal administrar a vantagem, fazer mais um belo gol novamente com Diogo Jota, e permitir minutos de jogo a outros jogadores que entraram no decorrer da partida como Podence, Renato Sanches, João Moutinho, André Silva e Rafa Silva. No outro jogo do grupo a França venceu fora a Croácia por 2×1. Com isso, Portugal e França estão empatados com 10 pontos, com a seleção lusa à frente pelo saldo de gols e número de gols marcados (9×1 contra 7×3).
Superliga Portuguesa
Devido aos jogos da seleção, a 4° jornada só voltou nesse final de semana, com os seguintes jogos:
17/10 (sábado)
Marítimo 1×2 Portimonense (15:30h)
Gil Vicente 1×1 Tondela (15:30h)
Braga 2×1 Nacional (18:00h)
Sporting 2×2 Porto (20:30h)
18/10 (domingo)
Belenenses 0x0 Moreirense (15:00h)
Paços de Ferreira 2×1 Santa Clara (15:00h)
Farense 3×3 Famalicão (17:30h)
Rio Ave 0x3 Benfica (20:00h)
A jornada só termina na segunda-feira (19/10), quando às 20:15h o Boavista receberá o V.Guimarães.
Últimas Noticias
Sporting
O TAD condenou Rafael Leão a indenizar o Sporting, por rompimento contratual sem justa causa, em 16,5 milhões de euros, e para que o jogador não alegue ausência de condições financeiras para arcar com a condenação, o departamento jurídico leonino arrolou como solidariamente responsável o clube no qual ele ingressou logo após a quebra de contrato, no caso o Lille, ingressando na FIFA com o pedido de punição aos franceses caso não paguem o valor estipulado pelo Tribunal Arbitral.
Benfica
Andres Sanches, presidente do Corinthians, está revoltado, e de forma injustificada, com Luis Filipe Vieira. O imbróglio começou quando da negociação de Pedrinho para o Benfica, com a imposição encarnada do Corinthians levar Yone Gonzales. Acontece que o time paulista devolveu o jogador e para que a transação com Pedrinho não fosse abortada teve de abater 2 milhões do valor a receber, e ainda aceitar que a 1° parcela só venha a ser paga no próximo ano. Com isso o time paulista pediu uma carta de crédito a um banco no valor da transação, transferindo para o mesmo esse futuro crédito. Porém o banco pediu para que Luis Filipe Vieira fosse avalista dessa transação, coisa com que o presidente encarnado não aceitou porque não tem nada a ver com o problema entre Corinthians e banco, ainda mais sabendo que o clube paulista tem muitas dívidas na praça e processos de penhoras de bens e valores.
Belenenses
Em função das ações referendadas pela justiça portuguesa ao Clube Belenenses contra a SAD Belenenses visando defender o direito exclusivo do uso de marcas e patentes que levem o nome e os símbolos do clube, a SAD Belenenses já registrou um novo nome para em muito breve ser rebatizada como Comporta Football Club.
V.Guimarães
O desconhecido técnico João Henriques, que nas duas últimas temporadas comandou o Santa Clara, foi anunciado como novo técnico do V.Guimarães.
Portugueses pelo mundo
No último final de semana o ciclismo português fez historia, com Ruben Guerreiro vencendo a 9° etapa da Volta da Itália e com João Almeida segurando pelo 6° dia a camisa rosa que é entregue ao líder geral da classificação.
Sá Pinto foi anunciado essa semana como novo treinador do Vasco, até o final do campeonato brasileiro em fevereiro de 2021. Sá Pinto estava inativo desde que deixou o Braga em dezembro do ano passado.